domingo, fevereiro 26, 2023

* ANO 1956: Benemérito Benjamim Freitas entregou relógio da torre à Junta!

Benjamim S. Freitas

ÓdR há
67 anos!


Benjamim Soares de 
Freitas entregou à Junta
o relógio da torre! 

O benemérito Benjamim Soares de Freitas formalizou, a 26 de Fevereiro de 1956, um domingo de há 67 anos, a entrega do relógio da torre à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Comprado a expensas próprias e oferecido à freguesia, deslocou-se para o efeito à reunião do executivo presidido por Armando dos Santos Alda de Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Aires Carvalho dos Santos, para fazer a respectiva entrega oficial.
O relógio, vale a pena lembrar, já estava em funcionamento desde Agosto de 1954.
Naturalmente, precisava de manutenção e que lhe fosse dada corda, semanalmente, o que ele mesmo vinha a garantir, pagando a quem o fazia. Nesta data de há 67 anos, essa responsabilidade passou para a Junta de Freguesia, que, para tal serviço, mudar o óleo e dar conta de qualquer avaria, convidou Manuel Soares dos Reis e Santos.
O relógio e o posto público de telefone (também oferecido por Benjamim Soares de Freitas) viriam a ser oficialmente inaugurados a 13 de Março de 1955, mas o relógio já funcionava desde Agosto de 1954. 
- NOTA: A inauguração oficial teve a presença do Governador Civil de Aveiro (Francisco Vale Guimarães) e dos presidentes da Câmara de Águeda (Fausto Oliveira) e da Concelhia da União Nacional (Manuel José Homem de Mello), para além do Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT (Fausto Lameiras).
Placa da Rua Benjamim
Soares de Freitas
Casa, à direita, que foi
de Benjamim S. Feitas

O benemérito Benjamim
Soares de Freitas !


Benjamim Soares de Freitas nasceu às 6 horas da manhã de 11 de Janeiro de 1884 e era filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e Maria José dos Santos, governanta de casa, ambos de Óis da Ribeira. 
Era neto paterno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares e neto materno de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira.
Foi baptizado no dia 20 do mesmo mês de Janeiro de 1884, na Igreja de Óis da Ribeira, num acto litúrgico celebrado pelo padre João Alberto Soares de Melo, sendo padrinhos Manuel Pereira da Conceição, casado e lavrador, e Maria Framegas, solteira e jornaleira, ambos de Óis da Ribeira.
O seu casamento com Maria do Carmo Ferreira, também de Óis da Ribeira, foi celebrado a 16 de Novembro de 1915. Maria do Carmo faleceu a 17 de Março de 1952 e o
 casal não teve filhos. 
Benjamim teve pelo menos dois irmãos: Isaac, que como ele emigrou para o Brasil; e Berardo (avô de Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, que mora na Rua da Pateira).
- NOTA: Benjamim Soares de Freitas foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 1943 e 1954 - nos mandatos de 1943/1945, de 1946/1950 e de 1951/1954.

Sem comentários: