terça-feira, abril 19, 2022

* Os dias 19/04 em ÓdR, há 15, há 10 e 5 anos: As contas de 2006 da Junta de Freguesia d´Óis! O «Simplex» em Óis da Ribeira ! O desporto e a religião! O jornal falou e o poste do aterro foi endireitado...

A antiga sede da Junta de Freguesia,
actual sede da Tuna / AFOR
Ódr há 15 anos!

As contas de 2006
da Junta de
Freguesia d´Óis!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, anunciava a Assembleia de Freguesa de prestação de contas da Junta, quando ao ano de 2006.
Assim:
«A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira vai reunir dia 26 de Abril, para análise e votação das contas do executivo, relativamente a 2006.
Trata-se de uma reunião ordinária, na qual, segundo a lei, a Junta de Freguesia presta contas e esclarecimentos sobre as suas actividades do ano anterior. Um ponto certamente pacífico, como será também o de análise do inventário das existências patrimoniais da autarquia.
A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, recordemos, tem maioria do PSD (cinco membros) e dois eleitos da Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR): Em 2005, nas eleições autárquicas, o PS e o CDS/PP não apresentaram listas de candidatos e o Bloco de Esquerda, liderado por Aníbal Saraiva (ao tempo eleito do PS), não elegeu nenhum candidato.
Os trabalhos, na sede da Junta de Freguesia, estão marcados para as 21 horas e incluem as habituais informações do presidente da autarquia.».
- NOTA: O presidente da Junta de Freguesia era Fernando Tavares Pires, qie viria a ser o último presidente da JF de ÓdR, antes da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
O «Simplex» em
Óis da Ribeira !

A «Tertúlia Literária» nº. 159, a 19 de Abril de 2007, fazia observações sobre um programa do Governo Central.
 «Ei, já conheces a última lei do Simplex?...», perguntou o d´Ois.
- «Deixa-me adivinhar..... É o «Diploma na Hora». Não me digas que acertei?!...», disse o Três.
- «Exactamente, pá... Já viste? Eu sempre quis ter um canudo mas chateava-me à brava ter que queimar as pestanas na universidade...», comentou o d´Ois.
- NOTA: Agora, os canudos, os da política, conseguem-se através das maiorias eleitorais, valham os eleitos lá o que valham!
António Monteiro

O desporto e
a religião!

A «Pergunta d´Óis» de 19 de Abril de 2007 tinha o nº. 29 e falava de  de desporto e de religião.
Assim:
«O ribeirense (por casamento) que foi atleta olímpico de canoagem, nos Jogos Barcelona 1992, foi ANTÓNIO MONTEIRO - casado com Dulce Helena dos Reis Pinheiro, filha de Arménio Pinheiro da Silva. É a resposta à pergunta de ontem.
- Qual é o padroeiro da Paróquia de Óis da Ribeira? Diremos amanhã.».
- NOTA: António Manuel de Oliveira Monteiro é, actualmente, atleta veterano e dirigente da ARCOR Canoagem, para além de 1º. suplente do conselho discal dos actuais órgãos sociais. Passou por outros clubes de canoagem:  Recreio, Ginásio e Saavedra Guedes, por exemplo.
O poste inclinado e...
ÓdR há 10 anos!


O jornal falou e
o poste do aterro
foi endireitado...

Há 10 anos, no ano da graça de 2012, faziam-se já alguns anos que um poste no «falecido» aterro da ponte estava inclinado, dando ares de estar para cair.  Cair s qualquer momento.
O d´Óis Por Três falou disso na edição de 19 de Abril, uma quinta-feira e citando a imprensa de Águeda, questionando o facto e assim actualizando a premência:
história veio no jornal e tem a sua graça: o poste eléctrico do aterro de Cabanões esteve para cair uma porrada de 
... o poste endireitado!!!
anos, nunca caiu, o jornal  levantou o caso, publicou a foto (a de cima) e 8 dias depois o poste estava endireitado (como se vê na foto de baixo). Tem a sua piada: o jornal falou e a EDP veio fazer numa semana que não fez em anos seguidos. 
Aqui se vê o poder da imprensa e dos jornalistas.».
E citámos.
- NOTA: Os dois links indicados (AQUI e AQUI) já estão desactivados. Nõ sabemos as razões, mas sabemos que eram dos 2 jornais semanários de Águeda e num tempo, assim não tão distante, em que a vila de Óis da Ribeira e os seus problemas, ambições e anseios, a sua actualidade,  andavam semanalmente nas páginas de ambos. Eram outros tempos e outras vontades. A vila de Óis da Ribeira, nos tempos mais recentes e na verdade, raramente aparecem nos jornais e, quando aparecem, normalmente é sem espírito crítico e com notícias retiradas das redes sociais. O que é pena!
Fernando Tavares Pires
ÓdR há
5 anos!

O segundo mandato na 
Junta de Freguesia do
presidente Fernando Pires!


Há 5 anos, e em ano eleitoral autárquico, o d´Óis Por Três, continuava a sua memória das eleições locais óisdaribeirense.nses.
Assim:
«Fernando Tavares Pires, do PSD, foi reeleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira nas eleições de 1997 e para o mandato de 1998/2001.
As eleições tinham decorrido em Dezembro de 1997 e continuou o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida. Saiu o tesoureiro Diamantino Alves Correia, substituído por Rui Fernandes, seu primo e todos eleitos do PSD.
O acto eleitoral ribeirense teve participação de três listas, com os seguintes resultados, segundo a revista da Junta:
Manuel Almeida (Capitão), Fernando Pires
e Rui Fernandes na JF de 1994 a 2013

PSD em 1997
* Lista do PSD
(341 votos)
1-Fernando Tavares Pires; 2-Manuel Duarte Almeida Marques (Capitão); 3-Rui Jorge dos Reis Fernandes; 4-João Carlos Almeida Marques; 5-Jorge Manuel dos Reis Soares; 6-Dinis Tavares dos Reis (já falecido); 7-Vitor Manuel Almeida Melo; 8-João Paulo Martins Pires; 9-Álvaro Manuel Estima Soares; 10-Angelino Gomes Conceição; 11-António Simões Pinheiro das Neves (já falecido), 12-Nelson Tavares das Neves.
Albertino Soares
CDS/PP em 1997

* Lista do CDS/PP
(55 votos)
 1-Albertino Gomes Soares; 2-Joaquim da Costa Araújo, engenheiro; 3-António Manuel Azevedo de Melo; 4-Ana Luísa Estima Soares; 5-António Oliveira Morgado Abrantes; 6-Manuel Joaquim Oliveira Dias de Carvalho; 7-José Soares Lamas; 8-Afonso Manuel Farias de Carvalho; 9-Eugénio dos Reis Pinheiro; 10-Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas; 11-Fernando José dos Reis Vicente.

António Tavares
PS em 1997


* Lista do PS
(93 votos)

 1-António José Reis Tavares; 2-Arlindo Reis Duarte de Almeida; 3-António de Almeida Soares dos Santos; 4-Armando Alves Ferreira; 5-Paulo Jorge Santos Gomes; 6-Eugénia Cristina Oliveira Martinho; 7-António Jorge dos Reis Brandão; 8-Armando Tavares dos Reis; 9-Salvador Soares de Almeida; 10-Carlos Manuel da Costa Estima.

Jorge Soares

Assembleia 

de Freguesia

A posse dos eleitos destas eleições foi a 3 de Janeiro de 1998, sendo Jorge Manuel dos Reis Soares, candidato do PSD, sido empossado como presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira.
A Mesa deste órgão autárquico ribeirense incluía dois secretários e também eleitos social-democratas: João Carlos de Almeida Marques (1º.) e Dinis Tavares dos Reis (2º.).


Diamantino Correia
Mário Pires

Algumas curiosidades
das eleições de 1997 !

1 - Fernando Tavares Pires elegeu-se para o segundo mandato consecutivo, mas mudou de tesoureiro. Era Diamantino Correia (que saiu da lista) e passou a ser Rui Fernandes, seu primo e até aí 1º. secretário de Assembleia de Freguesia, todos do PSD.
2 - Rui Fernandes, terceiro da lista, é filho de Ludjero Fernandes da Silva, que foi quinto candidato do CDS em 1982.
3 - Jorge Manuel dos Reis Soares foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia e é filho de João Bernardino Gomes Soares, que foi terceiro do CDS em 1976, nono do PSD em 1979 e sétimo do CDS em 1982.
4 - O mesmo Jorge Soares é sobrinho de Albertino Gomes Soares, primeiro candidato do CDS nas mesmas eleições de 1997 e que já fizera parte das listas do partido em 1982 (segundo) e 1979 (5º.). E primo dos irmãos Luísa Soares (quarta do CDS) e Álvaro Soares (nono do PSD), filhos de Albertino.
Ana Luísa Soares
5 - Álvaro Manuel Estima Soares, com pai e irmão na lista do CDS, foi nono do PSD em 1997 e tinha sido sexto do CDS em 1989.
6 - João Paulo Martins Pires, oitavo do PSD em 1997, foi oitavo do CDS em 1993 e oitavo do PSD em 1997. Voltaria a ser oitavo candidato do PSD em 2001 e 11º. em 2004.
7 - Dinis Tavares dos Reis, foi 11º do partido (o PSD) nas eleições de 1979 e sexto em 1993. Sexto, de novo, passou, em 1998, a 2º. secretário da Assembleia de Freguesia.
8 - O mesmo Álvaro Manuel Estima Soares é filho de Albertino Gomes Soares, que foi o primeiro da lista do CDS nas mesmas eleições autárquicas de 1997.
9 - Albertino Gomes Soares foi o primeiro da lista do CDS nas eleições autárquicas de 1997. Já tinha sido candidato do partido em 1979 (quinto lugar) e 1982 (segundo).
10 - Albertino Gomes Soares, primeiro do CDS, é pai de Ana Luísa Estima Soares, quarta da sua lista de candidatos 1997. E de Álvaro Soares, da lista do PSD (ver nº. 8).
11 - Ana Luísa Estima Soares foi a primeira mulher do CDS a candidatar-se a eleições autárquicas locais, em Óis da Ribeira. Com Eugénia Martinho (ver nº. 23), do PS, formou o primeiro pr de mulheres das autárquicas de Óis da Ribeira.

