sábado, setembro 05, 2020

Poluição e a qualidade da água do rio Cértima e pateira

A reunião de Óis da Ribeira, no salão da sede oficial da UFTOR
Poluição do rio Cértima, afluente da pateira

A sede da União de Freguesias de Traassô e Óis da Ribeira, nesta vila, foi cenário de uma reunião sobre o problema da poluição da pateira e Rio Cértima e foi decidido elaborar um documento conjunto para enviar a diversas entidades no sentido de «alertar e tomar uma posição sobre esta situação».
Situação que, segundo o comunicado oficial, «persiste e que as autoridades responsáveis teimam em ignorar». Ignorar, relata o comunicado da UFTOR, «depois de inúmeros casos de descargas ilegais poluentes que têm de forma sistemática afectado esta lagoa pondo em causa todo o ecossistema».
O encontro teve participação de várias instituições da geografia territorial ribeirinha, nomeadamente as Juntas de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, Recardães e Espinhel, Oliveira do Bairro e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz. Também representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, da SOS Cértima, da QUERCUS e da ARCOR Canoagem.
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de
Aveiro e da CIRA não participou mas anunciou disponibilidade para ajudar a encontrar soluções para este problema. A Câmara Municipal Águeda e as Juntas de Freguesia de Fermentelos e Oiã foram convidados mas não puderam estar presentes.
«É urgente e imperativo a intervenção de diversos organismos. A pateira e o rio Cértima precisam de nós, de todos e a uma só voz», proclamou o documento oficial da UFTOR.
As lentilhas no rio Cértima
A qualidade da água do rio Cértima e na pateira
Um dos últimos alertas sobre a poluição na pateira e rio Cértima, entre muitos outros, foi dado pelo presidente da Junta de Freguesia de Recardães e Espinhel, que se deslocou com o presidente da Câmara Municipal de Águeda ao «local do crime» - junto da ponte da Murta.
«Perguntei a quem sabe, porque é que o rio está assim, completamente verde, e fiquei a saber que se trata duma infestação de lentilha de água, uma espécie vegetal que, à semelhança do jacinto de água, se reproduz muito rapidamente em águas eutrofizadas, com poucas correntes e, sobretudo, com muitos nutrientes, nomeadamente, matéria orgânica», disse Jorge Almeida, acrescentando que «nestas condições, a vida dos peixes está seriamente ameaçada, pois a oxigenação das águas é muito deficiente».
O autarca camarário lembrou que «os Municípios de Águeda e Oliveira do Bairro, com o apoio do Fundo Ambiental, realizaram recentemente importantes trabalhos de Requalificação do Rio Cértima» mas concluiu que «agora, é fundamental garantir a qualidade da água do rio».
A poluição na pateira, segundo a QUERCUS
QUERCUS de Aveiro oferece recompensa a quem denunciar
A QUERCUS de Aveiro, participante da reunião de Óis da Ribeira, por sua vez, considerou que «é inaceitável que as autoridades fiscalizadoras e o Ministério do Ambiente não respondam às denúncias das autarquias locais e associações».
A questão poluitiva do Cértima e Pateira, de resto, mereceu, no início de Setembro, uma posição de força a QUERCUS distrital, anunciando que «oferece-se recompensa a quem encontrar o local da descarga, ou prestar informações sobre o autor deste crime».
«Os dados serão tratados de forma confidencial», precisou a QUERCUS, lembrando que «apesar das sucessivas denúncias dirigidas às entidades fiscalizadoras, de interpelações ao ministro do Ambiente, denúncias públicas e reportagens televisivas» ocorreu naquela altura «mais uma descarga poluente entre Espinhel e Óis da Ribeira».
«Os crimes sucedem-se, sem qualquer consequência. Até ao momento, não se sabe que entidades fiscalizadoras realizaram acções inspectivas, quantas acções realizaram, se efectuaram a recolha de amostras e os resultados dos autos de contraordenação», considerou a QUERCUS Aveiro.
- Ver AQUI

Sem comentários: