terça-feira, setembro 27, 2011

Orlas mesozóicas! As coisas que há em Óis da Ribeira

Eunice Figueira está a fazer estrado em Geologia e, passando pelas bandas de Óis, fala de orlas mesozóicas, que assentam em discordância com os xistos as rochas sedimentares do Triássico Superior (coisa para ter idade entre os 213 milhões e os 219 milhões de anos), compostas por arenitos e argilitos de tons vinhosos com grande compactação e sedimentos do Cretácio (100 milhões a 65 milhões de anos), constituídos por arenitos de granulometria variada com leitos de argila.O Triássico Superior é formado pelos arenitos de Eirol, que se dispões numa estreita faixa, que circunda os vales dos rios Vouga e Águeda e encontra-se particularmente desenvolvido na região de Eirol.

Os estratos observáveis na estrada de Óis da Ribeira para Espinhel e na estrada de Travassô para Oronhe, que ladeia a linha do comboio. Na sua coloração predominam os tons vinhosos e púrpura, mas algumas camadas apresentam coloração amarela, esverdeada, acinzentada ou mesmo negra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas não é óbvio? Não estou a perceber a admiração... lol... no 7º ano do ciclo já se fala disso... e no meu 12º ano até andamos a fazer um trabalho sobre rochas sedimentares e incluímos exemplos da região e até andamos a tirar fotos. Os tons vermelhos devem-se ao ferro. E se forem ver a descrição da Pateira aparece lá lagoa de aguas ferrosas, se não me engano até está em placas nos parques de Óis e de Espinhel também. Tudo bate certo... O local onde é Óis da Ribeira existe à milhões de anos, podia não ter nome, podia fazer parte de um mega continente, mas o solo que hoje temos começou-se a formar à muitos milhões de anos. Claro que temos orlas mesozóicas, e depois de andarmos a cortar os montes para fazer casas e estradas todos nós as podemos ver... E tomando o exemplo de Eirol, onde se cortou os montes para fazer a linha do comboio vê-se perfeitamente a estratificação.

Anónimo disse...

Ó sotôra, também nem toda a gente pode saber destas coisas tanto quanto você sabe, mas já foi foi saber que o Dois Por Três anda a procurar e a mostrar estas coisas... olhe a mina 6ª. classe não deu para eu saber que havia orlas mesozóicas em Óis. Só sei que há enguias das boas, rojões com grelos e leitão assado.
Deixa la, estou a brincar e peço que escreva mais coisas para a gente aprender, mostre lá o que sabe...