segunda-feira, setembro 21, 2020

A draga/ceifeira «Pato Bravo» voltou à pateira...

A descarga da draga/ceifeira «Pato Bravo» (net)
O cais do projecto Náutica Lazer da Pateira
e os jacintos ao longo da margem, vistos, ontem,
do pontão de Óis da Ribeira


A draga/ceifeira «Pato Bravo» voltou hoje à pateira e foi descarregada durante a manhã, na margem de Óis da Ribeira, numa operação conduzida por funcionários da Câmara Municipal de Águeda.
O objectivo é, naturalmente, fazer a limpeza dos jacintos que infestam a lagoa e também a prejudicam e enfeiam, para além de impedir as habituais actividades desportivas e de lazer que nela se desenvolvem. Que o diga a Secção de Canoagem da ARCOR que não pode treinar, por não poder entrar na água. 
Ontem, por exemplo - e não sabemos se no sábado... - o «cais» do projecto Náutica de Lazer da Pateira estava como mostra a segunda imagem. Os jacintos quase «engoliam» a areia que a Junta de Freguesia lá pousou. E não houve lazer náutico para ninguém!
A draga «Pato Bravo» é, na prática, e muito bem sucedidamente, um ceifeira aquática que limpa e retira os jacintos da água da lagoa, como aconteceu, numa espécie de milagre, há já precisamente 13/14 anos, quando «apateirou» na lagoa - entre Dezembro de 2006 e Abril de 2007 -, altura em que tirou qualquer coisa com 13 000 toneladas, de acordo com uma nota camarária desse tempo.
E em outras alturas!
O cais da canoagem da ARCOR 
a 6 de Agosto de 2020


A «Pato Bravo»
por outras águas !

A draga, entretanto, tem andado a «navegar» por outras águas, que não nas que foi destinada e até fora do município de Águeda, e a jacintização da lagoa é como todos sabemos.
O d´Óis Por Três várias vezes questionou (por exemplo, ver AQUI) as prolongadas ausências da ceifeira aquática, o que originou a fartura de jacintos espalhados pela lagoa que b em se conhece e que muitas vezes impediu os treinos dos jovens canoístas da ARCOR. Mas fosse esse mal o mal maior. E, infelizmente, não é!
Hoje, a draga/ceifeira voltou à pateira. Que faça bom serviço!
E que só saia da pateira quando nela não for necessária. Isto é: fique para sempre!

1 comentário:

Anónimo disse...

Então?! Se é para ficar para sempre é porque algum dos três d ois sabe mais que todos nós aqui!
Será que esta praga infestante, assim como a colonizadora se instalaram definitivamente na na pateira e na vila?!
A dos Já cintos ainda não se sabe a origem, mas tem remédio! Agora a praga trauliteira, desde o primeiro dia que está identificado quem são os padrinhos e a forma de aniquilar a mesma!