sábado, novembro 10, 2018

A D. Ascensão Tavares da Silva faleceu há 45 anos!

Ascenção Tavares da Silva

Ascensão Tavares da Silva foi ri-
beirense muito piedosa, profunda-
mente católica e catequista, esmo-
ler e animadora de questões reli-
giosas e sociais, com acção trans-
versal a várias gerações. 
A Dona Ascensão!
Nasceu a 9 de Novembro de 1888, há 138 anos, filha de José Tavares da Silva, lavrador, e de Maria da Graça, governante de casa e ambos de Óis da Ribeira.
Era neta paterna de João Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, de Casal de Álvaro (freguesia de Espinhel), e materna de Manuel Francisco Baptista, de Paradela (também da freguesia de Espinhel) e de Ana da Conceição, de Barrô.
O baptismo realizou-se a 21 de Novembro de 1888 e padrinhos foram o presbítero Joaquim Tavares da Silva (pároco de Óis da Ribeira, que também concelebrou o baptizado, com o padre encomendado Ricardo Tavares da Silva) e Emília da Conceição e Cunha, solteira, de Paradela.
Faleceu a 6 de Junho de 1973, aos 93 anos!
Ontem, se passaram 45 anos do seu passamento, tempo em que muitas vezes é lembrada pelas gerações de ribeirenses agora com idades superiores a 75 anos!
Maria Celeste Ta-
vares dos Reis

Os descendentes
de D. Ascensão !

D. Ascensão foi irmã, pelo menos, de Gracinda (nascida a 17 de Janeiro de 1882), Eluzinda (a 6 de Setembro de 1886) e Emília Tavares da Silva e Cu-
nha (a 29 de Abril de 1885).
O d´Óis Por Três nada sabe de Gracinda e Eluzin-
da, mas sabe que Emília se casou com Anacleto Pires Soares, a 2 de Setembro de 1905. O casal teve pelo menos uma filha, Maria Celeste Tavares dos Reis, nascida a 11 de Setembro de 1907 e ca-
 sada, a 26 de Julho de 1929, com Edmundo Reis - o futuro Rege-
dor, até 1974, nascido a 9 de Junho de 1907.
O casal Edmundo/Celeste teve os filhos Dinis (já falecido), Arman-
do, Clarisse e uma senhora que morou na Trofa. Netos actualmen-
te moradores em Óis da Ribeira são Carlos Manuel e António Ma-
nuel Almeida Reis (filhos de Dinis), Mário Fernando, Isabel e Nelson Tavares das Neves (de Clarisse). Outros netos, são o médico António e o enfermeiro João Baltazar, mais uma irmã (filhos da filha que morou na Trofa) e Armando Joaquim (que vive em Casal de Álvaro) e Isaura (em Aveiro), filhos de Armando.
Maria Celeste enviuvou a 12 de Dezembro de 1996, por morte de Edmundo, e faleceu a 3 de Junho de 2003, aos 96 anos.
Anacleto Pires Soares, o pai, era filho do lavrador Joaquim António Pires Soares e da doméstica Rosa Pires Soares, tendo emigrado para o Brasil em data desconhecida. Faleceu a 26 de Julho de 1962, em Alvorada, no Estado do Rio Grande do Sul.

Sem comentários: