sexta-feira, setembro 20, 2024

- ANO 1964, há 60 anos: Homenagem da Trofa ao professor Luís Santos!

A casa que foi do do professor Luís
Maria Almeida e Santos


- ANO 1964,
há 60 anos!
Homenagem da Trofa
ao professor Luís Santos!


O professor Luís Maria de Almeida Santos foi homenageado por seus antigos alunos da Escola Primária da Trofa a 20 de Setembro de 1964. 
Há precisamente 60 anos.
A comissão era liderada por Dinis Saraiva e o almoço-cerimónia pretendia fazer, e fez, história e agradecer os 25 anos em que Luís Santos exerceu o seu professorado naquela localidade e freguesia do concelho de Águeda, lá prestando «bons serviços ao Estado e aos seus antigos alunos», deles recebendo uma salva de prata, com dedicatória especial - que, comovido, o professor Luís agradeceu, assim como as elogiosas referências que lhe foram feitas pelos oradores da homenagem.
O professor Luís Maria de Almeida Santos nasceu 22 de Maio de 1896, há 127 anos, filho do professor Camilo Ferrão de Almeida Santos (que era natural de Carapinheira do Campo, em Montemor-o-Velho e exerceu em Óis da Ribeira e Cortegaça) e de Maria Teresa Almeida, governanta de casa e de Óis da Ribeira, filha de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa Almeida. Irmão de José Ferreira de Almeida Santos (Zé Branco).

A. Cruzeiro (Toninho)

Professor, correspondente
e republicano convicto !


Professor primário, animador político e correspondente de jornais de Águeda, iniciou a sua carreira docente na Escola Primária de Oiã, onde viria a conhecer Maria Emília Cruzeiro Gomes, sobrinha do escritor e poeta António do Cértima. A D. Mariquinhas.
O casal consorciou-se a 30 de Dezembro de 1921, há 100 anos e em Oiã, e foram pais de Henrique, Hélder e António Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho) e Maria Estrela, já todos falecidos.
Exerceu largos anos na Escola Primária da Trofa, do que lhe adveio o cognome que o popularizou como «Trofas». Professou ideais republicanos e, como correspondente de jornais de Águeda, foi intensamente polémico, protagonizando acesas «guerras» jornalísticas com outros correspondentes locais e poderes instituídos de Óis da Ribeira - também sendo acérrimo promotor das belezas turísticas da pateira.
- NOTA: A sua residência (na foto a abrir este post) foi herdada pelo filho António Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), que, solteiro e sem família directa, a doou (e outros bens) a uma instituição religiosa - os Combonianos.

Sem comentários: