quarta-feira, março 06, 2019

O PSD e projecto o «Liga-te à Pateira»


O ponto 2 do projecto político
 do PSD nas re-
centes eleições da União de Fre-
guesias de Tra-
vassô e Óis da Ribeira é dedica-
do ao parque da pateira e a ele consagra 9 itens. Um luxo!!! 
Um deles cha-
mou-nos parti-
Sérgio Neves esteve na
assinatura do protocolo
cularmente a atenção, o quarto: «Plantação de mais árvores e espécies autóctones».
O quê? Ah, o panfleto explica: trata-se de «trabalhos previstos no projecto vencedor do Orçamento Participativo de Portugal Jovem (OPP´+ J)», o denomi-
nado «Liga-te à Pateira», que foi o vencedor nacional de 2017.
Então, mas se é um projecto do OPP´J, porque carga de água isto é projecto político de uma candidatura, seja qual ela for, a uma Junta de Freguesia? 
A página de facebook do projecto «Liga-te à Pateira» dá a resposta: «Hoje o Projecto Liga-te à Pateira deu o primeiro passo para a sua implentação. Foi assinado o protocolo entre o IPDJ e a Quercus, com vista a delegação da verba e das competências para a execução da nossa proposta. O projecto vai avançar em termos logísticos e técnicos ainda este ano, e a obra está prevista para o ano de 2019. Enquanto proponentes, estaremos presentes na equipa protocolar de acompanhamento do projecto».
O hoje acima dito é o passado dia 10 de Outubro de 2018, como à frente se verá.
Obviamente, não fala, nem tinha que falar, do PSD e da Junta de Freguesia! Que nada têm a ver com tal coisa.
É verdade que o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, esteve, convidado por cortesia institucional, na cerimónia da assinatura do protocolo, no tal dia 10 de Outubro de 2018, mas daí até ele e o PSD incluírem tal no seu projecto político vai uma enormíssima  distância. Nem nos parece correcto.
Helder Arede, Inês Castro e Alexandre Pires

A candidatura do 
«Liga-te à Pateira»

O projecto «Liga-te à Pateira» foi ideia,  elabo-
ração e candidatura de três jovens: Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arede e o ribeirense Ale-
xandre Resende dos  Reis Pires.
O objectivo primeiro do projecto é reconstruir o caminho pedestre da pa-
teira, entre Óis da Ribeira e Requeixo, e, com isso, sensibilizar a região para as questões ambientais, criar espaços para observação da fauna e da flora e reflorestar a região com espécies autóctones, numa extensão de 3,6 quilómetros. Foram-lhe atribuídos 75 000 euros.
Curiosamente, um dos três proponentes é Alexandre Pires, que foi o nº. 2 da lista do PS nas recentes eleições autárquicas (e nas de 2017). Que agora viu o (seu) projecto associado ao PSD. 
Coisas da política! E dos políticos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Agora nao há mais nada a fazer e nem sequer interessa, porque foi eleito e pode fazer o que bem entender e como quiser.

Quem estiver mal agora que se aguente e se dane!

Anónimo disse...

Eis uma das muitas mentiras do presidente eleito e da sua elite.

Com o dinheiro dos outros há quem se proponha a fazer da terra o céu, mas todos nós sabemos que o impossível nunca será feito.

Anónimo disse...

Faltou ao 2x3 mencionar que a candidatura do PS não fez NUNCA nenhuma alusão ao Protejo que tanto enaltece o Alexandre, n~2 da Lista, pelo sucesso da aprovação e da significativa verba que vem para a nossa Freguesia, para a Pateira de Óis da Ribeira, talvez a maior de sempre e por muito tempo. Não fez aproveitamento politico disso pois não seria correto e desprestigiaria a iniciativa dos 3 autores.

Respeito dá-se para se ter!