quinta-feira, fevereiro 09, 2023

A limpeza dos jacintos nos parques da pateira de Óis da Ribeira!

 

O parque norte da pateira já quase limpo de jacintos

Outra imagem do parque norte da pateira


O d´Óis Por Três, a 28 de Janeiro de 2023, no passado sábado e AQUI, deu conta da falta de remoção dos jacintos que enchiam os dois parques da pateira de Óis da Ribeira - o norte e o sul.
Acrescentou que Câmara Municipal de Águeda «delegou competências de várias Juntas de Freguesia - além da de TravassÓis, também a UF de Espinhel de Recardães e a de Fermentelos - para a requalificação ambiental e paisagística da pateira - remoção de espécies exóticas da flora invasora».
Maneira pomposa de se dizer que é apoio à limpeza dos jacintos, afinal a «coisa» que mais interessa - dê-se-lhe o nome que se quiser dar. Por outras palavras e como dissemos, limpar a erva-pinheira e jacintos-de-água que surjam na lagoa e recursos hídricos limítrofes, complementando a remoção mecânica destas espécies que é feita pelo Município de Águeda com recurso a uma ceifeira aquática.
Jacintos esquecidos junto ao passadiço

Junta recebe(u)
4 000 euros !

O rol camarário incluiu, pois, a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Que receberá (ou já recebeu...) 4 000 euros para a realização dos tais  trabalhos de limpeza junto às linhas de água da pateira. Nas  áreas confinantes à lagoa e vigilância e remoção manual das massas de espécies exóticas da flora invasora (por exemplo, erva-pinheira e jacintos-de-água) que surjam na lagoa e recursos hídricos limítrofes, complementando a remoção mecânica destas espécies que é feita pelo Município de Águeda com recurso a uma ceifeira aquática.
O que não estava feito.
Hoje mesmo, colaborador do d´Óis Por Três, verificou (e fotografou, que a maior parte dessa remoção foi feita e é justo que aqui disso venhamos dar conta.
É o que fazemos. E com gosto.
Embora não possamos esquecer, nem devamos, que a limpeza dos jacintos está por concluir. Estão por lá uns restos aos montes e à solta.
Não tardará a conclusão da limpeza, vamos acreditar.

Sem comentários: