sábado, abril 23, 2022

* Os dias 23/04 em ÓdR: Padre e engenheiro mecânico de aviões ! Um fluviário prometido mas nunca instalado !... Casa à venda em Óis da Ribeira ! As primeiras eleições da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira !


Padre Carlos Reis

ÓdR há 15 anos!

Padre e engenheiro

mecânico de aviões !

O d´Óis por Três de há 15 anos falava de um sacerdote e de um engenheiro de Óis da Ribeira.
Foi na «Pergunta nº. 33», a de 23 de Abril e assim: 
«- Perguntávamos ontem quem era o ribeirense que recentemente deixou de exercer o sacerdócio. Foi o (padre) Carlos Reis - que agora é funcionário da Câmara Municipal de Águeda.
- Há um ribeirense que é engenheiro mecânico de aviões. Sabe quem é? Diremos amanhã.».
- NOTA: O padre Carlos Reis é filho de Rosa Maria dos Reis Santos de Almeida e de Manuel Fernando de Almeida Marques, residentes na Rua da Pateira. Mestrado em Ciências da Comunicação Multimédia, pela Universidade de Aveiro, é, profissionalmente e desde 7 de Setembro de 2015, técnico superior de comunicação da Câmara Municipal de Vagos - depois de durante 22 anos e 3 meses ter exercido essas funções na Câmara Municipal de Águeda - na qual foi diretor de Biblioteca Municipal Manuel Alegre.
Ordenado a 14 de Julho de 1996 na Sé Catedral de Aveiro. A Missa Nova foi celebrada uma semana depois, a 21 de Julho e em Ílhavo. E a 28, na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira, a sua terra natal.
Há quase 26 anos!
Sacerdotou nos Arciprestados de Ílhavo (Paróquia de S. Salvador) e de Albergaria-a-Velha (Paróquias de Vale Maior e Ribeira de Fráguas), até 4 anos depois (em 2000), quando abdicou do magistério sacerdotal e constituiu família. 
- O padre Carlos Reis, AQUI
Prometer e
não cumprir
Gil Nadais

Um fluviário prometido
mas nunca instalado !...

A «Tertúlia Literária» do d´Óis Por Três de 23 de Abril de 2007 tinha o número 163 e gracejava sobre o fluviário que, na campanha autárquica de 2005, tinha sido anunciado como promessa eleitora.
«Já sabes que vão montar um fluviário na pateira?»..., perguntou o d´Óis.
«Um fluviário? É pá..., cá para mim, eu acho que em Óis ficava melhor era um jardim zoológico, tais são as macacadas que por cá se fazem...», disse o Três.

- NOTA: A promessa eleitoral foi de Gil Nadais, que candidato do PS, que veio a ser eleito presidente da Câmara Municipal de Águeda mas  que, nos seus mandato consecutivos (12 anos) não a cumpriu.
A entrada da casa vista do pátio interior
ÓdR há 10 anos!

Casa à venda em
Óis da Ribeira !

Uma casa à venda na via óisdaribeirense foi tema do d´Óis Por Três de há exactamente 10 anos.
Assim:
«Navegar pela net, traz-nos vastas coisas sobre Óis da Ribeira. Por exemplo, a venda de casas. E, surpreendentemente, não são tão poucas como isso. Por exemplo, esta fica na Rua do Cabo e é composta por cave, rés-do-chão e 1º. andar, sala com lareira, cozinha equipada com móveis, 2 banhos completos, pavimentos em tijoleira e soalho, telheiro e quintal. Quis saber mais e fiquei a saber que fica em frente ao sr. Ercílio de Almeida. Quem estiver interessado, pode ir ver AQUI.
- NOTA: A casa era dos herdeiros de Eugénio Pinheiro de Almeida, óisdaribeirense que se radicou em Viana do Castelo, onde fez foi empresário,  fortuna, viveu e faleceu, em 1981.
Vista aérea de Óis da Ribeira e Travassô, ao fundo, com o rio Águeda
a separar as duas freguesias da (des)União de TravassÓis

Mário Martins, do PS,
o 1º. presidente da JF


Sérgio Neves. o
candidato do PSD

TravassÓis
há 5 anos!
As primeiras eleições da
(des)União de Freguesias de
Travassô e Óis da Ribeira ! 

As primeiras eleições para a a Assembleia e Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira foram a 29 de Setembro de 2013 e, há 5 anos, no ano das segundas, o d Óis Por Três deles fez memória.
Assim:As eleições autárquicas de 2013 foram as primeiras da era da (des)União de Freguesias que, no caso de Óis da Ribeira, a juntou a Travassô.
O provo, na sua imensa sabedoria e inteligência, passou a designá-la por TravassÓis e assim ficará para a eterna memória futura.
Concorreram duas listas, ambas lideradas por candidatos de Travassô: Mário Ramos Martins, que venceu (do PS), e Sérgio Edgar da Costa Neves (PSD)
Germano Venade e Manuel
Almeida (Capitão)
O PSD foi o partido mais votado em Óis da Ribeira. Os resultados foram os seguintes:
- PSD: 227 votos.
- PS: 182 (menos 45).
- Brancos: 28.
- Nulos: 10.
O PS ganhou em Travassô, com 516 votos, e o PSD teve 350 (menos 166). Somando os votos das duas freguesias, o PS teve 698 (51,10%) e o PSD 577 (41,73%).
O executivo ficou formado por Mário Martins (presidente), Horácio Dias dos Santos (tesoureiro) e Marta Morais, todos da lista socialista.
António Horácio Tavares, também do PS e ribeirense natural de Espinhel, substituiu transitoriamente Marta Morais - durante a auto-suspensão desta. Ver AQUI.

Os socialistas ribeirenses optaram por não «colocar» nenhum eleito no executivo (como seria intenção de Mário Martins) e, por via disso, Óis da Ribeira ficou com maioria na Assembleia de Freguesia, com 5 eleitos, contra os 4 de Travassô.
Fátima Reis
Ângela R. Santos

Candidatos de Óis
da Ribeira do PSD!

O empresário e floricultor Germano Magalhães Venade foi o segundo candidato da lista do PSD nas eleições autárquicas de 2013, as primeiras da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Lista que era liderada por Sérgio Neves, de Travassô. E o primeiro (Venade) de Óis da Ribeira.
Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão), até aí secretário da Junta de 
José Martins e Rui Rodrigues
Freguesia de Óis 
da Ribeira (nos mandatos de 1994/1997, 1998/2001, 2002/05 e 2005/09), foi o segundo ribeirense da lista social-democrata, em quarto lugar - depois de Sofia Botelho Marques, a terceira e de Travassô.
Outros candidatos ribeirenses foram Maria de Fátima Figueiredo dos Reis (6ª.), António Gomes da Conceição, de Óis da Ribeira mas residente em Travassô (7º.) e Rui Jorge dos Reis Fernandes (o oitavo e que tinha sido tesoureiro da Junta nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005 e 2005/2009).
Mais candidatos foram João Alberto de Jesus
Gil Branco e Elsa Framegas
 
Ferreira (no 10º. lugar), Cristina Maria Framegas Soares (12ª.), Pedro Miguel Estima Soares (14º.), Bruno Alexandre de Almeida Gomes Soares (16º.), Ângela Raquel Gonçalves dos Santos (18ª.), Maria Nazaré de Jesus Pinheiro (20ª.), Rui José Pereira Cardoso (22º.), Ana Rosa Matos de Almeida (24ª.), Álvaro Manuel Estima Soares (26º.), Jorge Manuel Almeida Marques (28º.), Samuel Costa Fernandes, de Óis da Ribeira mas residente em Travassô (29º.) e Maria Olívia da Conceição da Silva Marta (30ª. ).
Emanuel Venade
A lista social-democrata incluía também José Miguel Neves da Silva (31º.), Paulo Jorge Marques Tavares (32º.), António Manuel de Almeida Reis Silva (34º.) e Maria Isabel Rodrigues Fernandes (37ª.), Francisco José Melo de Oliveira (38º.) e Horácio Dinis de Almeida Gomes Soares (40º.).
Também Cristina Maria Marques da Silva (42ª.),
José Manuel dos Reis Martins (43º.), Rui Manuel da Conceição Rodrigues (44º.), Júlio Almeida Viegas (46ª.), Anabela Neves da Silva (48ª.), Gil Dinis Soares dos Reis Branco (52º.), Elsa Maria Lourenço Resende Framegas (53ª.), Rosa Maria de Almeida Melo de Oliveira (55ª.), Telmo António da Conceição Abrantes (57º.), Emanuel de Almeida Venade (em 59º. lugar e filho de Germano Magalhães Venade, o primeiro candidato de Óis da Ribeira), Teresa Miguel Lopes dos Reis (61ª.) e Bruno Miguel Haneman Carvalho (63º.).

Diamantino Correia
e Vital Santos
Vasco Reis e
José Oliveira

Candidatos de
Óis da Ribeira
do PS


Vital de Oliveira Almeida e Santos foi o quarto da lista do PS nas eleições autárquicas de 2013, as primeiras de TravassÓis, e o primeiro de Óis da Ribeira na candidatura à União de Freguesias de TravassÓis. Diamantino Alves Correia foi o segundo (em 5º. lugar).
Os três primeiros candidatos eram (e são) de Travassô: Mário Ramos Martins (1º. lugar) e Horácio Santos (2º.), ambos do executivo de então, e Maria da Conceição Tavares de Almeida Reis (3ª.), esta filha do ribeirense Vasco de Almeida Reis - que era o presidente da Assembleia de Freguesia de Travassô, eleito pelo PS mas que também já tinha sido eleito pelo CDS - tal

Marta Morais e António
Horácio Tavares
qual Mário Ramos Martins e Horácio Dias dos Santos, entre outros.
A lista socialista envolveu também, e após Vital de Oliveira Almeida Santos e Diamantino Alves Correia, e de Óis da Ribeira, os candidatos António Horácio Pires Tavares (em 7º. lugar), António Brandão (pintor, em 11º. lugar), Soraia Filipa de Almeida Gonçalo (12ª.) e Armando Figueiredo dos Reis (13º.). Também Carla Andreia de Oliveira Costa (14ª.), João Bernardino Dias Figueiro Viegas (18º.) e Ana Isabel Gomes Costa (19ª.) e Danilo Soares Costa (20º.) - 
Maria José Carvalho e
Agostinho Tavares
curiosamente, filha e pai. E Fernando Jorge dos Reis Tavares (26º.), António Jorge Reis Brandão (27º.) e Hugo das Neves Polido, de Óis da Ribeira mas residente em Travassô (28º.).
Outros candidatos socialistas de Óis da Ribeira, nas autárquicas locais de 2013, foram Maria José dos Reis Carvalho e Santos (32ª.) e Agostinho Albino Pires Tavares (em 33º. lugar, mas que já tinha sido presidente da Junta de Freguesia ribeirense no mandato de 1980/1982, eleito pela lista do PS - nas eleições autárquicas 
Fernand Jorge Tavares, Jorge
Brandão e Hugo Polido
de Dezembro de 1979.
Aliás, foi também presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato de 1983/1985, eleito pelo PS, e de 29 de Abril de 2004 até ao final do mandato de 2002/2005, neste caso eleito pelo PSD - quando substituiu Jorge Soares).
Finalmente e ainda do PS, também foram candidatos Eugénio dos Reis Pinheiro (na 36ª. posição e que foi 
Eugénio
Pinheiro
primeiro candidato do CDS em 1989 e nono em 1997, terceiro da LIOR em 2005 e 14º. do PS em 2009); Vasco de Almeida Reis, natural de Óis da Ribeira mas residente em Travassô e que era o presidente da Assembleia de Freguesia, eleito pelo PS e depois de já ter sido candidato do CDS (43º.), e José Melo Oliveira (52º.), que, eleito pelo PSD, tinha sido 2º. secretário da Assembleia de Freguesia no mandato de 1990/93.
- NOTA (de 2005): Dados e imagens recolhidos da
net e dos prospectos dos partidos.

Sem comentários: