segunda-feira, junho 17, 2024

- ANO 1922, há 102 anos: O médico Carvalho da Silva, o primeiro director clínico do Hospital de Águeda!


O médico Carvalho da Silva

- ANO 1922,
há 102 anos!
O médico Carvalho da Silva foi 
o primeiro director clínico do
Hospital de Águeda!

O primeiro director do Hospital Conde Sucena, o de Águeda, foi o médico óisdaribeirense Joaquim Carvalho da Silva, nomeado a 17 de Junho de 1922.
Há precisamente 102 anos.
O hospital foi construído e oferecido ao concelho de Águeda pelo Conde Sucena, o mesmo que ofereceu a bandeira da Tuna de Óis da Ribeira, e foi inaugurado a 15 de Agosto seguinte.
Filho do comerciante Jacinto Tavares da Silva. de Óis da Ribeira, e de Antónia Francisca Lopes, que era de Alquerubim, nasceu a 19 de Março de 1861 e faleceu a 10 de Outubro de 1905, aos 80 anos.
Joaquim Carvalho e Silva licenciou-se na Escola Médica do Porto e exerceu medicina em Penamacor e Borralha. Foi director-clínico do Hospital Asylo Conde Sucena até 1930, sendo substituído pelo dr. António Breda mas lá continuando a exercer funções médicas.
Casou na Borralha, com Eugénia Augusta da Câmara Mota, da Casa do Redolho, e o casal teve dois filhos: Eduardo (nascido em 1892) e Joaquim Câmara Carvalho e Silva (em 1893), arquitecto. É deste, falecido a 8 de Agosto de 1962, o testamento que tornou à Misericórdia de Águeda «herdeira de todos os seus bens mobiliários e imobiliários, entre eles uma valiosa propriedade denominada Quinta do Redolho, com a obrigação de conservação dos seus jazigos, existentes nos cemitérios de Águeda e Óis da Ribeira», como se lê no «Livro de Encargos dos Legados Pios da Santa Casa da Misericórdia de Águeda».

- Familiares de Óis da Ribeira AQUI

Sem comentários: