quinta-feira, junho 27, 2024

- ANO 2004, há 20 anos: Os 500 descendentes da Família Reis de Óis da Ribeira!


O encontro da Família Reis juntou cerca de 500 descendentes do casal José
Maria Alves Reis e Felicidade Alves. A 27 de Junho de 2004. Há 10 anos!




- ANO 2004,
há 20 anos!
Os 500 descendentes da Família Reis!

A Família Reis, descendente do casal José Maria Alves dos Reis e D. Felicidade, reuniram-se a 27 de Junho de 2004, há 17 anos, na pateira de Óis da Ribeira.
O objectivo era (e foi) «proporcionar o conhecimento de muitas pessoas que, estando ligadas por laços de sangue, desconhecem em absoluto a sua relação familiar».
O casal viveu na passagem do século XIX para o XX e teve sete filhos.
1 – Bernardino, que foi pai de Jaime e Manuel Pinheiro dos Reis, residentes em Ois da Ribeira. Netos actuais: Maria Erminda (Aveiro/Óis) e José Bernardino, ja falecido (Porto), filhos de Jaime. E Vasco Reis, já falecido e que residia em Travassô.
2 – Maria Rita: casou na Piedade de Espinhel.
3 – Manuel: também casou na Piedade.
4 - João: casou na Silveira (Oiã).
5 - Ana: viveu em Óis da Ribeira. Netos actuais, filhos de Óscar Matos: Lucília (moradora em ÓdR), Madail e Carlos «Bigodes», este já falecido (ambos em Fermentelos), e os
 já falecidos Glorentina (Mourisca) e Armando (na Venezuela), Idília (em Travassô), Hostilino, Cidália e Lúcia (em Ois da Ribeira) (Travassô).

6 - Conceição: casou com Manuel José da Costa, com os filhos Aldírio, Graça (Ernesto), Conceição, Ortélio, Fernando, José Maria, todos falecidos. Netos actuais, entre outros: Maria, Clélia, Leonildo, Danilo, Aldírio e Sérgio (filhos de Aldírio), Elisabete (falecida), Isolete e Rosália (de Graça).

7 - Fernando: pai de Maria da Luz Resende, José (da Olívia), Cidalina e Maria Simões (Luz). Netos actuais: José Bernardino (em Lisboa) e Armando (falecido),  Maria da Ascensão, António, Rui e Laura Resende (filhos de Maria da Luz), José Augusto (no Brasil), Maria do Carmo e Maria Eugénia (filhos de José), Rosa Maria, Dinis e Fátima (de Cidalina) e José Fernando, António e Armando (já falecidos) e Maria Fernanda  Armando Simões das Neves.
Talvez outros.

David S. Santos

Os mais velhos eram
quase centenários


O encontro teve participação de cerca de 500 pessoas, de Óis da Ribeira (a esmagadora  maioria) e de freguesias por onde a família se espalhou aos longo dos tempos - casos de Espinhel, Travassô e Borralha (concelho de Águeda), Eirol (Aveiro) e Oiã e Troviscal (Oliveira do Bairro).
Uma delas, Rosa Anunciação dos Reis, veio de Malhapão, da freguesia de Oiã (em Oliveira do Bairro), e já tinha 97 anos. Outra, Emília Rodrigues Gomes, moradora em Fermentelos, fazia 97 anos precisamente nesse mesmo dia.
- NOTA: O mais velho óisdaribeirense participante foi David Soares dos Santos, viúvo de Lucília Soares dos Reis, então com 92 anos e que viria a faleceu aos 101 anos e 9 meses, a 16 de Outubro de 2012.

Sem comentários: