segunda-feira, outubro 12, 2020

Série «Fernão Lopes - o soldado desconhecido» em terras da UFTOR

Grupo de participantes das gravações do  «Fernão Lopes - o soldado
desconhecido», série para a RTP gravada no território da UFTOR 

Gravações em Óis da Ribeira com a pateira
em fundo natural de cenário cinematográfico

A produtora Lanterna de Pedra Filmes gravou a série «Fernão Lopes - o soldado desconhecido» por terras da UFTOR. O actor Diogo Morgado assume o papel principal.
A história narra a saga de Fernão Lopes, não o escritor mas o combatente da Índia Portuguesa (em Goa), onde foi preso e torturado, desfigurado, por se ter colocado do lado de Rasul Khan, um líder local, numa rebelião contra do Império Português. No seu caminho de volta a Portugal, já depois destes acontecimentos, optou voluntariamente pelo exílio na ilha de Santa Helena, tendo vivido em solidão quase completa durante mais de 20 anos.
A série implicou a recreação de uma aldeia de Goa dos séculos XIV,/XV e foi encomendada pela RTP à Lanterna de Pedra, que teve colaboração profissional da Décadas de Sonho (Teatro de Artes do Espetáculo).
A série deverá ser exibida em Março/Abril de 2021, é
 uma série de época, rodada em Espanha e Portugal, recriando Goa Velha, na Índia, e o colonialismo português. 
O elenco, para além de Diogo Morgado (que interpreta Fernão Lopes), e entre outros, inclui os actores Suhani Ghandi (inglesa de origem indiana, a amante de Fernão Lopes), Alay Jethi (Rasul Khan), Paulo Calatré (Capitão Barbosa), João Reis e Fernando Rodrigues, Manuel Wiborg, Mário Oliveira e Marta Taborda.

5 comentários:

Anónimo disse...

A série «erário público - gastos desconhecido» em terras da desunião continua...

Anónimo disse...

Máxima do jornalismo investigação. Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz muitas vezes não sabe.

Anónimo disse...

As gentilezas inesperadas são a principal característica de alguém com más intenções!

Qual é a mais valia, retorno da verba financeira e materiais que a junta de freguesia gastou do erário público, para co financiar esta série?

Será que houve concurso público como do bar da pateira?

Anónimo disse...

Permitam nos escrever sobre quem muito fala, acaba sempre por mentir muito! Com muita pena que constatamos que temos um eleito local analfabeto.

Está a ser recriada uma aldeia de Goa, dos séculos XIV, XV, em Óis da Ribeira, freguesia portuguesa do concelho de Águeda, com 3,38 km² de área e com cerca de 716 habitantes, revelou o Jornal da Bairrada.
Segundo avança do Jornal da Bairrada, e através da União de Freguesias de Travassô e de Óis da Ribeira: “já é visível alguma azafama nalguns pontos da freguesia por parte de pessoal técnico associado ao projecto, tendo para isso já alugado casas na freguesia para bases de apoio e contado com a Junta de Freguesia no apoio a vários trabalhos.”

Anónimo disse...

O mentiroso deveria ter em mente que, para ser acreditado, precisa apenas dizer as mentiras necessárias. Mas como o mentiroso não se lembra das mentiras que profere há que as expor publicamente.