domingo, agosto 02, 2009

A política ribeirense no feminino



Fala-se agora muito das eleições autárquicas deste ano e da candidatura de uma mulher a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira: Carla Tavares. O d´Ois Por Três fez aqui a apresentação, a 27 de Novembro de 2005. Recapitulamos:



Não há memória recente de uma mulher ribeirense assumir lugares políticos. A menos que recuemos aos finais do século XIX, quando, ao que nos dizem, Maria José Santos Silva seria a líder local do partido ligado à monarquia.
Nos tempos modernos e indo até ao 25 de Abril de 1974, nenhuma mulher de Óis da Ribeira exerceu qualquer político.A 9 de Outubro de 2005, dia das últimas eleições autárquicas, todavia, uma ribeirense "saltou" para a re(s)pública aguedense: CARLA TAVARES.
Décima da lista do PS para a Assembleia Municipal de Águeda, foi eleita e já assumiu o cargo, assinando o auto de posse a 2 de Novembro. Com dois ribeirenses: Armando Ferreira (quarto da lista do PS) e Fernando Pires (presidente da JF, este por inerência).
Carla Eliana da Costa Tavares, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e advogada com escritório em Aveiro, está também ligada à Comunidade Paroquial, como catequista. É «filha de peixe»: o pai, Agostinho Tavares, foi presidente da Junta de Freguesia (1980/82) e da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira (2003/05). E é o actual presidente da Arcor.

Sem comentários: