quinta-feira, outubro 29, 2015

A bandeira da Tuna tem 110 anos...

A Tuna vai comemorar mais um aniversário nos dias 21 e 22 de Novembro e vale a pena recordar que a sua bandeira, seu símbolo físico máximo, já tem 110 anos. São muitos, muitos mas mesmo muitos anos.
O site oficial da Tuna publicou, a 11 de Junho de 2001, uma nota explicativa, que agora reproduzimos:
«Foi a 30 de Abril de 1905, que o Conde de Sucena, de Águeda, ofereceu uma bandeira à Tuna de Óis da Ribeira, que hoje é a maior relíquia da sua história, estando guardada como preciosidade na sede da associação (foto ao lado).
A notícia, tal qual a redacção da época, colhida do jornal Soberania do Povo, de 4 de Maio de 1905:
«Pelo sr. Conde de Sucena, nosso illustre conterrâneo e digno deputado por este circulo, foi no último domingo entregue à tuna dois da Ribeira, (um)a preciosa bandeira (…). A entrega foi feita na casa que o illustre titular possue n´esta vila, sitta na praça que tem o seu nome, achando-se muitas pessoas presentes e subindo ao ar grande quantidade de foguetes.
A Tuna tocou algumas peças do seu variado e distincto reportório, que agradaram muito ás pessoas que alli se achavam.Antes da retirada da tuna o presidente da mesma, sr. Manuel Tavares da Silva, agradeceu com palavras commovidas e cheias de entusiasmo a valiosa offerta d sr. Conde, que constitue um penhor de eterna gratidão, não só para aquelles alegras rapazes, mas para toda a freguezia de Ois da Ribeira».
Respeitada a redacção da época. - Ver AQUI

Sem comentários: