quinta-feira, setembro 10, 2020

Unidade de Saúde (só) deve reabrir em 2022...

A reunião do Bloco de Esquerda com responsáveis do Agrupamento de Centros 
de Saúde do Baixo Vouga e coordenadoras do Centro de Saúde de Águeda
A Unidade de Saúde de Travassô funciona(va) na delegação
da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira 

A Unidade de Saúde de Travassô (UST) deverá reabrir apenas em 2022, depois de feitas as obras de remodelação do edifício onde funciona(va).
A UST interessa sobremaneira a Óis da Ribeira, pois é nela que estão inscritos a esmagadora maioria dos óisdaribeirenses que são utentes do Serviço Nacional de Saúde.
O anúncio surgiu no seguimento de uma reunião de deputados do Bloco de Esquerda com o director do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Vouga, as coordenadoras das duas Unidades Funcionais e a interlocutora médica do Centro de Saúde de Águeda.
A reunião teve como objectivo fazer o ponto de situação relativamente aos cuidados médicos do concelho de Águeda e o BE manifestou «preocupação com os pólos de Travassô e Belazaima do Chão».
«Estão encerrados há alguns meses e assim se deverão manter, segundo o que nos foi transmitido», relatou o BE, considerando «estas decisões incompreensíveis, pois a reabertura destes pólos permitiria aliviar a carga a que os outros prestadores de cuidado de saúde estão actualmente sujeitos».
Antevisão da nova fachada 

Nova Unidade de saúde
custa(rá) 277 000 euros!

A Unidade de Saúde de Travassô está encerrada há meses e carece de obras de remodelação.
O projecto já foi aprovado pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em Abril deste ano e está em mãos da Câmara Municipal de Águeda, admitindo-se que possam estar concluídas em 2022.
«Trata-se de uma necessidade urgente, com quase quatro décadas de espera, e a maior necessidade de intervenção a nível de saúde de toda a região»,  comentou, na altura, a Junta de Freguesia da UFTOR.
O projecto é financiado pala Câmara Municipal de Águeda e o custo andará na ordem dos 277 000 euros. Prevê intervenção no piso inferior para criar dois gabinetes médicos e dois de enfermagem, a secretaria e sanitários, entre outros espaços. 
A delegação da Junta de Freguesia da UFTOR terá uma zona de secretaria, balcão de Correios e Espaço Cidadão. O piso superior terá um salão, sala de reuniões e arquivo, entre outros espaços.
Antevisão do 1º. andar do edifício

Consultas anuladas
e não remarcadas ! 
A população utente da Unidade de Saúde de Travassô continua a ter de se deslocar a Recardães.
A situação leva a que muitas pessoas, a maioria, estejam limitadas nas necessárias deslocações, por falta de transportes públicos para esta localidade.
A médica, a enfermeira e a funcionária administrativa da UST estão deslocadas para aquela Extensão de Saúde e o d´Óis Por Três sabe que, com justificação atribuída à COVID, há consultas que estão a ser adiadas, sem marcações de novas datas.

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas isto não é novidade nenhuma, uma vez que a intenção de encerrar o posto médico foi feito em assembleia de freguesia pela a enfermeira e o eleito local.

Anónimo disse...

É preciso ignorar certas publicações para não acreditar, nessas ''mentiras forjadas'' nada mais são do que pura manipulação da opinião pública para esconder da realidade do que temos. O resultado mostra de quão são tão desastrosos a gerir a causa pública e que o resultado é uma única absoluta catástrofe.

Anónimo disse...

O novo é o recomeço a partir das coisas certas e não remendos a partir dos erros passados. Perdoe nos, livrai nos de ressentimentos de trauliteiros e dos seus quatro mentores que vivem num passado longínquo.

Anónimo disse...

Devemos considerar que o mal não merece comentários em momento algum, a menos que seja para ser corrigido.

Custo actualizado da obra no papel 377 000 euros...

Anónimo disse...

Por sentir-se inferior, um dis três neuróticos sempre escreve alguma coisa para os outros tecerem comentários afiados na tentativa de desonerar o outro de suas falsas virtudes.

Anónimo disse...

A LEI DO SILÊNCIO

É preferível calar se do que dizer mentiras.

Anónimo disse...

Gosto sempre de ouvir o que estas pessoas tem a dizer ! Quem não gosta de ouvir o pensamento sensato ,contido,verdadeiro e apaziguador de de homens e mulheres do BE que já nada têm a provar à Sociedade pelas provas dadas e com um carinho especial pelos doentes e sem médicos. Ao contrário de uns Trauliteiros, esquisitos e sem qualquer credibilidade que efectiva...mente nos deixam suspensos entre a incerteza e a insegurança de um futuro de crescimento para a UFTOR.

Anónimo disse...

Com este Presidente a saúde de Travassois só perde. Precisamos de uma personalidade respeitável! Quem andou não tem para andar...Travassois merece mais...

Anónimo disse...

Há que preparar ao Zé povinho para a ignorarem a realidade e reelegerem novamente o regedor. Mas já dizia o meu amigo falecido, mudam se os tempos, mudam se as vontades.