segunda-feira, janeiro 16, 2012

A festa de S. Sebastião e outras que não se fazem



A FESTA DE S. SEBASTIÃO realizava-se em Ois da Ribeira, a 20 de Janeiro (seu dia litúrgico) ou no domingo seguinte. A mordomia masculina era composta por rapazes em idade de ir para o serviço militar. Dizem os meus primos que fazer a festa era obrigatório a estes pré-mancebos, como fazer a confissão pela páscoa, ou dar prendas e beijar o Menino no Natal.
S. Sebastião é uma figura muito popular, embora da sua história e martírio se conheçam reduzidos testemunhos críticos. O d´Óis Por três procurou e pouco encontrou.
A família lembra que, na noite da véspera, se faziam fogueiras de rua e o programa litúrgico incluía a missa solene - pela manhã de domingo e sempre acompanhada de uma banda musical - e procissão até ao Cruzeiro do Cabo, também com a banda, andores dos santos venerados na igreja e muitos anjinhos. E organizava-se um baile de rua. Era a parte pagã da festa.
Era a primeira festa católica do ano - a que se seguiam as de Nossa Senhora de Fátima e Santo António, entre outras. A de Santo Adrião, por exemplo - o padroeiro da Paróquia, que nos últimos tempos se tem feito registar singelamente, outras vezes sendo esquecida, pura e simplesmente.
Infelizmente, a tradição perdeu-se!!!
Como se tem perdido muitas coisas em Ois da Ribeira!

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Òis n/ se fazem festas religiosas, passou tudo para a internet..., ih, ih, ih, ih...