sábado, setembro 26, 2020

AFTOR (1) - A Assembleia do... faz de conta e dos 500 euros de concessão!»...


A Junta de Freguesia da UFTOR

A Assembleia de Freguesia da UFTOR reuniu ontem na sede de Óis da Ribeira, e pouco disse de novo aos hábitos democráticos da actual legislatura autárquica.
«Não quero 
 
Ilda Pinheiro
responder», foi a evasiva mais recorrente da parte de quem tem a obrig
ação de explicar o que faz. Ou, pura e simplesmente, a fugir aos assuntos para explicar... nada. São assim, os verdadeiros artistas da democracia vigente. Não se responde, responde-se se se quiser e como quiser e... pronto, toca a andar...
Culpa deles e de quem deveria estar capacitado, porque eleito,  para perguntar o que é legítimo perguntar.

A Mesa da Assembleia de Freguesia da sessão de ontem, 25 de Setembro de 2020, foi presidida por Ilda Pinheiro, na falta de Sara Raquel Silva (de baixa médica) e de Sérgio Miguel Almeida (por razões pessoais), e subiram Maria Elisabete Melo e Nuno Melo para vogais, enquanto João Ferreira e Sofia Marques forma «eleitos» para o órgão deliberativo. Todos eleitos do PSD. E voltou António Horácio Tavares, eleito do Juntos, juntando-se a Carlos Vidal, deste movimento. E a Ricardo Almeida, do CDS + Independentes.
António Horácio e
Carlos Vidal (Juntos)
O bar/esplanada, o concurso
os deveres e as obrigações !

A questão do bar/espanada da pateira foi abordada, perguntando Carlos Vidal, do Juntos, «se houve ou não houve concurso público, onde esteve (exposto) e se os comerciantes foram convidados, se os acordos foram os que apresentaram e se estão a cumprir». Também perguntou sobre qual o valor e período do contrato e quem é responsável pela água e a luz.
O presidente Sérgio Neves respondeu com uma pergunta: «O que acha da pateira?».
«Não é isso que está em causa», retorquiu Carlos Vidal, insistindo na questão do bar/esplanada da pateira
Sérgio Neves voltou a falar: «Com essas questões, ficamos com sensação que estamos sempre a fazer tudo mal» e que que na Assembleia de 25 de Junho trouxemos o assunto para ser discutido, mas que não era necessário, o que mostrou um caso de transparência!».
O que se percebeu (julgamos que bem,...) é que quando a Junta assumiu a situação do bar teve de tomar decisões: se avançavam com as esplanadas ou não.
Que a montagem iria demorar muito tempo e que houve surpresa pela questão do procedimento!!
«É igual á questão da madeira! Herdámos problemas na instalação de água, danificada, e de luz! Problema de iluminação de luz podre!», disse Sérgio Neves.
E acrescentou que «não convidaram as pessoas por gestão de tempo!», também que a Junta «fornece luz e água..., como no passado», com a diferença é que agora eles pagam e antes não».

Bar concessionado
por 500... euros !

A presidente Ilda Pinheiro sugeriu a Sérgio Neves que abreviasse a sua intervenção e até «insinuou» a possibilidade de a sessão estar a ser gravada por alguém, perguntando quem era e dizendo que «as autoridades iriam saber, se assim for».
O que se percebeu foi que o bar/esplanada foi alugado por 500 euros, por toda a concessão (meses de Agosto, Setembro de Outubro), que está a ser ponderado o alargamento de período de concessão e que terá uma tenda em Outubro. Que o edital só esteve exposto em Travassô.
Mas «foi ou não colocado e onde?», perguntou Carlos Vidal, do Juntos.
Sérgio Neves, com uma resposta meio confusa, disse a Carlos Vidal «para fazer melhor o trabalho de casa».
«Deveres e direitos estão a ser cumpridos e são os mesmos que foram apresentados na última Assembleia», disse o presidente falando em datas como18 de Julho (abertura do concurso) e 4 de Agosto (o concurso). E, a pergunta de pessoas de Óis da Ribeira sobre a existência de concurso público, foi dito que «só houve uma proposta».
António Horácio Tavares, do Juntos, afirmando «não ter ficado esclarecido», frisou que não estava convencido e, de Sérgio Neves, considerou que «dá explicações que não levam a lado nenhum».
Bar/esplanada da pateira 

«Antes era ilegal, 
agora não é ilegal !

O presidente da Junta de Freguesia deu-lhe troco: «Onde estava o contador na sua altura?! E respondeu ele mesmo: «Está ligada á caixa da Camara Municipal de Águeda!»
«Você deixou tudo podre na pateira», acusou Sérgio Neves.
«Não me provoque?», retorquiu-lhe António Horácio Tavares.
Sérgio Neves disse, então, que «antes nunca pagavam»: «Tenho todo o prazer em dizer o que não quer ouvir, porque na sua altura não queria responder. Existe diferença entre o que havia antes e agora!»
E qual é a diferença?
«Antes era ilegal, agora não é ilegal, nem admito que insinue isso! Quero que fique registado em acta que o senhor António Horácio queria que a canoagem fique a tomar banho em água fria! O povo de Óis da Ribeira precisa de saber!, proclamou Sérgio Neves.
António Horácio Tavares retorquiu, afirmando que «em nenhum momento falou da situação da canoagem».
«Tem que pensar duas vezes antes de falar, por ter feito parte da Junta», disse Sérgio Neves.

(continua)

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 26 de Setembro...

Ermesinda Freitas

Mortes de mãe e filho,
o loteamento do Surpel !


1 - Ano de 1921,
há 99 anos !
O nascimento de Ermesinda
Alves de Freitas !


A óisdaribeirense Ermesinda Alves de Freitas nasceu a 26 de Setembro de 1921, há 99 anos, e faleceu a 17 de Setembro de 2019, aos 98 e no Hospital de Águeda, vítima de doença.
Era viúva de Manuel Ferreira (Serôdio) e, a esse tempo de há um ano, uma das pessoas mais idosas de Óis da Ribeira. Mãe de Maria Rosa, José Alves, Armando e Custódio Alves Ferreira - este, ausente nos Estados Unidos.

Filha de Manuel Ferreira Alves (Talhadas) e de Maria Rosa Soares de Freitas, casal de Óis da Ribeira, era sobrinha do barqueiro Zebedeu e neta materna do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, bisneta materna de Manuel Alves da Costa e Ana Maria de Carvalho; neta materna de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares.
Casou com Manuel Ferreira (Serôdio), natural de Destriz, em Sever do Vouga, e que se popularizou como moleiro, sua profissão de muitos anos. Dele enviuvou a 28 de Maio de 2000. Era irmã de José Alves de Freitas (Eurico) e Hermínio Alves de Freitas (Mino), ambos já falecidos.
Armando, o filho, faleceu precisamente no dia em que Ermesinda faria 98 anos, ele então com 69 (ver à frente). 
As coincidências da vida!
O Surpel continua, 16 anos
depois, sem ter habitação
social. Nem Pólo Educativo!

2 - Ano de 2004,
há 16 anos 
Loteamento do Surpel
em consulta pública !

O loteamento Surpel, em Óis da Ribeira, para onde a Câmara Municipal de Águeda estava a projetar a construção de habitação social, estava, há 16 anos, em fase de exposição pública nos Paços do Concelho.
O loteamento, vale apena recordar, fica justamente no limite, a sul, com a freguesia de Espinhel e envolveria, provavelmente, a construção de oito fogos da chamada habitação social a custos controlados.
Os interessados podiam, na altura, consultar o projeto, devendo dirigir-se ao serviço de atendimento da Câmara Municipal de Águeda. Mas a verdade é que, 16 anos depois, não há loteamento nenhum - o que, na prática, significa e confirma que foi mais uma promessa dos políticos que não foi cumprida.
Também para lá se falou, anos depois,  na construção do Pólo Educativo Pateira Nascente, mas o projeto também não saiu das «cascas» e os jovens estudantes de Óis da Ribeira vão para as escolas de Travassô (até ao 4º. ano) e de Fermentelos (anos seguintes). 
A. Ferreira

3 - Ano de 2019,
 um ano !
A morte de Armando Ferreira
político e presidente da ARCOR !


O óisdaribeirense Armando Alves Ferreira faleceu há um ano, 26 de Setembro de 2019, vítima de doença e dias depois da partida de sua mãe, Ermesinda Aves de Freitas, a 17 
e no dia em que ela faria 98 anos.
Filho de Manuel Ferreira (Serôdio), moleiro, e de Ermezinda Alves de Freitas, Armando Alves Ferreira foi homem de vários ofícios. Oficial miliciano dos Comandos, foi presidente da direção e, durante vários mandatos, presidente do conselho fiscal da ARCOR e membro da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira e da Assembleia Municipal de Águeda. Para esta, foi o primeiro óisdaribeirense socialista eleito directo nas eleições autárquicas de 2001 e na lista PS/CDS. Foi reeleito em 2005.
Armando Alves Ferreira foi um homem público de Óis da Ribeira e tribuno (im)pertinente e acutilante, voz muitas vezes incómoda, na bancada do PS, contabilista e empresário do sector do mobiliário. Deixou viúva Maria Luísa Soares dos Reis, moradora na Rua da Pateira.

sexta-feira, setembro 25, 2020

Picadeiro na pateira do campeão equestre António Resende...

O picadeiro do palhal do Bico da Mota é de António Resende
António Resende, à esquerda, com o cavaleiro Mi-
guel Trindade e a poldra «Ratina II», campeã nacio-
nal na Feira da Agricultura, em Santarém (2001)

Há um picadeiro nos terrenos dos antigos palhais do agora Caminho do Bico da Mota, em Óis da Ribeira e junto à pateira.
Quem diria?!
Um picadeiro, por definição, é o lugar onde se ensinam ou amestram cavalos, ou se fazem exercícios de equitação. Estranhámos, na verdade, que tal se empreendesse naquele local, pois está regularmente sujeito a cheias, e procurámos saber «novidades» sobre o «caso». 
A curiosidade do d´Óis Por Três será igual à dos leitores. e google aqui, google acolá, ficámos a saber que se trata de picadeiro do óisdaribeirense António Resende, que é dedicado às artes de equitação e tem, na sua residência do Bairro Alto, vários cavalos. E entra mesmo em competições desportivas.
Aliás, em 2001, a sua poldra «Ratina II», de três anos, foi campeã nacional da raça «Português de Desporto», em competição na 38ª. edição da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém. Montada pelo cavaleiro-apresentador Miguel Trindade, arrecadou a medalha de ouro do certame.
As «coisas» que a net nos traz, os valores que há em Óis da Ribeira e muitos desconhecem(os).

Os dias 25 de Setembro nos dias de Óis da Ribeira...


O passaporte de Ana e Augusto

Passaportes, lixos,
floresta e agricultura !

1 - Ano de 1883,
há 137 anos !
Passaporte para Ana Maria e filho
Augusto para o Brasil !

O Governo Civil de Aveiro emitiu a 2 de Setembro de 1893, há preciamente 137 anos, passaporte para a óisdaribeirense Ana Maria de Conceição e seu filho Augusto Vieira da Conceição, de 11 anos.
Ana Maria era costureira, não saba escrever e tinha 28 anos, filha de Joaquim Videira, solteira e de altura regular, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos. O filho tinha cabelo louro, media 1,38 metros de altura e olhos castanhos.
Mais nada sabemos desta família nem de quem, em Ois da Ribeira, será familiar descendente.´


2 - Ano de 1998,
há 22 anos !
Lixo na pateira
proibido pela Junta

O despejo de lixos nas margens da pateira de Óis da Ribeira foi oficialmente proibido a partir da 25 de Setembro de 1998, há 22 anos. Como se fosse necessário... proibir.
O edital tinha data de 15 de Setembro do mesmo ano e falava em «qualquer espécie de lixo nas margens da pateira». Outra proibição era a de prenderam bateiras às árvores da Junta de Freguesia - que ao tempo era presidida por Fernando Pires, com o secretário Manuel Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Fernandes.
3 - Ano de 2001,
há 19 anos !
Apoio à floresta
e à agricultura !

O Ministério da Agricultura organizou, a 25 de Setembro de 2001, há 19 anos e em Óis da Ribeira, uma acção de esclarecimento sobre apoios à floresta e agricultura.
O técnico José Matos, do Ministério, considerou que era «de todo o interesse a participação de produtores, nomeadamente para  ficarem a conhecer os procedimentos a efectuar, em cada situação».
A acção decorreu na sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, ao abrigo do Programa Operacional Regional AGRIS, que tinha financiamento do III Quadro Comunitário de Apoio.
Era um tempo em que Óis da Ribeira estava no mapa.

quinta-feira, setembro 24, 2020

Assembleia de Freguesia da União de Freguesias, a Rua da Igreja!

 


A Rua Benjamim S. Freitas e o espaço a alargar, ainda sem acordo com os proprietários 

Convocatória da AFTOR


A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira vai reunir na noite de amanhã na sede de Óis da Ribeira com ordem de trabalhos que, à partida, está aprovada pelo maioria social-democrata. É dos livros e dos efeitos da democracia plutocrática que quem manda e nelas se escuda. E quanto às oposições, já sabemos como são.
Três aspectos há, na agenda de trabalhos, que nos chamaram a atenção: os contratos administrativos com a Câmara Municipal de Águeda para as obras de alargamento da Rua Benjamim Soares de Freitas, para a aquisição de uma viatura de 9 lugares e outra para o para transporte de alunos.
Afinal, a Câmara Municipal de Águeda, que tão mal-tratada foi na Assembleia Municipal que decorreu em Óis da Ribeira, pelo presidente da Junta de Freguesia, o inimitável Sérgio Neves, não excluiu a freguesia e continua a apoiá-la, através destes contratos-programas.
Sobre a AFTOR desta noite, mas uma vez sem a presidente eleita (a fazer fé ma convocatória, assinada pela segunda vogal), que tudo corra bem e felizes sejam os que, com maior ou menor responsabilidade, votam os interesses da (des)União.

Parte da rua a alargar

 A Rua Benjamim
Soares de Freitas

O ponto 3.2 da agenda de trabalhos da AFTOR prevê a delegação de competências para alargamento da Rua Benjamim Soares de Freitas. O que achamos muito bem.
A Câmara Municipal de Águeda aprovou uma delegação de competências à Junta de Freguesia da UFTOR, no valor de 16 250 euros e para alargamento da Rua Benjamim Soares de Freitas - a também  chamada Rua da Igreja.
O d´Óis Por Três já a 26 de Julho de 2020 AQUI adiantou a demolição de muros particulares nesta rua, também, repetindo-nos, conhecida como Rua da Igreja, ou Carreira da Igrej
a, para continuar o passeio, interrompido ao fim da casa/quintal de Maria Eugénia Reis e onde começa o/a da irmã Maria do Carmo. Depois, a casa e quintal de António Carvalho (Carteiro), até ao Café Central.
A Câmara Municipal de Águeda, entretanto e como d´Óis Por Três já AQUI deu conta, aprovou uma delegação de competências à Junta de Freguesia da UFTOR, no valor de 16 250 euros e para alargamento da Rua Benjamim Soares de Freitas. 
É esta que na noite de amanhã vai ser observada e seguramente aprovada pela maioria da AFTOR. Maioria é maioria.
O que o d´Óis Por Três não ente
nde é como a Junta da UFTOR propõe estas coisas sem sequer ter chegado a acordo com os proprietários.
Tudo isto parece uma brincadeira! A rondar a leviandade e outras coisas que não queremos falar!

Hugo Costa ambiciona ser campeão da Europa e do Mundo e atleta olímpico!

 
O paracanoísta Hugo Costa, da ARCOR, bicampeão nacional de KL 200 metros

Hugo Costa: mais uma medalha
coma  camisola da ARCOR


O paracanoísta Hugo Miguel Costa, da ARCOR, bi-campeão nacional de em título, de KL 200 metros, afirmou ao d´Óis Por Três que, depois destes títulos, a sua grande ambição é «ser campeão da Europa e do Mundo e poder ir aos Jogos Paralímpico». Mas, frisou, «um passo de cada vez!»

Natural de Coimbra, onde nasceu a 16 de Março de 2000, mas residente em Águeda, Hugo Costa frequenta o curso profissional de informática e sistemas e não tem os dois membros inferiores, de nascença. Iniciou-se na canoagem por influência do treinador João Brinco, quando estudava no Instituto Duarte Lemos (IDL), na Trofa.

«Comecei a dar os primeiros passos no desporto escolar, no Instituto Duarte Lemos e em 2017, e onde de imediato o meu treinador João Brinco me contagiou para esta prática magnífica», disse Hugo Costa, que até então não tinha experiência de qualquer modalidade desportiva.

- d´ÓpT: Que razões o atraíam para a canoagem?
- HC: Sou uma pessoa bastante competitiva, adorei o ambiente e percebi que o desporto me fazia muito bem, não só fisicamente como psicologicamente
- d´ÓpT: Que emoções recorda da primeira vez que pagaiou uma canoa?
- HC: A primeira emoção foi a de que não seria um desafio fácil. Mas também não gosto de coisas fáceis e fui à luta.
- d´ÓpT: Quem era o seu treinador e em que clube?
- HC: O meu treinador sempre foi o João Brinco e desde já lhe queria agradecer por tudo! O clube sempre foi a ARCOR.
- d´ÓpT: Quantas vezes, e em que variantes, foi campeão regional e nacional?
- HC: No total, tenho 14 medalhas, sendo 4 de ouro e de campeão regional, 4 de prata de vice-campeão nacional e 6 de ouro de campeão nacional.
- d´ÓpT: De qual título tem melhores emoções? O que mais gostou?
- HC: Gosto de todas, porque todas tem uma história diferente e um sabor diferente.
- d´ÓpT: Tem algum apoio específico da associação, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal, da federação ou qualquer outra instituição?
- HC: Sim, tenho da Camara Municipal de Águeda. É um apoio financeiro que depende das facturas de despesas que apresentar e que estas sejam elegíveis, porque estou na bolsa de atletas individuais, e que paga também ao treinador, para eu conseguir ter treinos bidiários, todos os dias.
- d´ÓpT: E de empresas patrocinadoras?
- HC: De momento, nenhuma empresa.
- d´ÓpT: Que tipo de apoios mais precisa?
- HC: Somente de instalações adequadas as minhas deficiências. 
- d´ÓpT: Sente-se bem apoiado pela ARCOR Canoagem?
- HC: Sim.
- d´ÓpT: São apoios suficientes?
- HC: Preciso de mais apoios financeiros, para poder estagiar antecipadamente nos locais em que vão ser realizadas provas internacionais,
 afim de me adaptar às condições que encontrarei em comptição.
Hugo Costa é bi-campeáo
nacional de paracanoagem
e atleta da ARCOR

A Europa e o Mundo,
os Jogos Para-olímpicos!


 

Os êxitos desportivo de Hugo Costa  refletiram já reconhecimentos diversos da sociedade civil. 
«Tenho orgulho enorme nesses prémios», disse ao d´Óis Por Três, ressublinhando a ambição de ser campeão da Europa e do Mundo e de participar nos Jogos Paraolímpicos
- d´ÓpT: Que prémios já recebeu, enquanto canoísta?
HC: Além dos vários diplomas e medalhas de campeão nacional, já recebi o Prémio Especial do Júri do «Jornal da Bairrada», de Oliveira do Bairro, na sua 7ª. Gala do Desporto, e também fui referenciado em desporto pela revista «Litoral Magazine», de Aveiro. 
- d´ÓpT: Qual deles mais o sensibilizou?
- HC: Todos eles. Porque, para mim, é um orgulho enorme ser reconhecido, o que também me dá mais e muita motivação para «voar» mais longe 
- d´ÓpT: 
Qual é o seu maior sonho, enquanto paracanoísta, depois de ser já bi-campeão nacional?
HC: O meu sonho maior é ser campeão da Europa e do Mundo e poder ir aos Jogos Paralímpicos. Mas tenho consciência de que tenho muito trabalho pela frente e de ter de dar um passo de cada vez.
- d´ÓpT: E enquanto pessoa?
- HC: Desde que seja feliz, está tudo bem.
- d´ÓpT: Alguma questão que queira abordar?
- HC: Queria desde já agradecer por me «escolherem» e que é um prazer enorme falar um pouco de mim e da minha experiência como atleta internacional ! Obrigado do fundo do coração ! Muita saúde e um abraço.

Os dias 24 de Setembro nos dias de Óis da Ribeira...


O GTA da ARCOR de há 16 anos. Atrás, Tavares, Carlos Pereira, Cristina
Silva e António Prazeres. À frente, Arlindo Reis (ensaiador), Sandra Pereira,
Liliane Alves, Pedro Soares, Cesaltina Pires, Paulo Gomes, Paulo Rogério e
Porfírio Pires (seccionista) 

1 - Ano de 1883,
há 137 anos !
Rita Maria de Jesus
foi para o Brasil

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 24 de Setembro de 1883, há 137 anos, passaporte para a óisdaribeirense Rita Maria de Jesus emigrar para os Estados Unidos do Brasil.
Costureira e casada com Sebastião Pereira da Conceição, a 6 de Julho de 1878, tinha 26 anos e era filha de José Ferreira Félix, de Águeda, e de Maria Rita, de Alquerubim - que moravam em Cabanões, povoação ao tempo meeeira de Óis da Ribeira e Travassô.
Não sabia escrever, o que era vulgar por esse tempo, e tinha cicatrizes na face esquerda e no lábio superior. Desconhecemos para que Estado brasileiro emigrou, nem dela temos qualquer informação posterior.

2 - Ano de 1883,
há 137 anos !
Passaporte para Albino Pereira Simões de
Carvalho 

O óisdaribeirense Albino Pereira Simões de Carvalho emigrou para o Brasil há 137 anos, com passaporte emitido a 24 de Setembro de 1883, pelo Governo Civil de Aveiro.
Solteiro e trabalhador rural, de 21 anos, era filho do pescador Manuel Simões de Carvalho e da jornaleira Maria Marques de Oliveira, ambos de Óis da Ribeira mas moradores em Cabanões. Neto paterno de António Simões de Carvalho e de Rosa Maria de Jesus,  neto materno de Manuel Matos de Oliveira (de Barreiro, em Viseu) e de Maria Marques, de Cabanões. 
Albino, de quem mais nada sabemos, media 1,82 metros (altura invulgar na época), cabelo preto e olhos  castanhos, tinha marca de bexigas na cara e não sabia escrever.
O GTA no dia da estreia, a 12 de Março de 2005


 - Ano de 2004.
há 16 anos !
Grupo de Teatro Amador iniciou
ensaios na ARCOR

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR iniciou, a 24 de Setembro de 2004, há 16 anos, os ensaios de uma nova peça: «Arcanjo Negro», de Aquilino Ribeiro e numa adaptação de Luís Oliveira.
O grupo era artisticamente dirigido por Arlindo Reis e o elenco incluía Paulo Gomes, Cristina Silva, Pedro Soares, Sandra Pereira, Carlos Pereira, Porfírio Pires (seccionista), Óscar Almeida, António Prazeres, Isaltina Pires, Paulo Rogério e Liliane Alves. O programa incluiu divertida comédia «Um macaco a fazer contas”.
A estreia foi na noite de 12 de Março de 2005 e correspondeu à estreia do palco do Salão Cultural da ARCOR, o primeiro de todo o tempo da enorme tradição da Arte de Talma em Óis da Ribeira. Foi também a estreia do órgão de luz, oferecido pelo INATEL dois anos antes, mas que só então foi possível instalar.

quarta-feira, setembro 23, 2020

Tuna / AFOR organiza «Caminhada de Outono 2020»


A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira vai realizar a «Caminhada de Outono 2020», marcada para o próximo domingo, dia 27 de Setembro. A concentração será junto à sede, pelas 8,30 horas e onde serão entregues os kits (máscara reutilizável e t-shirt), iniciando-se a caminha meia hora depois, por cerca de 10 quilómetros e observando os encantos da pateira de Óis da Ribeira e Espinhel, passando pela Fonte do Valbom e com um posto com águas e frutas a meio do percurso. 
 As inscrições, de 5 euros, serão até dia 26 de Setembro, através da página de facebook, pelo e-mail tunadeois@gmail.com e/ou pelos telefones 917540392 (presidente), 918782109 (secretária) e 935447195 (tesoureiro), de modo a garantir o kit para o dia da caminhada. 
 A iniciatiava da Tuna/AFOR tem patrocínio da empresa SERVIMOLAS. «Agradecemos o seu contributo, assim como o de Araújo Frutas», comentou a direção de António Reis.
A caminhada terá em conta todas as medidas da DGS, mas, sublinha a direção, «é necessário reforçar o distanciamento social durante a caminhada, sendo proibido percorrer os trilhos em grandes grupos». 
 «Devemos proteger-nos a todos!!», aconselha a direção, que contactou a GNR de Águeda de modo a perceber se existia algum impedimento na realização da caminhada. 
«Foi referido que não!!», diz a Tuna/AFOR.

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 23 de Setembro...


Os presidentes Fernando Pires (Ois da Ribeira) e Sesnando Reis (Requeixo), Teresa Fidélis (directora da ARH Centro) e Gil Nadais (Câmara Municipal de Águeda), Carlos Nolasco (Fermentelos) e Manuel Campos (Espinhel)



1 - Ano de 1930,
há 90 anos !
Roubo de milho 
e peças de carne !


A adega da óisdaribeirense Rosa Gomes da Conceição foi assaltada a noite de 23 para 24 de Setembro de 1930, há precisamente 90 anos.
A notícia foi recolhida do «Jornal da ARCOR» de 22 de Setembro de 1980, já lá vão 40 anos, e precisa que os ladrões «por meio de arrombamento» roubaram quatro rasas de milho e uma peça de carne de porco.
Então, como hoje, havia ladrões e assaltantes. Agora, ao que sabemos, rouba-se material eléctrico, fios de telefone, caixas de contadores, electrodomésticos, cobres e outros metais, hortaliças e tudo o que vier à mão. 
José Miguel, o colaborador da JFOR,
na limpeza dos jacintos (em 2011)



2 - Ano de 2010,
há 10 anos !
Limpeza da pateira leva a acordo das Juntas
com a ARH Centro !

As Juntas de Freguesia de Ois da Ribeira, Espinhel, Fermentelos e Requeixo assinaram, a 23 de Setembro de 2010, há 10 anos, um protocolo com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, para desenvolverem acções regulares de limpeza da pateira.
A questão essencial tinha nomeadamente a ver com os chamados jacintos-de-água (que ainda por lá andam a «navegar»), e reabilitação da área lagunar. 
A parceria viria a revelar-se eficaz, daí ter sido renovada a 13 de Maio de 2011 e julgamos ter a certeza que, infelizmente, não voltou a ser continuada. 
O documento há 10 anos assinado definia as responsabilidades das Junta de Freguesia na limpeza dos jacintos-de-água e reabilitação da pateira, bem como o apoio financeiro da  ARH do Centro, que era de 3 200 euros a cada autarquia.

A acção a desenvolver pelas JF´s envolvia a vigilância e remoção manual preventiva e imediata dos jacintos-de-água que surjam no plano de água da pateira.


3 - Ano de 2011,

há 9 anos 

Obras na capela 

de Santo António


A capela de Santo António estava, por esta altura de 2011, há 9 anos e há várias semanas, em obras de requalificação, internas e externas, incluindo o telhado.

O estado algo degradado do templo, desde há então já algum tempo, levou à necessidade de rápida intervenção, embora o padre Júlio Grangeia admitisse então que «a altura não é a melhor», devido às dificuldades financeiras da paróquia.

«Infelizmente, a parte de pedra tem já muito cimento misturado e a pedra é de vários tipos e  cores, o que nos deixou num grande impasse, por ter zonas com mais cimento que pedra», considerou o pároco, sobre as características do físicas templo. 


terça-feira, setembro 22, 2020

ARCOR Canoagem organiza descida nocturna de Águeda à Pateira


O cartaz oficial da descida

A Secção de Canoagem da ARCOR vai realizar no próximo sábado, dia 26 de Setembro de 2020, a «Descida Nocturna entre Águeda e a Pateira». 
A actividade é apoiada pelo Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro (PAPERA) e União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, pretendendo «ser, segundo a ARCOR Canoagem e em nota enviada ao d´Óis Por Três, «uma oportunidade para, de uma forma diferente da habitual (á noite) desfrutar de duas maravilhas do nosso concelho, o rio Águeda e a Pateira. 
O projecto designa-se «Conhecer e valorizar o rio Águeda e a pateira» e é apoiado com 1800 euros - o mesmo valor do subsídio atribuído à d´Orfeu, de Águeda, para realizar o FESTIM - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. 
A organização oferece luz frontal e lanche final, para além de disponibilizar kayak ou prancha, colete e pagaia.
O PAPERA

Apoio do PAPERA
é de 1 800 euros !

ARCOR Canoagem candidatou-se ao PAPERA 2020, nesta 11ª. edição do programa anual, e a assinatura do protocolo realizou-se a 29 de Fevereiro, no salão nobre da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), em Aveiro. 
«Seguimos a estratégia política assumida, de rigor e clarividência absoluta com os nossos concidadãos, divulgando a lista de apoios contratualizados para o apoio aos projectos e eventos da região de Aveiro», considerou Ribau Esteves, o presidente da Comunidade Intermunicipal, que, ao longo das suas onze edições, já apoiou, pelo PAPERA, 241 eventos de associações privadas sem fins lucrativos da Região de Aveiro.
As duas instituições - ARCOR Canoagem e d´Orfeu - foram as únicas da Águeda a ser apoiadas pelo PAPERA 2020.
As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas em

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 22 de Setembro...

 
Rei D. Fernando

Doação real, Jornal da ARCOR e 
festa de Óis da Ribeira !

1 - Ano de 1369
há 651 anos !
Doação r
eal de Óis da Ribeira 
ao Conde de Barcelos!

O Rei D. Fernando I doou 
as terras de Óis da Ribeira ao Conde de Barcelos a 22 de Setembro de 1369.
A carta real foi passada em Coimbra, neste dia de há 651 anos, e em nome de D. João Afonso Tello de Meneses, o conde, para ele «passando toda a parte, direito e quinhão que ele, Senhor Rei, tinha nas vilas de Óis da Ribeira e de Requeixo», segundo historia Landelino de Miranda Melo, no seu livro «Travassô e Alquerubim e outras localidade da Região do Vouga».
Curiosamente, quer Óis da Ribeira quer Requeixo aparecem designadas como vilas, sendo o foral 
óisdaribeirense atribuído por D. Manuel I a 2 de Junho de 1516. O autor, neste sobredito livro, refere que «Óis e Requeixo aparecem designadas umas vezes por vilas e outras vezes por aldeias».
Notícia no «Jornal da ARCOR» de há
 46 anos (foto da Tuna de 1962/63)


2 - Ano de 1979,
há 41 anos!
Padroeiro Santo Adrião
festejado pela ARCOR nas
Festas de Óis da Ribeira 

A ARCOR organizou, a 22 e 23 de Setembro de 1979, há 41 anos, as chamadas Festas de Ois da Ribeira, simultâneamente festejando Santo Adrião, o padroeiro da paróquia. 

Foram dois dias de intensa actividade cultural, recreativa e desportiva e de franco refrescamento do ribeirismo que, então, andava muito volátil e esquecido. Ainda que bem melhor que o de hoje, ano da graça de 2020!
O programa foi o seguinte: 
- Dia 22, sábado: Campanha do naço (pesca), exposição de artesanato (na Junta), teatro infantil (com o Grupo de Teatro do Orfeão de Águeda), cinema (pela Junta Central das Casa do Povo) e festival de folclore - com o Grupo Folclórico da Região do Vouga (Mourisca) e a Rusga de Arcozelo (Gaia), que, no final e já no salão do Pôr-do-Sol, surpreendeu o público com uma memorável terceira parte, em forma de revista popular. 
- Dia 23, domingo: Missa solene, campal (na pateira), e procissão para a Igreja. Tarde de ciclismo, atletismo e corridas de barcos. Concerto da Banda Nova de Fermentelos e da Tuna Musical de Ois da Ribeira, expressamente reorganizada para o efeito. 
A ARCOR teve colaboração gratuita de todas estas instituições e também da Câmara Municipal de Águeda, Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), Federação do Folclore Português, Casa do Povo de Águeda e Escola Central de Sargentos - que, gratuitamente assegurou o transporte dos dois grupos de folclore.
Os tempos eram de sementeira da ARCOR! De união e promoção do associativismo. Desse domingo, ficou memorável o pé de dança de D. Maria Augusta, a avó de Fernando e Arlindo Reis, que fez 92 anos no dia 23 desse Setembro de há 46 anos. E a visita de «mais de 2000 pessoas, nos dois dias», como se lia na imprensa de Águeda - reportando as Festas de Ois da Ribeira e num artigo assinado por Salvador Rodrigues.
O 1º. «Jornal da ARCOR»


3 - Ano de 1979,
há 41 anos !
A primeira edição
do «Jornal da ARCOR»

A primeira edição do «Jornal da ARCOR» saiu a 22 de Setembro de 1974. Há precisamente 46 anos!
O editorial sublinhava que «a ARCOR nasceu para unir as pessoas (…), solidificar laços de autêntica amizade entre todos os que, nascidos ou residentes em Ois da Ribeira, como os ausentes no estrangeiro da nossa saudade, se queiram associar a este projeto de ligação entre as pessoas de vários quadrantes sociais que formam a família ribeirense». 
A primeira página titulava «O jornal que queremos ser» e antecipava um claro «é preciso olhar bem para a frente». E um bem expressivo: «Gente de Ois da Ribeira quer futuro de progresso». Anunciava, para o interior, as «Histórias e sátiras do Cruzeiro do Mal-Dizer», ou seja «histórias e ideias... para ler», antepassado do «Clube Ar e Cor» que viria a ser matriz da última série - a que se publicou entre Junho de 2001 e Março de 2005. 
O jornal de há 46 anos tinha oito páginas (quatro a cores e outros títulos eram estes: ARCOR - o que somos, ao que vimos (planos da associação), Escola Primária é um mundo de carências (reportagem), Registo Pessoal (notícias da sociedade local), A quantas andamos e As «Políticas» (comentários sociais), Jornal Luz e Esperança (jornal da paróquia), Coisas do Antigamente (notícias de 50 anos antes), Pateira vai ser limpa (notícia), Festas de Ois da Ribeira (programa de 2 dias em honra do padroeiro Santo Adrião) e Tuna de Ois da Ribeira (nesse ano «reactivada» para actuar em actividades da ARCOR). 
A primeira série publicou pelo menos cinco números, com periodicidade trimestral. 

segunda-feira, setembro 21, 2020

A draga/ceifeira «Pato Bravo» voltou à pateira...

A descarga da draga/ceifeira «Pato Bravo» (net)
O cais do projecto Náutica Lazer da Pateira
e os jacintos ao longo da margem, vistos, ontem,
do pontão de Óis da Ribeira


A draga/ceifeira «Pato Bravo» voltou hoje à pateira e foi descarregada durante a manhã, na margem de Óis da Ribeira, numa operação conduzida por funcionários da Câmara Municipal de Águeda.
O objectivo é, naturalmente, fazer a limpeza dos jacintos que infestam a lagoa e também a prejudicam e enfeiam, para além de impedir as habituais actividades desportivas e de lazer que nela se desenvolvem. Que o diga a Secção de Canoagem da ARCOR que não pode treinar, por não poder entrar na água. 
Ontem, por exemplo - e não sabemos se no sábado... - o «cais» do projecto Náutica de Lazer da Pateira estava como mostra a segunda imagem. Os jacintos quase «engoliam» a areia que a Junta de Freguesia lá pousou. E não houve lazer náutico para ninguém!
A draga «Pato Bravo» é, na prática, e muito bem sucedidamente, um ceifeira aquática que limpa e retira os jacintos da água da lagoa, como aconteceu, numa espécie de milagre, há já precisamente 13/14 anos, quando «apateirou» na lagoa - entre Dezembro de 2006 e Abril de 2007 -, altura em que tirou qualquer coisa com 13 000 toneladas, de acordo com uma nota camarária desse tempo.
E em outras alturas!
O cais da canoagem da ARCOR 
a 6 de Agosto de 2020


A «Pato Bravo»
por outras águas !

A draga, entretanto, tem andado a «navegar» por outras águas, que não nas que foi destinada e até fora do município de Águeda, e a jacintização da lagoa é como todos sabemos.
O d´Óis Por Três várias vezes questionou (por exemplo, ver AQUI) as prolongadas ausências da ceifeira aquática, o que originou a fartura de jacintos espalhados pela lagoa que b em se conhece e que muitas vezes impediu os treinos dos jovens canoístas da ARCOR. Mas fosse esse mal o mal maior. E, infelizmente, não é!
Hoje, a draga/ceifeira voltou à pateira. Que faça bom serviço!
E que só saia da pateira quando nela não for necessária. Isto é: fique para sempre!

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 21 de Setembro...

Capa do CD «' Brisas d´Óis»
da Tuna de Óis da Ribeira 

CD «Brisas d´Óis» e
terreno da ARCOR

1 - Ano de 2011,
há 9 anos !
Tuna apresentou o CD
«Brisas d´Ois» !

A Tuna Musical de Óis da Ribeira apresentou o CD «Brisas d´Óis», a 21 de Setembro de 2011, há 9 anos.
O presidente António Horácio Tavares disse, na altura e a propósito, «dever-se ao maestro António Bastos e à qualidade dos músicos».
A associação óisdaribeirense tinha editado o primeiro CD em 2004 e, disse o  presidente, «tem agora condições para um trabalho com uma marca diferente». Isto porque «a Tuna teve uma transformação muito grande, com um trabalho muito bom e muitos jovens», por exemplo quatro deles a frequentar o Conservatório» - isto sem esquecer «aqueles que fizeram com que a Tuna chegasse até aqui». 
António Horácio Tavares lembrou, na oportunidade, «a colaboração do capitão Amílcar Morais», que ainda recentemente, a esse tempo, «ofereceu duas obras à Tuna».
A vereadora Elsa Corga sublinhou «o excelente trabalho que a Tuna tem feito» e anunciou «apoio da Câmara Municipal» à edição deste CD.
Fernando Pires, Agostinho Tavares
e Celestino Vegas em 2004


2 - Ano de 2013,
há 7 anos !
Direito de superfície
de 99 anos para a ARCOR

A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira (AFOR) aprovou, por unanimidade e a 21 de Setembro de 2013, há 7 anos, a renovação do
protocolo que garantia(e) o direito de superfície da ARCOR sobre o terreno do Centro Social. Era de 50 e passou para 99 anos.
A cedência à ARCOR do terreno onde está instalado o Centro Social da associação (e  a sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Traassô e Óis da Ribeira) era de 50 anos e tinha sido deliberada a 30 de Agosto de 1999, sendo ratificada pela Assembleia de Freguesia de Ói da Ribeira que se realizou a 28 Setembro seguinte, por unanimidade. O presidente da ARCOR era Fernando Reis.
A escritura pública, porém, só foi assinada a 23 de Julho de 2004 - no Cartório Notarial de Águeda, por Fernando Pires (presidente e em representação da Junta de Freguesia) e Celestino Viegas (presidente da direção da ARCOR) e Agostinho Tavares (tesoureiro). O registo na Conservatória do Registo Predial de Águeda foi a 6 de Agosto seguinte.


Vacinação anti-rábica em Óis da Ribeira


A campanha de vacinação anti-rábica vai estar em Óis da Ribeira no próximo no dia 22 de Setembro de 2020, terça-feira, amanhã, no âmbito do combate à prolifaxia da raiva e outras zoonoses, para além de identificação electrónica
A operação esta marcada para as 9 horas da manhã e supõe-se que seja na casa da Junta de Freguesia da Rua Adolfo Pires dos Reis. Dizemos supõe-se porque o edital indica o armazém da JF em Óis da Ribeira, que antigamente, antes da colonização autárquica, era ali - nesta casa abandonada perla Junta de Freguesia da UFTOR.
O atendimento, fora desta data, pode ser feita no canil municipal de Águeda, mas com marcação prévia pelo telefone 234644264. Há ainda a Linha Verde 800203197 e o email dv-peh@cm-agueda.pt. 

domingo, setembro 20, 2020

ARCOR foi 17ª. nas Pagaiadas de que David foi campeão nacional

 

David Santos Soares no pódio de
campeão nacional de C1 cadetes


ARCOR Canoagem foi 17ª. classificada da Final Nacional das 1ªs. Pagaiadas, ontem disputadas no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, onde David Soares, como também ontem AQUI noticiámos, se sagrou campeão nacional de C1 cadetes.
O clube de Óis da Ribeira ficou exatamente a meio da tabela, com 54 pontos resultantes das pontuações (ver abaixo) de David Soares (33), Carolina Moreto Castro (12) e Leandro Pinho Pereir
a (9).

David Soares, Carolina
Moreno e Leandro Pereira

O Clube Náutico de Fão foi o vencedor vencedor da Final Nacional das Primeiras Pagaiadas, com 320 pontos, seguido do CN de Ponte de Lima (319)e do GCDR de Gemeses (239. Quanto aos cubes de Aveiro classificaram-se: 8º-Naval da Torreira (99 pontos); 12º.-Saavedra Guedes (82); 17º.-ARCOR (54); 24º.-CS de Aveiro /28); 27º- IDEC, de Cacia (12). O Merelim foi 33º. e último classificado (zero pontos).


O trio da ARCOR:
David, Carolina e Leadndro!


A ARCOR Canoagem esteve representada por três atletas nesta final nacional da Pagaiadas.
Recordamos as suas classificações:
- C1 cadetes: David Santos Soares, 1º. lugar, com o tempo de 12.02.92, campeão nacional.
- K1 Iniciados, 10º. lugar: Leandro Pinho Pereira, 10º. lugar, com o tempo de 12.48.22 (9 pontos).
- K1 iniciadas, 7º. lugar: Carolina Moreto Castro, com o tempo de 13.02.97 (12 pontos).