domingo, setembro 15, 2024

- ANO 1905, há 119 anos: Família Pinheiro, o revolucionário e o filho empresário!


Eugénio Pinheiro de Almeida
José Pinheiro 
de Almeida

- ANO 1905,
há 119 anos!
A Família Pinheiro, 
o revolucionário e o
filho empresário!

O óisdaribeirense Eugénio Pinheiro de Almeida foi importantíssimo empresário de Viana do Castelo e nasceu a 15 de Setembro de 1905.
Há 119 anos e em Óis da Ribeira!
Filho de José Pinheiro de Almeida, carpinteiro, sapateiro e revolucionário republicano (esteve envolvido no ataque, não concretizado, a Rei D. Manuel II e foi um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira), e de Mariana de Jesus Viegas, jornaleira, era neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas.
O baptizado foi a 21 de Setembro de 1905, na Igreja de Santo
O registo do baptismo
Adrião de Óis da Ribeira e com os padrinhos 
Invêncio Viegas, criado de servir e solteiro, seu tio materno e futuro carpinteiro, que se consorciou com Hermínia  Framegas Alves (pais de Hermenegildo, Amílcar e César Viegas, já falecidos) e Maria Pinheiro de Almeida, solteira, prima paterna, por ser irmã de seu pai (José Pinheiro de Almeida) e agricultora (mãe de Maria Dulce, Carmen, Arménio e José Valentim Estima, já falecidos), ambos de Óis da Ribeira, numa cerimónia presidida pelo padre Manuel Gomes de Andrade.

O empresário
e a família! 

Eugémio Pinheiro de Almeia, oriundo de família d parcos recurso, «fez-se à vida» e, ainda bem jovem, partiu para Viana do Castelo e lá trabalhou como empregado comercial.
 Cedo se emancipou do trabalho por conta de outro e, sucessivamente, foi criando um diversificado grupo empresarial na área dos panos, tecidos, lençóis e boinas, que expandiu por Portugal e Espanha, e depois pela área industrial, principalmente do sector cerâmico. E também no sector bancário.
A sua pujança empresarial gerou centenas de empregos em toda a região do Minho e a sua entrada no sector bancário (espanhol) e até no jornalístico (um jornal político vianense, de que foi proprietário e director) ampliou a sua dinâmica e empreendedorismo.
Já com estatuto de empresário bem sucedido, chamou para Viana do Castelo os irmãos Alexandre, por pouco tempo lá morador, e Elísio, este lá se radicando de vez e lá falecendo. Eugénio Pinheiro de Almeida custeou os estudos dos seus seis sobrinhos: as três filhas de Elísio, todas licenciadas (Maria de Lurdes, Maria Rosa, já falecida, e Maria de Fátima Ferreira Pinheiro, ver mais à frente) e os três filhos de Alexandre (Eugénio, já falecido, José, ambos em Viana do Castelo, e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, este, morador em Óis da Ribeira, na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Alexandre Pinheiro

A Família Pinheiro
de Óis da Ribeira !


Eugénio Pinheiro de Almeida teve quatro irmãos, já todos falecidos: Porfírio, Severino, 
Elísio e Alexandre.
1 - Alexandre Pinheiro de Almeida (foto ao lado) nasceu a 22 de Fevereiro de 1909 e faleceu em Óis da Ribeira, a 29 de Abril de 1998, aos 88 anos. Casou com Arménia Framegas de Almeida e o casal teve os filhos Eugénio (que residiu, empresariou e faleceu em Viana do Castelo), José (também empresário e morador em Viana) e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agrícola em Óis da Ribeira.
2 - Elísio Pinheiro de Almeida nasceu a 10 de Março de 1908 e
faleceu a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo, onde também foi empresário. Foi casado com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, e teve três filhas (ver acima), todas professoras: Lurdes (moradora na Alemanha), Maria Rosa (falecida a 19 de Dezembro de 2019) e Maria de Fátima, ambas em Viana do Castelo.
3 - Porfírio Pinheiro de Almeida nasceu a 4 e faleceu no dia seguinte, a 5 de Janeiro de 1904, de doença.
4 - Severino Pinheiro de Almeida nasceu a 19 de Julho de 1903 e faleceu, ainda bebé, a 5 de Janeiro de 1907 e de doença.
Eugénio Martins
Pinheiro (filho)

Família de Eugénio
Pinheiro de Almeida
em Viana do Castelo!


Eugénio Pinheiro de Almeida casou com Deolinda Dias Alves Arezes, a 30 de Dezembro de 1931, aos 26 anos. Enviuvou, sem filhos, a 30 de Julho de 1932 e casou, em segundas núpcias, a 28 de Dezembro de 1938, com a cunhada, Maria Helena Dias Alves Arezes, que faleceu a 16 de Outubro de 1941, também sem filhos.
O terceiro casamento foi com Maria Laurinda de Jesus Martins Maciel, que faleceu a 16 de Novembro de 2023,
na Meadela (em Viana) e foi mãe dos seus três filhos: Ana Maria, Eugénio e Maria Eugénia Martins Pinheiro.
- NOTA: O filho Eugénio Martins Pinheiro, na foto ao lado, é empresário em Viana do Castelo e notabilizou-se na área desportiva: foi presidente da Federação Portuguesa de Boxe e considerado, pelo Comité Olímpico Português, uma das 100 personalidades desportivas portuguesas do Século XX. Em 2003, recebeu o Prémio de Mérito Desportivo atribuído pela Confederação Portuguesa de Desporto. Integra o Conselho Mundial do Boxe.

Sem comentários: