segunda-feira, setembro 01, 2025

O encontro do Aveiro Volkswagen Group volta à pateira de Óis da Ribeira!

O cartaz promocional do evento
Hugo Vidal



A Aveiro Volkswagen Group volta à margem da pateira de Óis da Ribeira para realizar o seu encontro deste ano. 
Será a 14 de Setembro de 2025.
O evento repete as edições de 2019 (ver AQUI) e de 2021 (AQUI) e a pateira de Óis da Ribeira voltou a ser escolhida, segundo Hugo Vidal (da organização), porque «é um local super-bonito, calmo, que transmite muita tranquilidade e bom ambiente».
A adesão tem sido crescente e em 2021 - há 4 anos e na última edição -  participaram cerca de 120 viaturas. 
«As pessoas gostam da organização e juntamos sempre à volta de 500/600 pessoas, para além de participantes, entusiastas da marca Volkswagen, amigos, família e pessoas locais», disse Hugo Vidal, porém lamentando a falta de apoios.
O evento terá em exposição apenas veículos da marca Volkswagen e não são permitidos arranques nem manobras perigosas. Cada veículo exposto pagará 2 euros e os visitantes terão entrada gratuita.


- * ANO 2005, há 20 anos: «Murmúrios da Pateira» foi o primeiro CD da Tuna!


A Tuna na apresentação, há 20 anos, do CD «Murmúrios da Pateira, o primeiro,
sob direção do músico, cantor e maestro Carlos Matos (Bigodes)

 
Capa do CD «Murmúrios da Pateira»
editado pela Tuna em 2005

A Tuna Musical de Óis da Ribeira, agora chamada Associação Filarmónica, apresentou a 1 de Setembro de 2005 o seu primeiro CD, denominado «Murmúrios da Pateira».
Há 20 anos:
O maestro, instrumentista e solista/cantor era Carlos dos Reis Matos (o Bigodes), neto de Jacinto Pereira de Matos (um dos fundadores) e a gravação tinha sido feita em Maio desse mesmo ano, no salão cultural da ARCOR, onde também foi oficialmente apresentado, no decorrer do primeiro dia da Semana Cultural da Tuna. 
O CD era (é) composto por 16 temas, com 1500 cópias editadas, e o então presidente da direção tunante, Hostilino Cardoso 
David S. Santos
de Matos, filho do maestro, neto de Óscar Pereira de Matos e bisneto de Jacinto Matos, afirmou então que iria «ficar na história da Tuna».
O espectáculo de apresentação pública envolveu uma homenagem a David Soares dos Santos (na foto ao lado), antigo músico e dirigente tunante, então com 94 anos de idade e que faleceu 7 anos depois, a 16 de Outubro de 2012, com mais de 101 anos.
O segundo CD tunante foi gravado a 13 e 14 de Abril e apresentado a 21 de Setembro de 2013, denominando-se «Brisas d´Óis», já na direção do presidente António Horácio Tavares, que na altura disse «dever-se ao maestro António Bastos e à qualidade dos músicos».
- NOTA: Carlos dos Reis Matos (Bigodes) faleceu a 12 de Novembro de 2022, aos 81 anos e vítima de doença. Em Fermentelos, onde residia.

- ANO 2001, há 24 anos: Assalto à escola primária!


A escola primária


A escola primária de Óis da Ribeira foi assaltada na noite de 1 de Setembro de 2001.
Há 24 anos!
Os ladrões partiram os vidros de uma janela e, abrindo esta, entraram à vontade nas salas de aula do edifício, de onde roubaram 3 computadores. O que, pelos valores do tempo, não era coisa pouca, até por ainda e nessa altura não serem muito habituais em estabelecimentos de ensino primário.
Na saída, e para a facilitar a sua vida, os asslatantes arrombaram as portas, de que arrancaram as fechaduras, e foram à vida deles.
O caso foi comunicado à Polícia Judiciária (PJ), mas desconhecemos os eventuais resultados da investigação.
- NOTA: O edifício e logradouro da escola primária é, desde 28 de Setembro de 2023, a Sede 2 da Tuna /Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), nos termos de ium protocolo com a Câmara Municipal de Águeda.

- ANO 2001, há 24 anos: ARCOR concluiu a construção do hangar de canoagem!

Notícia do «Jornal da ARCOR»
sobre as obras do hangar



As obras de construção do hangar de canoagem da ARCOR foiram concluídas no final do verão de 2001, quando foi instalado um sistema de aquecimento de água.
Há 24 anos!
O novo equipamento arcoriano tinha sido iniciado na direção de Fernando Reis, em Abril de 2000, e as obras foram concluídas no mandato de Celestino Viegas, no verão de 2001, - depois do protocolo (contrato-programa) assinado pelo presidente António José Tavares com o Secretário de Estado do Desporto, Manuel Castro Almeida, a 26 de Junho de 1995 - com um subsídio de 3 000 contos, seriam agora 28 000 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Os custos dos trabalhos de 2001, segundo o «Jornal da ARCOR» de Setembro de 2001 (na foto), «ultrapassaram os 1000 contos (5000) - seriam agora mais ou menos 9000 euros. 

As redes de água e saneamento, recordemos, tinham ficado sem saída (entubadas na parede poente) e os balneários tiveram de ser trocados - os femininos passaram a ser masculinos e vice-versa.

- ANO 1991, há 34 anos: Os militares de 1962 de Óis da Ribeira e Fermentrlos!


Norberto Estima


Os militares da incorporação de 1962 de Óis da Ribeira e Fermentelos reuniram-se a 1 de Setembro de 1991 e em mais uma já tradicional jornada de convívio.
Há 34 anos!
A iniciativa, desta feita, realizou-se em Óis da Ribeira e associou os seus familiares directos e o programa incluiu a celebração de uma missa de sufrágio e romagem à campa de Norberto Estima Simões Pires (na foto ao lado), um dos incorporados daquele ano - natural de Espinhel, onde nasceu a 6 de Março de 1941, mas casado em Óis da Ribeira, com Clélia Soares da Costa, e falecido a 2 de Fevereiro de 1988, aos (quase) 47 anos.
O almoço foi partilhado na pateira e a tarde envolveu jogos populares e torneios de peão e malha, recordando os ex-militares os seus tempos de escola.

- ANO 1985, há 40 anos: A ARCOR em cicloturismo para a Vagueira!

ARCOR em 1985

Armando Ferreira
A ARCOR organizou a 1 de Setembro de 1985 um convívio popular que envolveu um passeio de cicloturismo até à Praia do Areão, em Vagos.
Há 40 anos!
Os participantes pedalaram por Espinhel, Piedade, Perrães, Oiã, Águas Boas, Carris, Palhaça, Sôsa e Vagos, com carro de apoio e assistência técnica e levando farnel e material de entretenimento.
Era um tempo em que os dirigentes da ARCOR organizavam eventos para dinamizar e multiplicar o espírito associativo e, ao mesmo tempo, capitalizar receitas para a sua gestão.
A direção era presidida por Armando Alves Ferreira, com o tesoureiro Diamantino Alves Correia, o secretário Manuel Duarte Marques Almeida (Capitão) e os vogais João Bernardino Dias Figueiro Viegas e Milton Juan Matos Gomez.
- NOTA: O presidente Armando Alves Ferreira faleceu a 26 de Setembro de 2019. Tinha 69 anos e foi vítima de doença.