quarta-feira, março 12, 2014

Carnaval de Óis da Ribeira há 84 anos

O carnaval passou há bem pouco tempo e, por isso ainda vem a propósito uma notícia sobre o dito cujo, em Óis da Ribeira, num tempo que não havia nem se pensava em uniões.
 «Nesta terra conservadora das suas tradições, o Domingo Gordo foi de folia», era assim que se falava do carnaval de Óis da Ribeira há 84 anos. Encontrámos esta relíquia no primeiro site da Arcor e reproduzimo-la:
«Organizou-se uma marcha carnavalesca em que figuravam Recrutas e Sopeiras, composta da Tuna de Ois e algumas dançarinas, trajando todas vestiddos pitorescos próprios do dia. Cantando e dançando, percorreram as ruas pelas 3 horas da tarde, concentrando-se às 4 horas no largo do Cruzeiro, onde executaram alguns curiosos numeros do seu programa carnavalescco, que fizeram rir às gargalhadas os assistentes.
Terminado o concerto, o grupo fez um «raid» por Espinhel e Piedade, cantando e dançando nesses logares, no meio de risadas alegres dos que estavam em volta dos Recrutas e Sopeiras.
A Tuna levava desfraldada a bandeira que lhe oferecera o saudoso sr. Conde de Sucena.
(…)
Também tivemos na 3ª. feira de Entrudo um dia cheio de alegria, andando a tuna a tocar até à meia-noite. A nova tuna deve seguir as tradições.
Tivemos assim, este ano, um Entrudo muito divertido».

Respeitada a redacção da época.
A foto da Tuna é dessa época. 

Sem comentários: