quinta-feira, abril 21, 2022

» Os dias 21/04 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: António Berna e o Fado Corrido de Coimbra ! As churrasqueiras da pateira d´Óis ! Os párocos de Óis da Ribeira!

ÓdR há 15 anos!

António Berna e o Fado
Corrido de Coimbra !


O d´Óis Por Três a há15 amos, a 21 de Abril de 2007, falava do fado de Coimbra e de António Bernardino - o Berna.
Assim:
«O EP Fado Corrido de Coimbra: António Bernardino é particularmente «interpelante» pela própria reinterpretação do tema que lhe serve de título. 
«Fugindo» à tradicional alternância de 1.ª e 2.º de lá menor, o tema assenta numa sequência harmónica com ecos não só de alguns trabalhos de Carlos Paredes, como de um universo rocky que terá a sua expressão mais acabada no tema «The House of the Rising Sun» (versão de The Animals, 1964). Para além disto, uma «introdução» dedilhando coordenadamente o polegar e o indicador (o que, aliás, também acontece na «introdução» do «Fado das Águias», em si menor). Mas não ficam por aqui as capacidades interpelatórias deste disco. ´
Com efeito, «Sé Velha» e «Mar Largo» (velhos temas de Carlos de Figueiredo e de Paulo de Sá, respectivamente) ostentam «introduções» com um percurso da escala que vai do bordão de lá a agudíssimas notas na corda do mesmo tom (uma oitava acima, obviamente), numa abrangência não muito vulgar, valha a verdade, até porque tecnicamente ‘exigente’. Para além do que (e no caso concreto da «introdução» de «Sé Velha»), uma sequência si menor / ré menor / Lá Maior / dó sustenido menor não se vê propriamente «todos os dias»...».
António Bernardino
- NOTA: António Bernardino Pires dos Santos, o Berna, era licenciado em Geografia e foi vice-presidente
 dos Serviços Sociais da Universidade de Lisboa. Continuou sempre a cantar e a participar em espectáculos, gravações de discos e programas de televisão e rádio. Nasceu em 20 de Agosto de 1941, em Óis António Bernardino foi, seguramente, o cantor que mais divulgou a canção de Coimbra no estrangeiro. Dos Estados Unidos à ex-URSS, da América Central à Tailândia, da América do Sul à Malásia, da África a Macau, a todos levou um pouco da cultura coimbrã.
No dia 10 de Junho de 1995, foi agraciado pelo então Presidente da Republica Dr. Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, por serviços relevantes prestados à cultura. Nasceu em 20 de Agosto de 1941, em Óis da Ribeira, e faleceu a 16 de Junho de 1996, em Lisboa e de vítima de doença.

As churrasqueiras
da pateira d´Óis!

A «Tertúlia Literária» de há 14 anos, dia 21 de Abril de 2007, tinha o nº. 161, falava de equipamentos da margem de Óis da Ribeira da pateira.
Assim:
«Então, lá vamos ter churrasqueira nova na pateira!...», comentou o d´Ois.
«Exactamente. Só não sei quem é que se queimou com a outra....», disse o Três.».
- NOTA: As churrasqueiras da pateira, nos dias de hoje, ora estão operacionais, ora são vandalizadas, ora passam tempos esquecidas.
Padre Júlio Grangeia

Os párocos de
Óis da Ribeira!

A «Pergunta d´Óis» nº. 31 falava de sacerdotes que, de alguma maneira, tinha a ver com a vila de Óis d Ribeira.
Assim:
«O actual pároco de Óis da Ribeira é o padre Júlio Granjeia, nem precisaríamos de dizer - tão conhecida é esta sua titularidade e popular a sua personalidade.
Continuando em Padres de Óis, qual foi o que, já falecido, chegou a Monsenhor? Como é costume, diremos amanhã.».
- NOTA: O padre Francisco Júlio Grangeia Pinto, é este o seu nome completo, passados estes 15 anos, ainda é o pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, onde entrou a 9 de Outubro de 1988, chegando de Águeda e Castanheira do Vouga.  Há 34 anos, daqui a nada!
Cartaz da peça
Teatro há 10 anos!

Clandestinidade ou...
informação errada ?

Os tempos de há 10 anos (ainda) eram tempos de teatro em Óis da Ribeira e o d´Óis Por Três de 21 de Abril de 2012 dele falava.
Assim:
«O Grupo de Teatro da ARCOR deve actuar esta noite em Recardães, segundo se leu na imprensa local e no blogue do padrinho, que o d´Óis Por Três também aqui repetiu.
Estranhamente, todavia, nenhum dos sítios informativos da associação dá notícia de tal coisa - ora o oficial, ora o blogue e o facebook do grupo de teatro. Será que a instituição entrou na clandestinidade ou os jornais e blogues que tal informam (?) andam a noticiar o que não devem?
Do teatro, a última notícia de teatro do sítio oficial é de 18 de Julho de... 2011!. No blogue, é de 12, apenas dois dias depois. E na página oficial do GTA no facebook? Zero! Abrem-se às modernidades mas fecham-se nas encolhas, o que é pena! Assim, nem vale a pena falar.».
- NOTA: Como várias vezes já lembrámos, esta foi, infelizmente, a última peça de teatro levada à cena  pelo Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR. É perna, mas é a... vida!
Manuel Almeida (Capitão), Fernando Pires e
Rui Fernandes: Junta de Freguesia de 2005/09
A política
há 5 anos!

O 4º. mandato presidencial
de Fernando Pires na Junta !

A política autárquica de há 5 anos, o de 2017 e ano eleitoral, foi exaustivamente tratada pelo d´Óis Por Três. 
A 21 de Abril foi assim:
presidente Fernando Tavares Pires foi eleito para quarto mandato na Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e tomou posse a 27 de Outubro de 2005. Continuou com o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Jorge dos Reis Fernandes, todos eleitos pela lista do PSD.
A grande novidade desta acto eleitoral teve a ver com o aparecimento de uma lista independente - a LIOR, Lista Independente de Óis da Ribeira, liderada por Diamantino Correia, candidato que, pelo PSD, já tinha sido tesoureiro da Junta de Freguesia e presidente da Assembleia de Freguesia. Repetiu-se a candidatura de Aníbal Saraiva, agora pelo Bloco de Esquerda, depois do PS.
As três listas foram as seguintes:

José AS Pires

PSD - Partido Social
Democrata: 334 votos!
1 - Fernando Tavares Pires; 2 - Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão); 3 - Rui Jorge dos Reis Fernandes; 4 - Manuel Soares dos Reis e Santos; 5- José Gonçalves Martinho; 6 - José António dos Santos Pires; 7 - Germano Magalhães Venade; 8 - Pedro Miguel Estima Soares; 9 - João Alberto Jesus Ferreira; 10 - Agostinho Albino Pires Tavares; 11 - João Paulo Martins Pires; 12 - Aurélio Matos dos Reis; 13 - Victor Manuel de Almeida Melo; 14 - Nelson Tavares das Neves.
- NOTA: Agostinho Tavares faleceu, de doença, a 2 de Agosto de 2018.

Aníbal Saraiva

BE - Bloco de 
Esquerda:  30 votos!
1 - Aníbal Marques Saraiva; 2 - Carlos Alberto Almeida Reis; 3 - Maurício Fernando dos Anjos; 4 - Paulo Sérgio F. Menano; 5 - Jorge Aires Martins Victor; 6 - José Carvalho Rodrigues Alves; 7 - Carlos Manuel Almeida Reis; 8 - Nuno Miguel dos Reis Pinheiro; 9 - António Salvador Soares de Almeida; 10 - Jacira Pires de Melo; 11 - Manuel Nascimento F. Santos; 12 - Maria Célia Simões Pereira; 13 - Maria Clara Melo Baptista; 14 - Célia de Fátima S. Espadilha Fernandes.
- NOTA: Maurício Fernando dos Anjos, faleceu, de doença, a 17 de Maio de 2018; Jacira Pires de Melo a 31 de Dezembro de 2010; e Carlos Manuel de Almeida Reis, de doença e a 7 de Dezembro de 2021. 

Diamantino Correia, Vital Santos e
 Eugénio Pinheiro

LIOR - Lista independente 
de Óis da Ribeira: 
- 123 votos!
1 - Diamantino Alves Correia; 2 - Vital de Oliveira Almeida Santos; 3 - Eugénio dos Reis Pinheiro; 4 - Leonildo Soares da Costa; 5 - Armando Figueiredo dos Reis; 6 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas; 7 - Paulo Jorge dos Santos Gomes; 8 - Luís da Costa Tavares Gonçalo; 9 - Carlos Samuel de Oliveira Martinho; 10 - Alexandre Miguel Oliveira Souto; 11 - Fernando Jorge dos Reis Tavares; 12 - António Jorge dos Reis Brandão.
- NOTA: Alexandre Miguel de Oliveira Souto faleceu, vítima de acidente de mota, a 1 de Abril de 2007. 
Manuel Soares
José Martinho

Óis da Ribeira
Assembleia de Freguesia

Manuel Soares dos Reis e Santos voltou a presidir à Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, no mandato 2005/2009.
A Mesa incluía os secretários José Gonçalves Martinho (1º.) e José António dos Santos Pires (2º.), todos eleitos pelo PSD.
- NOTA: José António dos Santos Pires está há anos emigrado na Guiné-Bissau.

Germano Venade
Pedro Soares

Eleições de 2005
Algumas curiosidades

1 - O executivo formado por Fernando Tavares Pires (presidente), Manuel Duarte Marques de Almeida, o Capitão (secretário) e Rui Jorge dos Reis Fernandes (tesoureiro) assumiu o terceiro mandato consecutivo.
2 - O presidente Fernando Tavares Pires e o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) iam já, e cumpriram, no terceiro quarto mandato nestas funções.
3 - O presidente Fernando Tavares Pires tinha sido já secretário da Junta de Freguesia, no mandato de 1990/93, presidido por Manuel Soares dos Reis e Santos - ambos do PSD.
4 - A lista do PSD registou cinco estreias: José António dos Santos Pires, Germano Magalhães Venade, Pedro Manuel Estima Soares, Aurélio Matos dos Reis e Victor Manuel de Almeida Melo.
5 - Pedro Manuel Estima Soares é irmão de Álvaro Manuel Estima Soares, que foi candidato do PSD em 1997 e 2001.

Vitor Melo
Aurélio Reis
6 - Pedro e Álvaro são filhos de Albertino Gomes Soares, que foi candidato do CDS em 1989 (5º.), 1982 (3º.) e 1997 (1º. lugar).
7 - São irmãos de Ana Luísa Estima Soares, que foi quarta candidata do CDS em 1997.
8 - José António dos Santos Pires, sexto do PSD em 2005, era genro de Fausto Ferreira Simões dos Reis, que foi segundo do CDS em 1985.
9 - Agostinho Albino Pires Tavares repetiu candidaturas de 2001 (10º. lugar da lista), pelo PSD, e, pelo PS, em 1979 (primeiro e eleito presidente da Junta), 1982 (quarto e eleito presidente da Assembleia de Freguesia) e 1985 (4º.).
10 - O mesmo Agostinho Tavares foi presidente da Assembleia de Freguesia por dois partidos: o PS (em 1983/85) e PSD (em 2004, no mandato de 2002/2005, quando substituiu Jorge Manuel dos Reis Soares, que se ausentou para o Brasil).
11 - Aurélio Matos dos Reis, um dos estreantes da lista de candidatos do PSD em 2005, era sobrinho de Hernâni Framegas dos Reis (irmão do pai), que foi o primeiro candidato da lista do CDS em 1976 e o terceiro do PSD em 1980 (então eleito tesoureiro da Junta de Freguesia presidida por Manuel Soares dos Reis e Santos).
12 - José Gonçalves Martinho, quinto candidato do PSD nas eleições autárquicas de 2005, é pai de Carlos Samuel Oliveira Martinho, que foi nono da lista da LIOR, também em 2005, e tinha sido sétimo do PS em 2001.

Carlos Samuel
Paulo Rogério
13 - Diamantino Alves Correia, líder da LIOR, já tinha sido tesoureiro da Junta (1994/97) e presidente da Assembleia de Freguesia (1998/2001), em ambos os casos eleito pelo PSD.
14 - Vital de Oliveira Almeida Santos, segundo da LIOR, tinha sido o primeiro da APU (actual CDU) em 1986/89 - quando o pai, Isauro Carvalho Almeida e Santos, foi segundo do PS.
15 - Eugénio dos Reis Pinheiro, terceiro da LIOR nas eleições de 2005, tinha sido o primeiro da lista do CDS em 1989. E nono, em 1997.
16 - O mesmo Eugénio Reis Pinheiro é filho de Arménio Pinheiro da Silva, que foi primeiro do CDS em 1985.
17 - Leonildo Soares da Costa, quarto candidato da LIOR, tinha sido nono do PSD em 1989.
18 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, sexto da LIOR em 2005, já tinha sido candidato do CDS em 1989 (7º. lugar), 1993 (9º.), 1997 (10º.) e do PS, em 2001 (10º.).
19 - Nelson Tavares das Neves, do PSD, repetiu, em 2005, o último lugar da lista do PSD. Já tinha sido em 1993, 1997 e 2001.
20 - Luís Costa Tavares Gonçalo, oitavo da LIOR em 2005, tinha sido o segundo do PS em 2001.
21 - Fernando Jorge Reis Tavares, 11º. da LIOR em 2001, tinha sido candidato do PS em 2001 (9º.).

F. Jorge Tavares e
Jorge Brandão
P. Menano
22 - António Jorge Reis Brandão, 12º. da LIOR, é primo de Diamantino Alves Correia (primeiro desta lista) e Rui Jorge Reis Fernandes (terceiro do PSD).
23 - O mesmo António Jorge Reis Brandão tinha sido candidato do PS em 2001 (13º. lugar).
24 - Aníbal Marques Saraiva, primeiro candidato da lista do Bloco de Esquerda em 2005, tinha sido primeiro do PS em 2001 e então eleito para a Assembleia de Freguesia. Não eleito em 2005.
25 - O mesmo Aníbal Marques Saraiva é marido de Maria Clara Melo Baptista, 13ª. candidata do Bloco de Esquerda, no mesmo ano de 2005.
26 - O Bloco de Esquerda (BE) apresentou vários candidatos desconhecidos em Óis da Ribeira: Paulo Sérgio Fernandes Menano (de Ílhavo), Manuel Nascimento F. Santos e Célia de Fátima S. Espadilha Fernandes.

Armando Reis
Paulo Gomes
27 - Carlos Manuel Almeida Reis, sétimo candidato da lista do BE em 2005 (não confundir com o seu homónimo, que foi sacerdote e candidato do PSD em 2001), é filho de Dinis Tavares dos Reis, que foi candidato do PSD em 1979 (11º. lugar), 1985 (nono), 1993 (sexto), 1997 (sexto) e 2001 (13º.).
28 - O mesmo Carlos Manuel Almeida Reis (Carlos do restaurante) é sobrinho de Armando Tavares dos Reis, que foi candidato do CDS (sétimo lugar em 1976 e segundo em 1979) e do PS (primeiro em 1985 e 1989).
29 - António Salvador Soares de Almeida Reis, nono candidato do BE em 2005, tinha sido o segundo da lista do CDS em 1989.
30 - Alexandre Miguel Oliveira Souto, já falecido e décimo da LIOR em 2005, era neto de Joaquim Oliveira (Ministro), oitavo do CDS em 1985.
31 - Armando Figueiredo dos Reis, quinto da lista de candidatos da LIOR em 2005, é filho de Walter dos Reis Framegas, que foi candidato do PS em 1976 (terceiro e eleito tesoureiro da Junta), 1979 (quinto), 1982 (sétimo) e 1985 (11º.).
32 - Paulo Jorge dos Santos Gomes (Russo, ou Passarito), sétimo da LIOR em 2005, foi quinto do PS em 1997.
33 - Maria Célia Simões Pereira, 12ª. candidata do Bloco de Esquerda (BE) em 2005, é irmã de António Simões Pereira, que foi primeiro da lista da CDU em 1989.
34 - Etc, etc. e etc...».
A. Miguel Souto
Carlos A. Reis

Óis da Ribeira
Memória dos candidatos
das eleições de 2005 !

As três listas das Autárquicas de 2005 apresentaram 40 candidatos.
Apenas há a registar dois falecimentos:
- LIOR (1): Alexandre Miguel de Oliveira Souto, que foi décimo candidato da Lista Independente de Óis da Ribeira. De acidente de mota e a 1 de Abril de 2007.
Agostinho Tavares
Maurício Anjos
- BE (1): Jacira Pires de Melo, décima da lista e a 31 de Dezembro de 2010.
- NOTA actual: Faleceram, já depois de 2017 e como já acima referimos, todos vítimas de doença, Maurício Fernando dos Anjos, que foi candidato do Bloco de Esquerda (BE), a 17 de Maio de 2018; Agostinho Albino Pires Tavares, do PSD, a 2 de Agosto de 2018; e Carlos Manuel de Almeida Reis, também do BE e a 7 de Dezembro de 2021. 

Sem comentários: