sexta-feira, setembro 20, 2024

- ANO 2021, há 3 anos: PS da UFTOR prometeu referendo sobre a agregação das freguesias!

 
Os candidatos do PS de 2021na sede da UFTOR, em Óis da Ribeira: Elsa Correia, Elisa Pires,
Mário Pires, Margarida Leitão, Júlia Melo, Fernanda Melo, António Fernandes, Clara Lopes,
Alexandre Pires e Mariana Santos


- ANO 2021,
há 3 anos!
PS da UFTOR prometeu
referendo sobre a agregação
das freguesias!


A candidatura socialista da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) esteve em Óis da Ribeira, a 29 de Setembro de 2021, há 3 anos, e anunciou ideias e projectos para a próxima legislatura autárquica local.
A lista era liderada por Júlia Pinheiro de Melo e anunciou «a promoção de um referendo local sobre a agregação das freguesias, precedido de reuniões com a população para amplo esclarecimento».
A sessão foi considerada pela candidatura como «um momento muito bom, muito rico e profundo, uma sintonia num projeto que nos une, pelo “Caminho Certo”, e que, ainda segundo a candidatura, teve «uma mesa cheia de gente de bem, que quer o melhor para a nossa terra».
Intervieram, nomeadamente, Francisco Vitorino (candidato a presidente da Câmara), José Marques Vidal (presidente da Concelhia de Águeda), Gilda Côrte-Real (presidente da Mesa da Concelhia) e os candidatos locais António Augusto Fernandes, de Cabanões (nº. 3 da lista), Alexandre Resende Pires, de Óis da Ribeira (nº. 2) e Júlia Melo, cabeça de lista, de Travassô.
A sessão foi encerrada com a intervenção de Gil Nadais, antigo presidente da Câmara e agora candidato à presidência da Assembleia Municipal de Águeda.
A mesa da sessão de esclarecimento: Alexandre Pires, 
Júlia Melo, Gilda Corte-Real, Francisco Vitorino, José 
Vidal e António Augusto Fernandes

Referendo local sobre
a união de freguesias!


A candidatura socialista da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) anunciou os seus projectos para a então próxima legislatura autárquica local.
A lista liderada por Júlia Pinheiro de Melo proclamou «a promoção de um referendo local sobre a agregação das freguesias, precedido de reuniões com a população para amplo esclarecimento».
A sessão decorreu no salão nobre da sede da União de Freguesias, em Óis da Ribeira, onde Júlia Melo disse ter
A intervenção de Gil Nadais
como principal aposta «o bem-estar de todas as pessoas, dando voz às suas necessidades, desejos e expetativas para um melhor futuro, numa visão integradora e estratégica do potencial dos nossos recursos naturais e dos serviços promovidos pelas nossas organizações».
«A vida tem sempre razões para nos fazer voltar… A vida tem sempre razões para nos fazer estar e participar… A vida faz-nos gostar de gostar da nossa terra e das suas gentes…», considerou a candidatura socialista de Travassô e Óis da Ribeira.
O manifesto político socialista travassÓisense estava consagrado em 5 propostas principais: coesão económica, social e territorial, integração social e saúde, educação, formação e actividades de cidadania activa, movimento associativo e espaços públicos, mobilidade e ambiente.
Júlia Melo e Alexandre
Pires em cartaz de ÓdR

Comissão Social e 
promoção da economia


A criação da Comissão Social de Freguesia era outro objectivo, para «concertar soluções». Também organizar uma comissão para acompanhar o processo de construção do novo Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda, que era «relevante para os detentores de propriedades, onde será implantado, pretendendo-se um processo transparente e justo».
A criação de ciclovias e um serviço de transportes para quem não tem como se deslocar; a requalificação e manutenção dos bens públicos, impedindo focos de poluição, promovendo e dotando os parques de Almear, Senhora do Amparo e da pateira de Óis da Ribeira eram outros expectantes objectivos socialistas, para além da criação de «infraestruturas que incrementem a economia local, deixando retorno positivo nas freguesias».
«Estamos aqui para as pessoas, com dedicação e proximidade. Somos uma equipa com forte sensibilidade, participação cidadã e consciência democrática, de pessoas experientes e atentas aos desafios atuais, com vontade reforçada no projeto de crescimento a que nos propomos para o bem comum, estratégico, com transparência e igualdade, com compromisso pelas boas práticas na gestão autárquica», disse Júlia Melo, que pela terceira vez consecutiva se candidatava à presidência da Junta de Freguesia da UFTOR - em 2007 (eleita) e intercalares de 2019 (não eleita), sempre com o gerontólogo óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires como nº. 2 da lista.
- NOTA: O PS de 2021 viria a eleger Júlia Melo, que, porém, não assumiu o mandato e foi substituída pelo óisdaribeirense Alexandre Pires, o segundo candidato da lista e ainda hoje o socialista eeito a AFTOR.

Sem comentários: