quarta-feira, setembro 18, 2024

- ANO 1966, há 58 anos: A inauguração oficial da Rua da Pateira!

A Rua da Pateira foi inaugurada há 58 anos
Manuel Santos F. Lousada
Governador Civil de Aveiro
José Bastos Xavier,
o presidente da
Câmara de Águeda 


- ANO 1966,
há 58 anos!
A inauguração
oficial da Rua
da Pateira!


A Rua da Pateira foi inaugurada a 18 de Setembro de 1966, há 58 anos, em cerimónia presidida por Manuel Ferreira dos Santos Lousada, o então Governador Civil de Aveiro.
Foi um dia importante para a vila de Óis da Ribeira!
Um dia histórico e memorável!
O dia, na verdade, foi de festa grande para a comunidade óisdaribeirense e o presidente da Câmara Municipal de Águeda, o engº. José de Bastos Xavier, também se associou ao momento e participou no desfile apeado, desde o início da rua, no Cruzeiro do Cabo (junto ao agora Bar O Nelson) até à pateira - e que, até 
Armando Resende
o presidente da
Junta de Ód
R

então, era caminho de lavoura, estreito e ladeado de oliveiras, de muita lama no inverno e pó que chegasse no verão.
A última casa era a do ferreiro Aníbal Pinheiro dos Reis, já falecido - entre as de, actualmente, são as  Manuel Almeida (Capitão) e a que foi dos seus pais (Jorge e Graciete). E a rua só tinha mais a 
de Lurdes Gomes dos Santos - a Lurdes da Lavoura -, entretanto demolida e onde se situa, agora, a da filha Júlia. Não sabemos se também a do falecido Diamante Marques de Carvalho (Amantino).
Pouco sabemos, infelizmente, desse histórico dia da comunidade dóisdaribeirense, a não ser, ainda, que o almoço comemorativo decorreu na sombra do pinhal que actualmente fica em frente à casa do falecido Armando Ferreira e ao lado da de Álvaro Soares, com vista directa para a lagoa. E onde se ouviram os discursos oficiais que, muito certamente, sublinharam o importante melhoramento da vila ribeirinha. Ao tempo, há muito aguardado por toda a comunidade.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de há 58 anos era presidida por Armando dos Santos Ala de Resende (na foto), com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia - já todos falecidos.

Sem comentários: