sexta-feira, maio 12, 2023

* - ANO 1936, há 90 anos: Os encravanços da ponte de Óis da Ribeira! Ano de 1991: A direcção de José Melo Ferreira e alteração de estatutos da ARCOR! - Ano de 1992: A morte de Isabel Maria Lopes, aos 20 anos!

Notícia sobre a ponte há 90 anos!

ÓdR há
90 anos!


- ANO 1936,
há 90 anos!
Os encravanços da ponte
de Óis da Ribeira !

- Teatro do Grupo Dramático «Os Inseparáveis»!


A ponte de Ois da Ribeira pela qual circulamos hoje com todo o à-vontade, foi construída após uma epopeica luta do povo da freguesia, pelo menos desde 1908. Talvez antes. Há 75 anos, a 12 de Maio de 1936, o presidente da comissão - que era o padre José Bernardino Santos Silva - convocou uma reunião, para analisar o encravanço em que o engº. Moreira de Sá a tinha metido. Leiam o recorte, recolhido do jornal Soberania do Povo, da época. Se clicarem na imagem, ela amplia.
- TEATRO: Ao tempo, o Grupo Dramático Os Inseparáveis, de Óis da Ribera, deu uma récita (a 10 de Maio), «cheia de espectadores de Ois e de várias freguesias do concelho que muitas vezes ovacionaram os artistas» e foi convidado para actuar em Oronhe no domingo seguinte. E assim aconteceu. Velhos e outros tempos do teatro da vila!!! 

José Melo Ferreira

- ANO 1991,
há 32 anos!
A direcção de José Melo Ferreira e
alteração de estatutos da ARCOR!


A direcção do engº. José Melo Ferreira tomou posse a 12 de Maio de 1991, para um mandato de dois anos na gestão da ARCOR.
A direcção incluía o secretário João Viegas, o tesoureiro Diamantino Correia e os vogais Paulo Jorge Silva e João Paulo Pires. O padre Júlio Granjeia presidia à assembleia geral, com António Manuel Melo (1º. secretário) e Rui Jorge Fernandes (2º.). O conselho fiscal era presidido por Armando Ferreira, com Manuel Horácio Figueiredo Reis e Manuel Duarte de Almeida. No mesmo dia, mas do ano 2000, realizou-se uma assembleia geral de apresentação de contas e alteração de estatutos, para que os órgãos sociais pudessem fazer mandatos de quatro anos consecutivos. Esta parte, seria adiada para o dia 19.
- NOTA: Votaram 34 associados, mas sem atingir os 2/3 exigidos pelos estatutos - 24 votos contra, sete a favor e três abstenções.

Isabel Maria N. Lopes


- ANO 1992,
há 31 anos!
Isabel Maria Lopes:
- a morte aos 20 anos!

A jovem estudante Isabel Maria Morais Lopes, de Óis da Ribeira, faleceu aos 20 anos, a 12 de Maio de 1992 e vítima de um brutal acidente automóvel, a 20 quilómetros de Montemor-o-Novo.
Estudante universitária, viajava para a cidade de Évora na companhia de mais três estudantes (na Universidade de Aveiro), um deles o namorado (Eduardo Silva, de Crastovães), que tiveram morte instantânea. O condutor, era de Ovar e faleceu pouco depois. O outro estudante era de Santarém e ficou gravemente ferido.
O automóvel (um Peugeot 205) não desfez uma segunda curva da estrada, perto de Lavra e a 20fez um peão e embateu de lado num camião de brita Ficou cortado ao meio e sem tejadilho e bancos.
- NOTA: Isabel Maria era filha de José de Jesus Lopes e Maria de Lurdes Morais Nunes, que moravam na Rua da Pateira. Agora, residem em Ovar, onde se fixou a irmã.

Sem comentários: