domingo, fevereiro 28, 2016

A cheias de Águeda, o aterro e os deserdados de Óis...




O ribeirense Armando Ferreira, antigo 
deputado da Assembleia Municipal de Águeda, publicou este oportuno e 
impressivo texto sobre as cheias, na sua página de facebook:


Afinal, aquilo que o tal plano estratégico definiu para não haver mais enchentes em Águeda, é uma balela. Ou seja, tudo se resolveria com um canal, que sairia a montante da ponte que serve de nova passagem à EN333, e ligaria ao rio Águeda a sul da Adega Cooperativa, e com a remoção da ligação Cabanões-Óis da Ribeira, através de um pontilhão com algumas dezenas de metros, a substituir o denominado aterro, que tinha dois aquedutos com mais de 1 metro de altura. 
Afinal o canal ( parece uma vala de irrigação) está a funcionar, o aterro saiu e as cheias chegam a Águeda. 
Ninguém quis ver que as causas estão em Águeda, com a construção de prédios de escritórios e comerciais, mercado municipal, Bombeiros e mais instalações como o Ginásio, CCAM, armazéns da Câmara e enfim outros aterros que se fizeram para especular e criar terrenos de construção em terrenos de várzea. 
Lembram-se da taberna do Fanfas? 
Era aí que começava a várzea. 
Claro que, agora quem decide não se lembra e, quando alertados por quem é avisado (lembram-se de Manuel Alegre, aguedense e com casa na Rua de Baixo ter alertado para isso?), escondem-se e atiram para cima dos gabinetes técnicos a sua não responsabilidade na decisão. 
Uma vergonha que deveria empobrecer a dignidade dos nossos mandantes! 
Se soubesse há anos atrás o que hoje sei... 
Ah! Mas não é só Águeda que está alagada! Venham a Óis da Ribeira ver o que se passa na Rua Adolfo Pires dos Reis (antiga Rua do Viveiro) onde as pessoas não podem sair de casa, tendo algumas saído pelo telhado. Que são alimentadas por batéis e onde, me parece, a protecção civil não existe! 
Óis não é Águeda! 
Óis é uma terra de deserdados onde os serviços públicos se envergonham de ir por tanto lixo terem feito! 
Que isto sirva de exemplo para mostrar a muita gente os dinheiros públicos mal gastos!
Tirado DAQUI

Sem comentários: