sexta-feira, março 15, 2019

Memória de Elísio Pinheiro de Almeida

Elísio Pinheiro de Almeida e Maria-
na, a sua mãe, em Viana do Castelo

A memória de Óis da Ribeira leva-mos hoje a Elísio Pinheiro de Al-
meida, que nasceu a 15 de Março de 1908, há 111 anos. 
Foi amigo da sua e nossa fregue-
sia: em 1945, deu 100$00 para ajudar as obras de terraplanagem do terreno da primeira sala da escola primária; nos anos 60 do século XX, ofereceu os bancos do largo do Cruzeiro. Os mesmos que agora estão semi-abando-
nados no mesmo largo, mas no passeio do Café Central.

Um casamento, 
três filhas !

Elísio Pinheiro de Almeida era filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro, e de Mariana de Jesus 
Registo de
 nascimento
Viegas, governanta de casa. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira. Casou a 11 de Janeiro de 1936 com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, em Travassô.
Elísio «migrou» para Viana do Castelo em data desconhecida de finais dos anos 30 do século XX,  já casado e chamado pelo irmão Eugénio, o mais velho, e por lá fez vida empresarial e familiar, lá falecendo aos 65 anos, de doença.
O casal teve três filhas, todas licenciadas: Maria de Lurdes, professora de Alemão (residente na Alema-
nha, onde casou com um cidadão local), Rosa Ma-
ria, professora do ensino secundário (viúva de um oficial falecido na Guiné) e Maria de Fátima, professora primária, ambas residen-
tes em Viana do Castelo. Todas na casa dos 70 para 80 anos.
Elísio Pinheiro de Almeida faleceu, de doença e aos 65 anos, a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo.
Em Óis da Ribeira, viveu Alexandre Pinheiro de Almeida, pai de Eugénio (já falecido) e José (moradores em Viana do Castelo) e de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agro-pecuário de Óis da Ribeira.

2 comentários:

sandraferreira_musical@hotmail.c9.br disse...

Gostaria de expressar a emoção que estou sentindo neste momento, ao ter encontrado registro de parte da história de meus antepassados, neste artigo. A esposa do senhor Elísio Pinheiro de Almeida, senhora Rosa Rodrigues Ferreira,filha de José Ferreira Júnior e Maria Rodrigues, meus bisavôs, é minha tia avó. Sou neta de Adjuto Rodrigues Ferreira, seu irmão, que veio viver no Brasil ainda jovem, onde se casou e teve dois filhos, entre eles Aldo, meu pai.Tenho em mãos a certidão de batismo de todos os meus antepassados. Na certidão de batismo de minha tia avó Rosa Rodrigues Ferreira, consta o registro de seu casamento, datado do dia 11/01/1936 e o nome do esposo, foi assim que encontrei esta página na internet. Gostaria muitíssimo de contatar com meus familiares distantes,seria realmente de uma alegria imensa! Obrigada!

sandraferreira_musical@hotmail.c9.br disse...

Gostaria de registrar que graças a esta matéria de d´OIS POR TRÊS, conseguimos localizar e contatar pessoas amigas e que nos conduziram aos nossos familiares portugueses distantes. A valorização e divulgação da história local de nossas comunidades demonstra todo o respeito que devemos ter em relação a nossos antepassados, da mesma forma garantindo o acesso histórico às novas gerações.