sexta-feira, fevereiro 24, 2023

* ANOS 1862 E 1969: 1 - Obras da nova sede da Junta de Freguesia! 2 - Casamento de Maria José, líder política de Óis da Ribeira!

A sede da Junta, agora da Tuna / AFOR

Óis da Ribeira
há 54 anos !


Obras da nova sede da
Junta de Freguesia!


Os trabalhos de construção da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira começaram a 24 de Fevereiro de 1969.
Há precisamente 54 anos!
O edifício que é hoje a sede da Tuna / AFOR foi construído pela arrojada Junta de Freguesia presidida por Armando dos Santos Ala de Resende, com o secretário Jaime Pinheiro dos Reis e o tesoureiro Custodio Lopes Correia. Já todos falecidos.
Supomos que nunca foi oficialmente inaugurado.
O terreno tinha sido comprado a Mário Duarte de Almeida, por 4000$00, e com escritura assinada a 8 de Fevereiro de 1953, ainda era o benemérito Benjamim Soares de Freitas o presidente da Junta de Freguesia. Esteve arrendado, entretanto, a Amadeu Pereira dos Santos (barbeiro, o Peles), que por tal pagava 60$00 anuais, em contratos de três anos. Não sabemos se o custo foi actualizado nas renovações.
- NOTA: O edifício foi sede da Junta de Freguesia até 2004, ano em que passou para a sede actual. Entre 1979 e 2004, também lá funcionou a sede da ARCOR.
Padre José
Bernardino
ÓdR há
161 anos!


Casamento de Maria 
José,líder política de 
Óis da Ribeira!

Maria José dos Santos Silva foi líder do Partido Progressista em Óis da Ribeira e consorciou-se a 24 de Fevereiro de 1862 com Manuel Tavares Duarte.
Há 161 anos!
A cerimónia realizou-se na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira e Maria José dos Santos Silva, governanta de casa e natural de Óis da Ribeira, era filha do médico cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Duarte.
Notabilizou-se, segundo o livro «Alquerubim e Travassô e outras localidades da Região do Vouga», de Laudelino Miranda Melo, como «chefe política do Partido Progressista», o que seria de todo invulgar ao tempo - por finais do século XIX. Distinguia-se «na ocasião das eleições, pelos esforços empregados para as vencer» e também, ainda segundo Laudelino de Miranda Melo, «pelo bem que fazia as pobres».
Manuel Tavares Duarte era lavrador e filho do também lavrador João Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, que era natural de Casal de Álvaro.
- NOTA: O casal teve, pelo menos, os filhos Maria Bernardina, que casou com, Manuel Maria Ala de Resende, comerciante de Águeda que se estabeleceu em Óis da Ribeira, e o padre José Bernardino dos Santos Silva. Bisnetos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria, António e Maria Laura Resende.

Sem comentários: