terça-feira, junho 19, 2012

A casa do Bito e do Manuel Joaquim

A casa do Bito e do Manuel Joaquim, irmãos e já falecidos. O d´Óis Por Três lembra-se bem de os ver ali parados nesta entrada, onde havia uma cancela e de, a ir para a escola, passar sempre do outro lado da rua, quando eles lá estavam. Não era por medo, mas o cabelo grande de ambos metia-nos algum respeito, sendo curioso notar que não nos lembramos de alguma vez os vermos juntos.
Há anos, o Bito (que era o mais velho e de cabeleira maior) morreu por causa de um acidente. Anos mais tarde, morreu o irmão, que lá ficou a morar sozinho. Só soubemos da morte dele muito tempo depois e tivemos pena, pois aprendemos a gostar dele, passada a criancice e porque, na adolescência, o conhecemos melhor, quando ele andava aos dias fora.
A casa será de uma irmã, única herdeira delas, que vive na Borralha e o d´Óis Por Três não conhece. Aparentemente, já nem tem sequer electricidade. É mais uma das casas abandonadas de Óis.

segunda-feira, junho 18, 2012

A pequena indústria de Óis da Ribeira em espaço museológico

Mostrámos ontem uma parte da padaria, como uma das casas desabitadas de Óis. Voltamos a ela hoje, não por razões de habitação, mas por questão de natureza arqueológica: seria importante, julgamos, que alguma instituição de Óis (a Junta?, a Arcor?) recolhesse os instrumentos e ferramentas da padaria, o forno, as amassadeiras, a chaminé (que se vê na foto) para um possível espaço museológico de Óis.
A freguesia não tem nada disso (julgamos saber) e a história da pequena indústria de Óis ficaria assim para que os nossos vindouros a conhecessem. E certamente o proprietário não se importaria.
A sugestão vale o que vale, mas também é verdade que as coisas às vezes não se fazem porque não são  lembradas.

domingo, junho 17, 2012

Três casas seguidas e desabitadas na Rua da Igreja

Três casas seguidas e desabitadas, na Rua da Igreja - ou Benjamim Soares de Freitas - as que foram de Alberto Carocho (a primeira, à esquerda), de António Cruzeiro (a da torre) e logo a seguir a padaria.
Os seus últimos moradores faleceram e o d´Óis Por Três lembra-se de todos eles. Aliás, Alberto Carvalho e António Cruzeiro faleceram muito recentemente. A antiga padaria, que foi de Maria e José Maria (padeiros) foi vendida a um filho de Prazeres e Manuel Horácio, que mora em casa dos pais

sábado, junho 16, 2012

Casa desabitada na Benjamim Soares de Freitas

A casa da direita é dos herdeiros de Gil Reis, já falecido. Também está desabitada e fica a poucos metros da(s) que ontem mostrámos. Ambos os herdeiros emigraram para a Alemanha e ambos têm casa - um em Óis (o já falecido) e outro em Perrães. Que me lembre, nunca lá morou ninguém, embora me contem que foi habitada, há dezenas de anos.
O curioso é que, segundo me disseram, foi propriedade do senhor que há 50 e tal anos deu o nome à rua: Benjamim Soares de Freitas. Assim como a que está ao lado, onde mora Fausto Reis.

sexta-feira, junho 15, 2012

Casas desabitadas na rua da Igreja

Há semanas andámos às voltas com as casas abandonadas da rua do Cabo. Fomos desafiados a apresentar outras, em outras ruas, e mostramos a primeira de uma série que nos mandaram, as que se vêem na foto e que foram do João da Magna, já falecido. Agora, são da filha Maria Ascenção, que mora na rua da Pateira.
As casas ficam mesmo no largo da igreja, para o lado norte, o de Espinhel. É a rua da Igreja, oficialmente rua Benjamim Soares de Freitas, que foi benemérito da freguesia, por ter oferecido o relógio e o telefónico público.
A primeira, do lado esquerdo, terá sido em tempos de uma senhora chamada Joaquina, que o d´Óis Por Três não conheceu, e mais tarde morou lá a família de Ernesto Prazeres, que agora mora no bairro alto. A casa da direita (com a primeiro piso cor de rosa) era a residência de João do Aires.

quinta-feira, junho 14, 2012

Visto em um pouco de todo o mundo

O d´Óis Por Três foi hoje visto em pelo menos 18 localidades do distrito de Aveiro, em 42 de Portugal e em países como o Brasil (Maceió, Baía, Vitória, Rio de Janeiro, Pelotas e Rio Grande), Estados Unidos (New Jersey, Florida, Califórnia e Novo México), Venezuela, França, Suíça, Luxemburgo, Andorra, Alemanha, Suécia, Holanda, Angola, Guiné-Bissau, Macau, Timor e Austrália.
É tudo, por hoje!
Estamos satisfeitos!

quarta-feira, junho 13, 2012

CD «É tão linda a nossa terra" de Alfredo Oliveira

Andei a dar volta as papéis e dei conta da capa deste CD de Alfredo Oliveira, dedicado a Óis da Ribeira e com já alguns anos. A ideia que tenho é de um arranjo interessante, em termos musicais, muito ao jeito de marcha e com versos apaixonados, embora não muito bem rimados. Mas por amor á terra tudo se faz.
Por azar, a capa estava vazia e não pude reviver o CD- Se alguém o tiver, podem mandar-no? Agradecíamos.

terça-feira, junho 12, 2012

Marchas de Óis da Ribeira nas marchas de Águeda

As marchas de Óis da Ribeira vão participar nas marchas de Águeda, que estão marcadas para o próximo sábado, dia 16 de Junho. Soube isso hoje, numa loja, dando ouvidos a uma conversa de duas senhoras, uma delas parecendo-me pertencer à organização. A curiosidade levou-me a uma telefonadela e, vejam bem, quando eu pensava que ia saber pormenores, afinal dei uma novidade. Na segunda ligação, aconteceu o mesmo. «Tens que ir perguntar ás secretas», gozaram comigo. Pronto, se é segredo, será segredo, mas já está desvendado!! Também quem é que pode fiar-se na língua afiada de duas mulheres a falar numa loja e já não tendo novela para discutir? Ah, os ensaios começaram há duas semanas, portanto, muito a tempo!
A foto é da net  e mostra as marcas de Óis em Águeda, num dos últimos anos. 

segunda-feira, junho 11, 2012

O GTA da Arcor há precisamente 8 anos...

O GTA da Arcor encerrou a época artística de 2004 a 12 de Junho de 2004, completam-se hoje 8 anos. A referência está no antigo site do padre Júlio, que é, muito provavelmente, o maior espólio informativo de Óis da Ribeira dos últimos anos. Cliquei, naveguei e deu-se a coincidência de encontrar esta notícia e dezenas e dezenas delas.
Entretanto, se repararmos na foto podemos dar conta das pessoas que já não fazem parte do GTA da Arcor. Na fila de trás, já não são Fátima Reis, Ana Almeida,  Paulo Rogério, Pedro Soares, Porfírio Pires e Hernâni Pires. Da frente, saíram Clara Santos e José Manuel Gomes. E o ensaiador Arlindo Reis, que está ao centro. Isto é, de 15 elementos, 9 deram o fora. Registe-se a persistência dos outros 6: Carlos Pereira, António Prazeres, Paulo Gomes, Lurdes Fernandes, Eliana Alves e Isaltina Pires
Ver AQUI

domingo, junho 10, 2012

A pia baptismal da Igreja de Óis da Ribeira

Já há algum tempo que não entrava na nossa igreja e recolhi-me nela por alguns instantes, particularmente junto da pia baptismal onde me toraram membro da comunidade católica. Senti uma enorme sensação de bem-estar e gostei de ver a nossa igreja, que está muito bonita. Muito bonita e melhor adornada. É agradável ir às nossas origens e sentir este prazer. Obrigado, seja quem for que cuide dela!
Gostei de rever, também a forma como foi feiro o aproveitamento da antiga pia baptismal, que tantos anos esteve abandonada no adro e depois recolhida no lado do cemitério velho. Óis da Ribeira, assim, é muito melhor e mais nos orgulhamos dela!

sábado, junho 09, 2012

Comissão das Festas da Paróquia de 2013

O sempre bem informado blogue «Óis da Ribeira» dá conta que hoje se vai reunir e comissão da Festa da Paróquia de 2013. Não perdem tempo. O juiz é Pedro Soares e a juíza Susana Pinheiro (por acaso, sobrinha do padrinho, ih, ih, ih!!!..., já se percebe porque está lá a foto) e a reunião é às 22 horas, no salão da igreja. Voilá, o futuro!  

sexta-feira, junho 08, 2012

Informar para o dia de ontem...

Estive a ver a bola e o movimento internético de Óis. Primeira conclusão:  é o blog  Óis da Ribeira que se mantém actualizado. O Contra d´Ois anda meio mortiço, vá lá saber-se porquê. O blogue do GTA da Arcor morreu e o mesmo aconteceu ao da canoagem. Então, vamos lá ver o sítio oficial da mesma Arcor. E o que é que vimos? Vimos, informação para um acontecimento de véspera. Assim, tal e qual como se vê na imagem: às 7,34 horas da manhã de 2 de Junho de 2012 anuncia-se um acontecimentos para as 10 horas da véspera. Assim não dá. Quer dizer, não vale a pena, mais vale fechar o sítio oficial.
E depois, vem-se às 7,30 da manhã anunciar alguma coisa para as 9 horas? A essa hora, e a um sábado, a  malta está é a dormir. A informação, assim, é tempo perdido.
Isto pode parecer embirração, mas não é: é desilusão!

quinta-feira, junho 07, 2012

O foral de Óis da Ribeira tem 496 anos

O foral de Óis da Ribeira foi atribuído por D. Manuel I, a 2 de Junho de 1516, há, portanto, 496 anos, fizeram-se no sábado. Já falámos disto há uns tempos, mas não será dispiciendo voltar a lembrar que era interessante dá-lo a conhecer aos ribeirenses. Será que algum o viu alguma vez? O d´Óis Por Três confessa que não e tem curiosidade por isso.
Talvez não ficasse mal à Junta promover uma exposição, pois sabe-se que está depositado na Câmara Municipal de Águeda. Nem que fosse com uma cópia e com alguém capaz de o explicar. Talvez o jornalista da terra. Pelo menos daqui a 4 anos, quando se fizeram 500! É uma data bonita e será uma boa razão para juntar os ribeirenses, já que andam tão divididos por aqui e por ali, às vezes passando-se anos sem se verem e sem se falarem.

quarta-feira, junho 06, 2012

Arcor tem 2 canoístas no estágio da selecção nacional

A Arcor tem dois canoístas no último estágio da selecção nacional que vai disputar o Europeu de Velocidade, em Julho e em Montemor-o-Velho: os sub-23 Fábio Lopes (à esquerda) e Tiago Tavares. 
Este é ribeirense e, recentemente e na Regatas Internacionais da Eslováquia, conquistou duas medalhas de ouro (C2 500 e C2 200 metros) e uma de bronze (C1 200). É obra, que registamos com todo o gosto.

terça-feira, junho 05, 2012

Passeio de cicloturismo da Junta de Freguesia

O passeio de cicloturismo de Óis da Ribeira está marcado para 17 de Junho. A partida será da pateira e à pateira voltará a caravana, para almoçar e confraternizar. A iniciativa é da Junta de Freguesia, que nos últimos anos tem feiro o passeio duas vezes por ano.

segunda-feira, junho 04, 2012

A procissão das velas em Óis da Ribeira

A Festa da Paróquia já passou e ainda bem que o padre Júlio tem este «pecado» da net, pois assim, mesmo daqui, podemos ver como foi a festa e. neste caso, a procissão das velas. Que quiser, vá ver AQUI.

domingo, junho 03, 2012

Duo Latino na festa da paróquia em Óis da Ribeira

A Festa da Paróquia vai ter música de rua, com o Duo Latino. Será na noite de hoje, a partir das 21,30 horas, no largo da Igreja.
Quisemos saber mais sobre o Duo Latino e, então, é formado por Jorge Nunes e Rui Ferreira, músicos de grande experiência musical, tendo feito parte de vários grupos musicais, como o MEGA e o FM, ambos de Aveiro. Está especialmente vocacionados para a música latina (salsa, bachata, merengue, cumbia, bolero etc) e portuguesa, com danças de salão e os hits do momento.
A sede é na Rua Principal, nº, 65, na Silveira de Oiã (Oliveira do Bairro) e pode ser contactado em http://duolatino.com, ou Rui Ferreira (964783656) e Jorge Nunes (966010237).







sábado, junho 02, 2012

A Festa da Paróquia de Óis da Ribeira







Hoje é 2 de Junho de 2012 e o primeiro dia da Festa da Paróquia de Óis da Ribeira.
A tarde será para uma arruada de um grupo musical. Logo à noite, será a procissão das velas, da igreja paroquial para a capela de Santo António, às 21 horas.
O programa de amanhã, domingo (dia 3 de Junho), vale a pena recordar, inclui arruada da Tuna (9 horas), missa na capela e procissão de regresso para a igreja, com a Tuna Musical de Óis da Ribeira (16) e a actuação do Duo Latino (21), no adro da igreja. Isto já aqui foi dito, mas vale sempre a pena recordar, pois não é todos os dias que há Festa na Paróquia. 

sexta-feira, junho 01, 2012

As crianças que ficam sem pais...

O d´Óis Por Três foi chamado à atenção para o facto de o historial da Arcor, publicado no site oficial, não fazer referência a nenhum dos fundadores da Arcor. Fomos ver e é verdade.
Achamos injusto, pois os fundadores têm nome e foram eles que deram o primeiro passo, devia ser respeitados. Mas estamos num tempo em que não se respeita ninguém e nada. Até os ministros mentem na Assembleia da República. Não admira, pois, que nessa terrinha à beira da água do Águeda e da pateira, uns quaisquer senhores que nada fizeram ainda pela associação, que se saiba, façam tábua rasa da história e ignorem quem deu o passo para eles estarem onde estão. Paciência! Sãs as lavagens da história e assim ficam as crianças sem pais! 

quinta-feira, maio 31, 2012

Passeio de cicloturismo da Junta de Freguesia

A Junta vai organizar organizar o seu habitual passeio de cicloturismo, embora ainda não se sabia o percurso. Também pouco importa. O importante é que o povo participe, já que não a rede de saneamento não está  concluída e a Câmara não dá massa nenhuma para ajudar a fazer alguma coisinha, enquanto lá estiver o presidente Pires. De bicicleta, nem se usa combustível e a coisa faz bem à saúde. estão a ver como há quem se preocupe com o povo?

quarta-feira, maio 30, 2012

Canoístas da Arcor no Campeonato Nacional de Esperanças



image
A ARCOR foi 12ª. classificada da primeira prova do Campeonato Nacional de Esperanças, realizada em Mexilhoeira Grande, no Algarve.
O Clube Náutico de Ponte de Lima foi primeiro (365 pontos), seguido do Gemeses (364) e do Prado (359). O Saavedra Guedes foi a melhor equipa de Aveiro (em 6º. lugar, com 111 pontos), o GICA não participou e o novel CND de Requeixo não pontuou.
Resultados:
- K2 iniciados: 19º.-João Framegas/Miguel Soares, da ARCOR.
- K1 iniciadas: 5ª.-Luciana Pires, da ARCOR.
- K1 menores: 7ª.-Érica Ferreira, do CND de Requeixo.
- K1 cadetes: 14º.-Adriano Coelho; 53º.-Leandro Melo, da ARCOR.
- K1 infantis: 13ª.-Mariana Fernandes, da ARCOR; 33ª.-Bárbara Silva; 38ª.-Daniela Marques, do CNDR.
- K1 cadetes: 11ª.-Mariana Pires, da ARCOR; 31ª.-Jéssica Martinho; 40ª.-Sara Soares, do CNDR.
- K2 cadetes: 22º.-António Gonçalves/Rafael Andrade, do CNDR.
- C1 cadetes: 7º.-Luís Santos; 9º.-Arménio José, da ARCOR; 16º.-Filipe Carvalho, do CNDR.
- C1 infantis: 8º-Rúben Carvalho, do CND de Requeixo.
A segunda prova do CNE está marcada para 17 de Junho, em Gemeses (Esposende). A terceira, será em Ois da Ribeira, a 5 de Agosto.
Notícia  com dados DAQUI e notem-se ´
os ex-atletas da ARCOR, agora no Requeixo

terça-feira, maio 29, 2012

Músicos de Óis por outras bandas...

Um comentário que nos chegou alertou-nos para um singular fenómeno: o de músicos de Óis não tocarem na Tuna, preferindo bandas da região. Botando fora um recente músico que abandonou porque não o deixaram ser maestro e debutou pela Velha de Fermentelos, o comentador chama a atenção para o facto de o filho do actual presidente da assembleia geral ser músico da Banda de Travassô.
O d´Óis Por Três fez as suas buscas e alguém lembrou que outro filho de um ex-dirigente e ex-músico da Tuna fez (e faz) carreira de músico na mesma banda. E, ligeiramente fora deste âmbito, a filha do actual presidente da assembleia da Arcor foi música da mesma banda, onde actua a filha do secretário da mesma AG da Arcor e o filho do actual secretário da direcção. Isto vale o que vale, mas já agora até a filha do padrinho foi música da Banda de Travassô. Ih ih, ih!!!!..., deixem-me rir. São os grandes ribeirenses a pôr os seus filhos ao serviço de outros valores. 
Ah, ah, ah, ah!!!..., são estes os bons ribeirenses!

segunda-feira, maio 28, 2012

Não há comentários, nem notícias..., eles é que sabem!

A inesperada maleita, embora ligeira e sem grandes preocupações, que me fechou em casa desde 5ª.-feira, deu-me tempo para rever matéria dada e a lista das pequenas/grandes coisas que nos fazem a vida. Uma que eu já tinha esquecido era o prometido e presidencial comentário do sr. presidente da Arcor sobe o movimento blogueiros de Óis, prometido para a edição que sairia em Abril deste ano. Há, portanto, 28 dias.
Estava curiosíssima. Porém, se saiu o jornal, não o vi. E agorinha mesmo não estava no site oficial da associação.  Olhem, paciência! Se calhar não saiu, ou esqueceram-se da edição on-line, não sei. Já agora, verifiquei que Tiago Tavares foi outra vez medalha de ouro na Eslováquia (e também de bronze) e não há notícia disso no site oficial nem no da canoagem. Pronto, esqueceram-se, não sei! Já tinha sido medalha de ouro na sexta-feira, mas se calhar isso não é importante. Eles é que sabem.
Ver AQUI

domingo, maio 27, 2012

Torneio de futsal da Arcor no polidesportivo

A Arcor vai organizar um torneio de futsal, que denomina Amizade 2012. Culpa nossa, só hoje demos pela notícia, sendo que as inscrições já terminaram a 22 de Maio. 
Vai realizar-se nos fins de semana de 10 e 24 de Junho e a 1 de Julho. Notícia boa e actual é a de que o polidesportivo da associação vai ter alguma utilidade, embora só seja utilizado de ano a ano, o que é pena.

sábado, maio 26, 2012

Medalha de ouro internacional por Tiago Tavares

O d´Óis Por Três raramente fala de desporto, mas não pode deixar de dar realce à medalha de ouro que o ribeirense Tiago Tavares (à direita) ontem conquistou nas Regatas Internacionais da Eslováquia. O canoísta da Arcor fez equipa com José Sousa, do Ligadura e ganharam a prova de C2 500 metros. Parabéns!

sexta-feira, maio 25, 2012

Festa da Paróquia de Óis da Ribeira

Add caption
A Paróquia de Óis da Ribeira vai ter a sua festa, o que é uma novidade e corresponde uma dinâmica muito interessante, dinamizada pela comissão fabriqueira. É caso para dizer que mudam as pessoas, mudam os hábitos.
Quanto ao programa, tem uma tocata a animar a aldeia, na tarde do dia 2 de Junho, e, á noite, a procissão de velas, da igreja para a capela de Santo António, ás 21 horas. No domingo, dia 3 Junho, haverá uma arruada da Tuna (9 horas), missa e procissão da capela para a igreja (16) e noite musical com o Duo Latino (21,30 horas), no adro da igreja.

quinta-feira, maio 24, 2012

Concerto de música sinfónica em Óis da Ribeira

Ois da Ribeira tem sido palco de vários espectáculos culturais nos últimos anos. Sábado, foi a vez do concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro.
A oferta cultural, e de muito boa qualidade, tem sido assegurada pela ARCOR e Tuna, ainda que, algumas vezes, não muito participada pelos ribeirenses. No caso da Tuna, desde a  reestruturação de 1991, percorreu um caminho de consolidação associativa e musical, neste caso sob a regência de Carlos Matos (até 2007), depois Nuno Almeida e António Bastos, desde 2010. O novo maestro tem apresentado novas ideias e iniciativas, entre as quais o concerto de Natal (com o Coral Jovem da ARCEL) e o Masterclass de Clarinete de 10 e 11 de Março. Ambos de grande sucesso.

Texto e foto DAQUI

quarta-feira, maio 23, 2012

Casas por caiar em Óis da Ribeira...

A casa cercada pelo rectângulo a  castanho é uma das abandonadas da Rua do Cabo e dela já aqui falámos. É a que é de Manuel Capitão, a seguir às de Mário Duarte (Arlete) e Manuel Baptista (Marta), de quem vem do lado nascente. A cercada a amarelo é de Marta (herdada de duas tias, que já não conhecemos). A novidade é a da esquerda, que é a que foi de Élio Reis e será da viúva Celeste, ou das filhas.
A propósito de algumas casas abandonadas, mandaram uma sugestão ao d´Óis Por Três, que é dar-lhe uma caiadela, tarefa que competiria aos donos, se calhar com algum apoio da Junta. Se não nos enganamos, era essa uma promessa da lista de Carla Tavares, em 2009. Não ganhou, olhem.... lá se foi a pintura!

terça-feira, maio 22, 2012

As casas sem gente da rua do Cabo (Manuel Tavares)

Outra casa desabitada de Óis da Ribeira, a da esquerda, que me dizem ser dos herdeiros de um senhor chamada Cosme, que já faleceu e vivia em Valença, com a esposa, que se chamava D. Iria. O d´Óis Por Três não conheceu, nem um nem outro, nem conhece a herdeira, que viverá em Valença, ou arredores. 
A casa estará entregue ao cuidado de José Augusto Santos, o Sardinheiro, que mora ali perto. Mesmo em frete fica a casa que foi de Jaime Reis e é agora da filha, que costumo ver por lá aos fins de semana. Aqui a esquerda (não se vê) há uma outra casa, que escapou ao nosso inventário. Era de Maria do Céu e será agora da sobrinha Joaquina, que tem a mercearia ali ao lado.

segunda-feira, maio 21, 2012

Olha quem fala...

A gente lê e nem acredita: mas vale a pena ler, para se perceber melhor em que moldes se fabricam os políticos locais. O d´Óis Por Três leu e nem sabe se ficou surpreendido, tal a profusão de ileteracia política que discorre. 
Sabendo todos quem são os personagens, o presidente («inerte») e a candidata (opinadora) e o que cada qual já fez ou não fez por Óis, achamos que mais vale calar a boca. Mas não sem registar o facto de esta prosa vir discorrida no jornal do padrinho, vizinho e amigo pessoal do presidente. Com amigos destes! Sobre a ilustre política, olhem quem fala!
Clicar na imagem, para a ampliar

domingo, maio 20, 2012

Paróquia de Óis na Festa Diocesana das famílias

A Paróquia de Óis da Ribeira participou hoje na Festa Diocesana das Famílias, que se realizou em Calvão e para qual o Bispo de Aveiro convidou todas as famílias de todas as paróquias da Diocese:, de pais a  filhos  e avós.
«É importante vivermos como Igreja de Aveiro, no dia 20 de Maio, em Calvão, a alegria e o testemunho de famílias cristãs, alegres e felizes!», assim proclamou D. António Francisco dos Santos, sublinhando contar com os paroquianos para que, disse, «façamos esta bela experiência conjunta de uma Igreja unida e reunida na fé e na alegria».
A imagem que mostramos foi o coração que representou a Paróquia de Óis da Ribeira.
Tirada da página de facebook da Paróquia

sábado, maio 19, 2012

O concerto da Orquestra Sinfónica de Aveiro

O dia de hoje é um bocado apertadito, mas o d´Óis Por Três não poderia deixar de vir lembrar que hoje se realiza em Óis da Ribeira um concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro.
A iniciativa é da Associação Musical Tuna de Óis da Ribeira e o espectáculo está marcado para as 21,30 horas, no salão da Arcor e com entradas livres.
Não há desculpa para não ir, mesmo dos que mais gostam de futebol, pois o concerto começa depois do final do jogo da final da Champions. Portanto...

sexta-feira, maio 18, 2012

As 7 casas do princípio da Rua do Cabo

A casa de Acácio Gomes, já falecido, aqui em, frente ao carro.Do outro lado da rua e mesmo em frente, fica a  que é de Porfírio Pires e onde morou Jacira Melo. Mais para cá, a que foi de José Rodrigues. Na viela, entre as duas, havia uma outra (que me disseram ter sido de Manuel Girão. Frente ao carro da direita, a outra casa que Porfírio Pires, que foi da família Estima. Logo a seguir, depois do poste, a que foi de Valdemar Alves e, quase em frente a esta, uma casa à venda, encostada à que foi de José Neves (também à venda).
Aqui, no espaço de 100 metros, há 7 casas desabitadas, notando-se o pormenor de ser junto do principal centro cívico da freguesia, no cruzeiro e ao princípio da rua do Cabo: onde se localiza a sede da Junta e a Arcor.
Será isto a desertificação? Sei lá!

quinta-feira, maio 17, 2012

As casas desabitadas da Rua do Cabo...


As casas desabitadas da Rua do Cabo estão assim por alguma razão e não nos cabe saber ou perguntar porquê. Hoje mostramos mais duas: a primeira, da esquerda, que há dias identificámos como sendo de Jacira Melo, é afinal de Porfírio Pires, também dono da casa de baixo (a do portão e em frente ao carro). Ele mora entre esta e a onde morou Jacira Melo. O primeiro poste de foto de cima é o segundo da foto de baixo e a residência dele é a casa cor de rosa.
Quanto à que foi de José Rodrigues (a da direita, em cima), dava jeito à Arcor. Quem sabe se a poderá comprar. Já comprou a do padre José Bernardino, portanto podem seguir o exemplo.

quarta-feira, maio 16, 2012

Concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Aveiro

A Tuna de Ois da Ribeira vai organizar um concerto com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro, dirigida pelos maestros Tiago Abrantes e Domingos Lopes. 
O espectáculo está marcado para na noite do próximo sábado, dia 19 de Maio, às 21,30 horas, e decorrerá no salão cultural da ARCOR, com entradas livres. O repertório inclui obras de Verdi, Mozart, Massenet, Respighi, Bizet e Elgar.
Foto DAQUI

terça-feira, maio 15, 2012

Casas abandonadas e desertificação de Óis da Ribeira

O d´Ois Por Três tem particular gosto pela Rua do Cabo, oficialmente a Rua Manuel Tavares - embora não tenha nenhuma placa a identificá-la. Por lá demos algumas quedas e aprendemos a andar de bicicleta e alguns dos nossos primeiros passos também por lá foram dados.
No domingo, ao fim do almoço e dando um passeio que nos levou ao largo do cruzeiro e rua do Viveiro, pelos campos e até à capela de Santo António, demos conta de uma série de casas abandonadas - para além de outras que, não estando abandonadas, não são habitadas.
A foto mostra quatro delas, todas seguidas: as que foram de Manuel Baptista, Mário Duarte, Manuel Duarte e duas irmãs, todos falecidos. Quis saber e a de Manuel Baptista será da filha Marta, que também é dona da das  duas irmãs (tias dela). A de Mário Duarte é de uma filha que mora em Travassô (Arlete). A de Maria Duarte é de Manuel Capitão. Todos os actuais donos moram em casas próprias e mais abaixo, à direita, há também a que foi de Élio Reis e deve ser actualmente da viúva, que vive com as filhas.
A rua tem mais casas desabitadas, pelo menos as que foram de Amílcar Framegas, João Santos (Cosme), Jaime Reis, Valdemar Reis, José Neves, Jacira Melo e José Rodrigues. E outras em bom estado, mas desabitadas: Joaqum Tavares, António Berna, Maria do Céu, Hernâni Framegas e Alexandre Pinheiro, pelo menos.
Será isto a que se chama desertificação?

segunda-feira, maio 14, 2012

Um artigo no jornal que traz água no bico...







O d´Óis Por Três leu e espantou-se: um  artigo de opinião do sr. Hercílio de Almeida sobre a canoagem da Arcor. Mais surpreendente: a elogiar.
Ainda mais: a elogiar a direcção de que ele próprio se demitiu e que desanca a torto e a direito, ou assim se subentende.
Mais original ainda: o artigo vem publicado no jornal do padrinho.
Sabendo-se o que HA costuma dizer do padrinho, isto até pode parecer chocante e é certamente para desconfiar. Há por aqui mouro na costa, certamente. A meio ano das próximas eleições da associação, estas afinidades trazem água no bico. É o que parece.. 
«Curioso, não é?», pergunta Hercílio de Almeida. É mais que curioso, é inusitado e desconfiável. 
O artigo vem publicado na edição do Soberania do Povo de 10 de Maio. Façam-lhas as contas, ao tempo e às estratégias e falemos daqui a meio ano.

domingo, maio 13, 2012

Concerto da Orquestra Sinfónica de Aveiro

A Tuna vai organizar, na noite de sábado, dia 19 de Maio, um concerto com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro - dirigida por Tiago Abrantes e Domingos Lopes.
O repertório inclui obras de Verdi, Mozart, Massenet, Respighi, Bizet e Elgar. O espectáculo está marcado para as 21,30 horas, no salão cultural da Arcor.

sábado, maio 12, 2012

A pateira numa tarde de sábado...

Imagem da pateira, em tarde de sábado, com água já dentro do perímetro da lagoa. O passadiço já não está nas melhores condições, mas ainda está (e estará) um bom espaço para um passeio de mãos dadas. É bom não esquecer os bons sítios para namorar!

sexta-feira, maio 11, 2012

Inscrições para os alunos da escola primária

O período de inscrição dos alunos do 1º. ciclo está aberto desde 15 de Abril e vai prolongar-se até 15 de Junho. Os interessados podem contactar o Agrupamento, em Fermentelos, ou consultar o site www.portaldasescolas.pt. Lá se encontram também os documentos necessários para entregar.

quinta-feira, maio 10, 2012

Consultas gratuitas de audição na Arcor

A 17 de Maio, a Audiomédica vai estar em Óis da Ribeira, na Arcor, para fazer consultas gratuitas de audição. Os trabalhos são feitos em parceria com a associação e vão decorrer entre as 9,30 e as 12,30, as 14 e as 18 horas.
As consultas serão realizadas por profissionais especializados, com nível académico superior e detentores de cédula profissional emitida pelo Ministério da Saúde. São gratuitas, mas os interessados terão de inscrever na secretaria Arcor, ou pelo telefone 234629818.

quarta-feira, maio 09, 2012

Junta de Óis e a Câmara, os sanitários da pateira

Há um diferendo entre a Junta de Óis e a Câmara de Águeda que o d´Ois Por Três nunca entendeu muito bem, por causa dos (futuros) sanitários da pateira. Ora a Câmara apoiou, ora não apoiou; ora a Junta não fez obras porque não foi apoiada, ora não sei o quê.
Verdade é que os sanitários não estão lá, não foram construídos, nem se sabe se vão ser. Diz a Câmara isto, diz a Junta aquilo e a única certeza é que é a Câmara ter deixado de apoiar Óis da Ribeira, cortando os subsídios, aparentemente por não ter gostado dos comentários do presidente da Junta. E esse é que é o problema. Ao ler a imprensa digital de hoje, ficámos a saber o mesmo, ficámos até mais baralhados.
Um curiosidade sobra e o d´Óis Por Três confirmou isso no fim de semana: os sanitários do hangar estão fechados. Ora se estão fechados é porque não são precisos. Se não são precisos, porque são precisos os novos sanitários? Expliquem lá isso, se quiserem, pois o d´Óis Por três não entende nada do que se está a passar.


terça-feira, maio 08, 2012

Casas à venda em Óis da Ribeira

A crise chega a todos e, dando uma volta pela net, é surpreendente o número de casas que esta à venda em Óis da Ribeira. E certamente não estarão todas. Só neste site, encontrámos 9, para além de um terreno. Não fazemos ideia de quem são os proprietários mas a única ajuda que podemos dar, aqui a damos: divulgamos a venda. A foto, mostra uma delas.

segunda-feira, maio 07, 2012

Alguém alguma vez viu o foral de Óis da Ribeira?


O foral de Óis da Ribeira foi concedido no segundo dia do mês de Junho de 1516, por D. Manuel I, e sabe-se que a Câmara Municipal de Águeda o comprou, há uns anos. A imagem do foral (que mostramos) é conhecida, mas o d´Óis Por Três está em crer que nunca alguma vez algum ribeirense o viu. Ora assim sendo, aqui deixamos uma sugestão: que a Junta e a Câmara promovam a sua exposição pública, durante alguns dias para que o possamos conhecer, em, todas as suas páginas. 
Ver AQUI

domingo, maio 06, 2012

As cheias da pateira em Óis da Ribeira

A chuva que todos queriam traz destas coisas: as cheias. Que, do ponto de vista poético, até são bonitas, atraentes e nos deixam de olho pregado. A imagem é da tarde de ontem, tirada do coreto do parque de lazer da pateira, em Óis da Ribeira - de norte para sul.
A natureza é assim e bafejou Óis da Ribeira. Quem não gostava de sair de casa e dar com uma imagem destas, mesmo em dia de cheia? Ou talvez por isso? Pois é o que se pode ver na nossa terra!

sábado, maio 05, 2012

Contentor sem fundo e de rodas para o ar...

Os contentores do parque de lazer da pateira, perto do coreto e do hangar de canoagem, estão nesta linda figura que se vê na imagem. 
Um, cheio como um ovo; outro cheio, de tampa levantada e com sacos ao lado; e o outro, finalmente, de rodas para o ar e sem fundo. 
Se isto, meus amigos, é promover o turismo local, vou ali e venho já. Não sei o que anda a malta da Junta da Câmara ou da Junta a fazer!

sexta-feira, maio 04, 2012

Ribeirense com mestrado especializado em Educação Especial

O d´Óis Por Três não resiste a uma boa notícia, seja ela publicada onde quer que seja. Desta vez, no blogue do enigmático padrinho: uma filha de ribeirense especializou-se em Educação Especial, tem um mestrado de 19 valores e o seu estudo poderá ser aplicado em vários hospitais do país.
Parabéns para ela e a notícia para os nossos blogueiros:


«Susana Matos Dias é ribeiro-descendente e foi classificada com 19 valores nas provas de Mestrado em Educação Especial, área de especialização em Intervenção Precoce, na Universidade do Minho.
Filha de Óscar Augusto Matos dos Reis e neta de Tobias Framegas dos Reis e Cidália dos Reis Matos, licenciou-se em Educação de Infância pela Universidade de Aveiro (2008) e apresentou, a 17 de Abril de 2012, o estudo “Identificação e intervenção nas dificuldades, preocupações e necessidades dos pais de bebés internados numa Unidade de Neonatologia” - realizado no Serviço de Neonatologia do Hospital de Braga.
O estudo, assim se espera, contribuirá para a melhoria dos serviços hospitalares e profissionais de saúde aos pais e bebés. Poderá, inclusive, transformar-se num projecto mais amplo, em outros Serviços de Neonatologia do país, e vai brevemente ser colocado em prática no Hospital de S. João, no Porto».

quinta-feira, maio 03, 2012

O corte dos apoios da Câmara à Junta de Freguesia

A Câmara Municipal de Águeda deixou de apoiar financeiramente a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, alegadamente porque o presidente Fernando Pires emitiu opinião que desagradou ao presidente da Câmara. E o mesmo aconteceu às da Agadão e Valongo. A ser assim, pagam o delito de opinião e a língua de palmo, com o prejuízo das populações. É triste, mas é verdade.
Tudo isto é estranho.
Assim como é estranho que o nosso jornalista, muito conhecido por ter verbe afiada no verbo a denunciar este tipo de coisas, ande calado e não defenda o amigo e vizinho e, afinal, a população de Óis. O que é que se passa, meus amigos?

quarta-feira, maio 02, 2012

Grupo de Teatro da Arcor encerra a época artística

A notícia de que o GTA da Arcor encerra a época artística no próximo sábado é algo surpreendente, por  parecer cedo de mais e com actuações a menos. Os dedos de uma só mão bastam para contar as que aconteceram fora de Óis da Ribeira, ficando por saber se valeu a pena tanto ensaio e deslumbrância do guarda-roupa. Temos alguma coisa a ver com isso? É claro que não. Mas dá para pensar que palcos quer pisar um grupo de teatro que fazia digressão por localidades tradicionais e este ano se limitou a três ou quatro e nenhuma delas onde em dezenas de anos colheu aplausos e simpatia. As coisas mudaram assim tanto na Arcor, ou também é efeito da crise?