sexta-feira, janeiro 19, 2007

OS PRESIDENTES DA ARCOR - 1

A ARCOR inicia hoje o seu 28º. ano de vida e o blogue d´OIS POR TRÊS, hoje e nos dias mais próximos, vai aqui recordar os seus vários presidentes de direcção. É a homenagem do blogue a quem, com as suas equipas directivas e ao longo de todos estes anos, a criou e continuou, até aos dias de hoje.


1º. Presidente
CELESTINO VIEGAS

A primeira direcção da ARCOR foi presidida por Celestino Viegas. Já fôra o presidente da comissão instaladora e é-lhe comummente atribuída a ideia da fundação da associação.
O acto eleitoral decorreu a 1 de Fevereiro de 1980, concorrendo três listas - todas tendo Celestino Viegas como candidato a presidente da direcção. Não tendo a Assembleia Geral aceitado uma sua sugestão, no sentido de que apenas uma fosse apresentada a sufrágio. Duas eram apresentadas pela Comissão Eleitoral e a terceira pelo próprio CV. Venceu esta, com 89% dos votos.
Os primeiros órgãos sociais da ARCOR foram os seguintes:

Assembleia Geral

- Presidente: Agostinho Albino Pires Tavares.
- 1º. Secretário: António Simões Pinheiro das Neves (já falecido).
- 2º. Secretário: Armando Tavares dos Reis.
- Suplentes: Norberto Simões Pires Estima (já falecido) e Danilo Soares da Costa.

Conselho Fiscal

- Presidente: Arlindo Reis Duarte de Almeida.
- 1º. Relator: José Almeida dos Reis.
- 2º. Relator: José António Carvalho Ferreira.

Direcção

- Presidente:
Celestino José Pinheiro Morais Viegas (o da direita, na foto).
- Secretário: António Framegas Fernandes da Silva.
- Tesoureiro:
Custódio Alves Ferreira (o da esquerda, na foto).

Os estatutos originais previam vogais para todas as Secções da associação. Os primeiros eleitos foram Leonildo Costa (teatro), Aurélio Reis (biblioteca), João Viegas (Grupo Juvenil), Ercílio Almeida (escola de música), José Pinheiro (grupo coral), José Amadeu Santos (tuna), José Pires Tavares (Jornal da ARCOR), Diamantino Correia e Fausto Melo Ferreira (desporto), Manuel Duarte Almeida (actividades recreativas), Armando Ferreira (contabilidade) e Maria Bernardina Reis (lavores femininos). As secções de bar e cinema ficaram sob dependência directa do trio directivo.
2x3: Dados e fotos retirados da primeira versão do Site da ARCOR. Ver menu Bilhete de Identidade e sub-menú Presidentes. A foto, segundo o site, é da época (anos 80).

2 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

Caro AM:
Concordo totalmente, foi o fundador da associação e o homem da obra e nunca se ouviu um elogio, saiu sem ninguém dar por ele, quem dera que volte já nestas eleições. Não se viu a dar entrevistas e a gabarolices, como outros afzem apesar de até ser director de um jornal.
Óis deve muito a alguns e principalente a ele.
Volta, Zé que a associação precisa de ti.

Anónimo disse...

a obra está feita e todos sabem que se não fosse este presidente, não teríamos o belo centro social!