sábado, agosto 31, 2024

Os (não) investimentos na pateira...

 

A notícia da revista oficial da Câmara Municipal de Águeda,
relativa ao primeiro semestre de 2024 com a pateira como tema

 
A draga na pateira a 21 de Setembro de 2020
 


A Câmara Municipal de Águeda, a exemplo de muitas outras autarquias (ou quase todas) por esse país fora, edita uma revista de propaganda das suas actividades, multiplicando e deslumbrando os seus efeitos.
Quem as lê, se não der conta, achar-se-á no melhor dos mundos, num verdadeiro paraíso, no eden dos deuses de antanho..., tal é a qualidade noticiosa destas municipalizadas notícias.
O d´Óis Por Três, por mero acaso, achou num consultório médico a edição correspondente ao 1º. semestre de 2024 e à sua atenção, muito naturalmente, chegou uma notícia sobre a pateira.
A que acima reproduzimos, retirada da aludida revista e com um pomposo título: «Investimentos na pateira».
«Temos de olhar para o Cértima e para a pateira, tanto no que respeita à dragagem - estamos a tratar da parte procedimental para a financiar - como sobre a ceifeira», disse José Alberto Pimenta Machado, que é licenciado e pós-graduado em emgenharia de ambiente e vice-presidente da Associação Portuguesa do Ambiente e como se pode ver na imagem.
Jorge Almeida e Pimenta Machado

A problemática
dos jacintos... e a 
(não) nova draga!

Jorge Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, antecipara, como se pode ler na revista, «a urgência na intervenção da dragagem» e sublinhara «a necessidade de apoio para a aquisicão de uma nova ceifeira, para tratar da problemática dos jacintos».
Ok, tudo bem... 
Bonitas palavras!!
Aplaudimos de pé!
Só que...
1 - A problemática dos jacintos já tem mais de 20 anos.
Como exempo histórico, lembremos que famosa draga/ceifeira que iria «apanhar» todos os jacintos foi lançada à água na margem de Óis da Ribeira pelas 12,30 horas do dia 13 de Dezembro de 2006.
Há quase, quase... 18 anos!
Anos depois do «nascimento» da praga jacintal.
2 - Quanto à mesma draga, já em Abril de 2023, há 16 meses e se calhar já desde antes - ver AQUI - a Câmara de Águeda anunciou que iria comprar «uma segunda ceifeira para limpar os jacintos de água da pateira».
Comprou?
Não comentamos!
É a vida!!!

Sem comentários: