quinta-feira, outubro 15, 2020

Os dias 15 de Outubro nos dias de Óis da Ribeira...

O encerramento do livro
de Registos da Junta de 
Paróquia de ÓdR em 1858 
 
Livro da Junta da Paróquia,
Centro Social da ARCOR
 

1 - Ano de 1858,
há 162 anos !
Livro novo da Junta da Paróquia
exigido pelo Governador Civil

O Governador Civil de Aveiro, a 15 de Outubro de 1858, há 162 anos, ordenou a «o Prior da Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» para que lhe enviasse «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento».
O Governador era João Ribeiro de Magalhães que deu um prazo de 8 dias para a deliberação ser cumprida e assim fazia executar o Código Administrativo de então.
O presidente da Junta de Paróquia era o padre Manuel Pires Soares, que deve ter cumprido a diligência, pois continuou a ser presidente, empossado a 12 de Novembro seguinte, com o secretário Anacleto Pires Soares, o tesoureiro José Pires Soares (também juiz da Igreja) e os vogais José Maria de Almeida e José Alves Ferreira de Carvalho. Jacinto, mais um Pires Soares, era o regedor da freguesia.
O padre Manuel Pires Soares continuou presidente a 18 de Maio de 1860, até 20 de Janeiro de 1879, mas agora com Anacleto Pires Soares (secretário), o tesoureiro José Maria de Almeida (juiz da Igreja) e os vogais Ricardo Tavares da Silva (padre?) e José dos Santos Silva. Com o regedor... Jacinto Pires Soares.
A primeira pedra do centro social, a 27 de Fevereiro 
de 2000: José Valente (diretor da Segurança Social
 de Aveiro), Fernando Reis (presidente da ARCOR)
e Antero Gaspar (Governador Civil e Aveiro) 
 


2 - Ano de 1999,
há 21 anos !
O Centro Social da ARCOR
na Segurança Social de Aveiro

O projecto do centro social da ARCOR deu entrada na Segurança Social de Aveiro a 15 de Outubro de 1999, há rigorosamente 21 anos. Substituía o que, dois meses antes, entrado na mesma SS e que teve de ter algumas alterações.
O presidente da direção arcoriana era Fernando Reis e a leitura da revista editada por ocasião da inauguração, em 2009, permite lembrar que a estrutura social previa um ATL (para 40 crianças), creche (30), pré-primário (22) e apoio domiciliário (15 adultos) e centro de dia. Eram estes os números de há 21 anos, não sabemos se estão actuais. 
A primeira pedra do Centro Social foi lançada a 27 de Fevereiro de 2000, com presença do Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar), do Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro (José Valente) e do vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (José Elói Correia).

Sem comentários: