A Comissão de Recenseamento do Círculo nº. 53, o da Comarca de Águeda, reuniu a 18 de Setembro de 1866 e oficializou o recenseamento do concelho, que incluía Óis da Ribeira.
Há 159 anos!
A vila óisdaribeirense, ao tempo, tinha 46 eleitores, mais um que no ano anterior. E 11 cidadãos elegíveis, também mais um que no ano anterior - o de 1865.
Freguesia vizinha de Óis da Ribeira, a de Espinhel tinha 117 e 29, repectivamente e a esse tempo. Travassô, por sua vez, tinha 73 e 13. Ao tempo, Fermentelos pertencia ao concelho de Oliveira do Bairro.
A comissão de recenseamento de Águeda era presidida por António Pinto Guedes Osório de Almeida Sotto Mayor, secretariado por José da Silva Ruella. O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era o padre Manuel Pires Soares. com os vogais Ricardo Tavares da Silva e José dos Santos Silva. Presidente da Câmara Municipal de Águeda era José Bruno Cabedo e Lencastre.
- NOTA: O edital foi publicado 5 meses depois no Diário de Lisboa (o do Governo e agora da República), o nº. 29, de 6 de Fevereiro de 1867.
Sem comentários:
Enviar um comentário