sábado, setembro 06, 2025

- ANO 1898, há 127 anos: O nascimento do benemérito Adolfo Pires dos Reis!

A casa doada por Adolfo Pires dos 
Reis e agora degradada e abandonada
pela Junta de Feguesia

Adolfo P. Reis



 Adolfo Pires dos Reis foi (é) um benemérito de Óis da Ribeira e nasceu a 7 de Setembro de 1898, pelas 5 horas da manhã.
Há 127 anos!
O nascimento ocorreu na casa dos pais, Justino dos Reis e Maria Rosa Pires Soares, ambos agricultores e moradores na Rua do Viveiro - que agora tem o seu nome. Era neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e de Rosa Maria Estima, materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares, todos de Óis da Ribeira.
Sobrinhos-netos residentes ou com ligações directas a Óis da Ribeira são Júlio (filho de Celeste e morador em Perrães e os irmãos Delfim e Carlos Alberto, já falecidos), a professora Maria José e José Pires Tavares, este morador em França (filhos de Bernardete), Higino e Carlos Manuel (de Manuel Augusto). Entre outros.
O jazigo de família

Junta deu seu nome
à Rua do Viveiro!

Adolfo Pires dos Reis mudou-se para Setúbal em data que desconhecemos e lá foi figura prestigiada, socialmente e como empresário comercial e industrial.
Chegou a ter uma empresa produtora de refrigerantes.
A 2 de Julho de 1921, aos quase 23 anos, casou com Maria Nazaré Pires dos Reis, também de 23 e também natural de Óis da Ribeira, filha de Manuel Joaquim Pires dos Santos e de Rosa Angélica Reis. Que faleceu a 22 de Julho de 1942. 
A 12 de Fevereiro de 1950, casou-se em segundas núpcias, e no Santuário de Fátima, com Irene Augusta Baptista, uma senhora de Setúbal, que assumiu o apelido Reis e viria a falecer a 2 de Julho de 1964.
Adolfo Pires dos Reis faleceu a 1 de Novembro de 1979, aos 81 anos. Os corpos dos três (ele e esposas) estão sepultados na capela de família (na foto ao lado) do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, em data que não conseguimos apurar, atribuiu o seu nome à antiga Rua da Viveiro, onde se localiza a sua residência que, por testamento, doou à Junta de Freguesia. Já foi residência (da família do 2º. sargento António Neto), já foi sede da Tuna e 
agora, desde 2007, está abandonado pela autarquia.
- NOTA: O edifício foi cedido à Associação Juvenil Hugo Costa, com sede em Águeda, conforme foi aprovado na Assembleia de Freguesia de 24 de Abril de 2024. Mas a associação não a terá chegado a usar.

Sem comentários: