domingo, abril 15, 2018

Pateira no concurso de roteiros turísticos regionais


A pateira é uma das apos-tas de promoção turística lançada pela ADICES na 7ª. edição da iniciativa «7 Maravilhas à Mesa».
O objectivo é «dinamizar e valorizar aspectos mar-
cantes e identitários da portugalidade que tanto nos orgulha» e o concur-
so envolve “mesas”, de 7 patrimónios de entre três grandes categorias: Gas-tronomia, Vinhos e Azei-
tes e Roteiro Turístico.
A aposta, na vertente dos roteiros turísticos, foi para a promoção e dinamização do património cultural, histórico e natural, nomea-
damente Pateira de Fermentelos (considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica), o Museu do Caramulo (referência cultural na região, com o seu valioso espólio) e o Centro de In-
terpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” 

3 Mesas a concurso

A ADICES pôs três “Mesas” a concurso: Sabores de Águeda, Sabores da Aguiei-
ra e  Dão e Sabores do Caramulo.
As Mesas foram centradas na gastrono-
mia regional e os pratos principais são o Leitão à Bairrada, a Lam-
pantana de Mortágua e o cabrito assado no forno do Caramulo. 
Há também «mesas» de alguns produtos locais de qualidade, como o vinho do Dão, o espumante, o licor ginja, a laranja de Besteiros, o mel e a broa, entre outras iguarias.
A iniciativa «7 Maravilhas» é dinamizada em parceria com os Municípios de Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela e Confrarias das Almas Santas de Areosa e do Leitão (de Aguada de Cima), Sabores do Botaréu (Águeda), da Pateira (de Fermentelos), Carolos e Papas de Milho, Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo e Gastronómica e Enófila de Terras de Carregal do Sal.
O projecto tem patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

 
O que é a ADICES? 

A ADICES é uma Associação de Desenvolvimento Local, com sede em Santa Comba Dão e o objectivo de “promover o desenvolvimento local e regional integrado, através da dinamização sócio-cultural e económica e da promoção de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, da formação, do ambiente, da igualdade de oportunidades e do género, do turismo e do património, da cultura e do apoio às actividades produtivas”.
Outros objectivos dos planos ADICE são «a promoção de estudos, a investigação, a cooperação e a actuação no âmbito do desenvolvimento local e regional em articulação com outras entidades públicas e privadas que os prossigam». 
- Filme sobre a Pateira

1 comentário:

Anónimo disse...

Já percebe mos que os três de ois estão feitos com o excelentíssimo presidente da desunião ou ais grave que isso é deixar se intimidar por ele. Se agora já é assim como será num futuro próximo.