Joaquim Araújo
12 - Manuel Joaquim de Oliveira Dias de Carvalho, sexto em 1997, tinha sido o primeiro candidato do CDS em 1993.
13 - António Manuel Azevedo de Melo, seu cunhado (casaram com irmãs, respectivamemte Maria Beatriz e Maria de Fátima Gomes de Melo), tinha sido segundo da lista em 1993 e, em 1997, foi terceiro da lista do CDS.
14 - António Oliveira Morgado Abrantes, quinto da lista do CDS em 1997, tinha sido quarto candidato do PSD em 1985 e, então, foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia.
15 - Joaquim da Costa Araújo, segundo da lista do CDS em 1997, tinha sido o segundo do PSD em 1985 e, nesta qualidade, foi depois eleito secretário da Junta de Freguesia. Demitiu-se
António Melo
do cargo, todavia, e foi substituído por Élio dos Reis Framegas, também do PSD e a 1 de Abril de 1988.
16 - António José dos Reis Tavares, primeiro da lista do PS em 1997, tinha sido o quinto nas eleições de 1989.
17 - O mesmo António José dos Reis Tavares foi eleito para a Assembleia de Freguesia, em 1997, mas não tomou posse, sendo substituído no cargo pelo também socialista Armando Alves Ferreira.
18 - Ainda António José dos Reis Tavares: o sogro, Salvador Soares de Almeida, era o nono da sua lista - a do PS.
20 - O socialista António de Almeida Soares dos Santos, terceiro da lista PS de 1997, era (é) sogro de José Soares Lamas, que foi sétimo da lista do CDS desse ano e partido pelo qual, em 1993, já tinha sido o quarto candidato.
21 - O mesmo José Soares Lamas viria a ser, em 2001, o quinto da lista do PS, então liderada por Aníbal Saraiva.
22 - Carlos Manuel da Costa Estima, filho do socialista Norberto Simões Pires Estima, foi décimo candidato do PS em 1997 e tinha sido quarto do CDS em 1989.
23 - Eugénia Cristina de Oliveira Martinho foi a primeira mulher do PS a fazer parte de listas eleitorais autárquicas. Foi sexta da lista do PS em 1997. Com Ana Luísa Soares, do CDS (ver nº. 11), formou o primeiro par feminino das autárquicas ribeirenses.
24 - A mesma Eugénia Cristina é esposa de Mário Fernando de Almeida Marques, actual presidente da ARCOR e que, em 1989, foi o décimo candidato do CDS.
25 - Fernando José dos Reis Vicente (Bóia), 11º. do CDS em 1997, já tinha sido candidato do partido em 1989 (quinto lugar).
25 - E etc, etc, etc...

António Neves
Dinis Reis

Memória dos eleitos
das autárquicas 97

As eleições autárquicas de 1997 envolveram três listas e 43 candidatos. Dois deles, infelizmente, já faleceram, ambos do PS: António Simões Pinheiro das Neves e Dinis Tavares dos Reis.
O registo do papel da sua intervenção pública fica aqui, para memória futura.
 RIP!!!
Ana Luísa Soares

Óis da Ribeira
As duas primeiras
mulheres nas eleições


As eleições autárquicas realizam-se desde 1976 mas só em 1997 apareceram as primeiras mulheres nas listas de candidatos, em Óis da Ribeira: Ana Luísa Soares e Eugénia Martinho. Apenas na sétima jornada eleitoral.
Ana Luísa Estima Soares candidatou-se pelo CDS, em quarto lugar e na lista liderada pelo pai, Albertino Gomes Soares. Licenciada em
Eugénia Martinho
Ciências Políticas Internacionais, trabalha em Aveiro. É casada com o engº. Milton Rino (Mitó).
Eugénia Cristina de Oliveira Martinho é licenciada em enfermagem e trabalha no Hospital de Aveiro. Casada com Mário Marques, actual presidente da ARCOR, integrou, em sexto lugar, a lista do PS, liderada por António Tavares.
Aqui fica sublinhado este pioneirismo político.
- NOTA: A estas duas primeiras candidatas óisdaribeirenses, outras se sucederam. Em 2009, a socialista Carla Tavares candidatou-se à presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribera. Ondina Soares, do PSD, é a actual secretária da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, eleita mas intercalares de Fevereiro de 2019. E outras candidaturas de mulheres tem aparecido nas listas dos vários partidos.

Sem comentários: