sábado, abril 21, 2018

Estação de controlo de poluição de Óis da Ribeira foi eliminada

A ponte de Óis da Ribeira (em baixo) ficou sem a estação de controlo de poluição


A estação de controlo da poluição da ponte de Óis da Ribeira foi eliminada, por decisão do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH). A justificação oficial tem a ver com «a produção de informação redundante».
O controlo tinha a ver com, e citamos o SNIRH, a poluição «causada por certas substâncias perigosas lançadas no meio aquático, tanto em águas continentais como costeiras».
A localização, a montante, de dezenas (ou centenas) de unidades industriais à margem do rio Águeda não terá sido alheia à criação desta estação, determinada pelo Decreto Lei º. 236/98, de 1 de Agosto, na sequência da Directiva 76/464/CEE.
A Estação da Ponte de Óis da Ribeira, no rio Águeda e incluída na Bacia do Vouga, foi eliminada - 20 anos depois de ser criada - e o controlo passa a ser feito na da ponte de S. João de Loure, já no Rio Vouga - na qual o Rio Águeda desagua, em Eirol.
Até lá, quanta poluição não se verá?

1 comentário:

Anónimo disse...

É que os políticos acham que o rio Vouga passa pela cidade de Águeda. A propósito de políticos o que é que o presidente da junta tem andado a fazer pela terra além de arranjar sempre uma artimanha para não eleger o executivo?