sexta-feira, novembro 02, 2018

O rapto, na Venezuela, da Família Suarez, de Óis da Ribeira!

O casal Fernanda e Fernando Suarez em 1998, com
a filha Sara e, `s esquerda a avó (mãe de Fernanda)

A comunidade ribeirense foi tragicamente abalada, há 20 anos, com a notícia do rapto de uma família na Venezuela: o casal Fernanda e Fernando Suarez e a filha Sara, a 24 de Outubro de 1998.
A família vivia na cidade de Puerto Ayacucho, na fronteira com a Colômbia, e o rapto foi feito por um comando de 5 homens armados, que, à força mas sem agressões, levaram a família Sua-
rez para a selva. Pais e filha.
Horas depois, foi libertado o Fernando mas sob a ameaça de ter de entregar o equivalente a 150 000 contos - o equivalente, hoje, a 1 094 765,10 euros, segundo o conversor da Pordata.
Era este o valor do resgate e teria de ser pago até 7 de Novembro. Era a condição para serem libertadas a Fernanda e a Sara.
Não foi pago.
O drama prolongou-se até 8 de Dezembro desse ano, quando um comando policial venezuelano de 8 operacionais entrou na selva e resgatou mãe e filha - que tinham andado de sítio em sitio, felizmente sem serem maltratadas.
Fernando Matos Suarez é filho de Hostilino dos Reis Matos e de Maria Ascensão Gomes Soares, ambos de Óis da Ribeira. Fernanda é filha de Aida, de Fermentelos, e de Jaime Nogueira da Silva, de Óis da Ribeira e entretanto falecido.
Felizmente tudo acabou em bem!

1 comentário:

Anónimo disse...

ESSA DO " FELIZMENTE TUDO ACABOU A BEM" TEM MUITO QUE SE LHE DIGA...