domingo, outubro 18, 2020

Tuna / AFOR prepara projecto da nova sede

A actual sede da Tuna / AFOR, junto à ponte de Óis da Ribeira

A antiga sede da Rua do Viveiro

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira está envolvida no projecto de construção da (nova) sede.
O plano de actividades de 2020 prevê a elaboração dos 
projectos de engenharia, arquitectura, água, electricidade e saneamento, de acústica, bombeiros e gás, mas, segundo a direcção de António Reis, «não será possível, devido ás circunstâncias que estamos a ultrapassar, ter este ponto concluído no fim deste ano». Circunstâncias decorrentes da pandemia COVID 19.
«Não queremos dar passos maiores que as pernas», comentou a direcção, acrescentando que «ainda estamos a averiguar a situação, de modo a ver se é possível fazer ainda alguma coisa este ano».
A Tuna / AFOR apresentou, em tempo devido e para 2020, a candidatura de apoio à Câmara Municipal de Águeda.
O d´Óis Por Três sabe, por informação da actual direcção, que «já existia um anteprojeto para uma nova sede», que agora «será adaptado às necessidades da associação».
Jorge Élio
Framegas

Jorge Élio Framegas
na gestão do projecto

As tarefas de coordenação do projeto estão a cargo de Jorge Élio Framegas, antigo presidente e actual vogal da direcção, bisneto de Jacinto de Matos - um dos fundadores da Tuna de Óis da Ribeira!
Jorge Élio Framegas era o presidente da direcção no mandato de 1999/2001, quando foi recuperado o edifício da Junta de Freguesia da Rua do Viveiro, cedido pela Junta e a primeira sede contemporânea da então Tuna Musical de Óis da Ribeira.
Estas obras tiveram custos na ordem dos 3 000 contos - seriam agora 21.079,02 euros - e foram inauguradas a 30 de Setembro de 2000, com presença de Horácio Marçal e Castro Azevedo, respectivamente presidentes da Assembleia e Câmara Municipal de Águeda - que as subsidiou com 500 contos (3.513,17 euros)
Jorge Élio Framegas fez questão, na altura, de destacar este e os apoios de amigos e empresas de fora da freguesia, para custear as obras. 
A 1 de Outubro de 2000, o dia seguinte e um domingo, a Tuna realizou um cortejo de oferendas a favor das obras dessa sede, que rendeu na ordem dos 700 contos - o equivalente, hoje, a 4.918,44 euros (segundo o conversor da Pordata).
António H. Tavares
a assinar a escritura

Nova sede no terreno
comprado há 8 anos

O projecto da nova sede está previsto para o terreno comprado pela direcção de António Horácio Tavares, há 8 anos.
A escritura de compra, ao óisdaribeirense Fernando Anacleto dos Santos Estima, que está emigrado na Venezuela, foi assinada a 16 de Outubro de 2012, que assim fica na história da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR)  como o dia em que a associação criou património predial próprio, através da aquisição do terreno, por 16 000 euros.
A compra tinha sido aprovada na assembleia geral do dia 2 de Outubro imediatamente anterior, participada por 14 associados da então Tuna Musical de Óis da Ribeira.

Sem comentários: