sábado, setembro 19, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 19 de Setembro...


Padres António Fonseca e Júlio
Grangeia e diácono Fernando Reis

1 - Ano de 1920.
há 100 anos !
Padre António

Nunes da Fonseca


O padre António Nunes da Fonseca paroquiou vários anos em Santo Adrião de Óis da Ribeira e S. Miguel de Travassô e nasceu há precisamente 100 anos, a 19 de Setembro de 1920, na freguesia de Monte, na Murtosa. Faleceu em Dezembro de 2008, aos 88 anos.
O padre Fonseca ainda sacerdotou na sua paróquia natal, a de Monte (Arciprestado da Murtosa) até 2005, e viveu os últimos anos da sua vida em Cedrim do Vouga, onde paroquiou antes de chegar a Óis da Ribeira e Travassô, em ano que não conseguimos precisar - nos anos 70 do Século XX. Até 23 de Agosto de 1988, quando foi substituído pelo padre Júlio Grangeia , ainda hoje titular das duas paróquias
A 9 de Novembro de 2008, semanas antes da sua morte, esteve em Óis da Ribeira, participando nas cerimónias de bodas de ouro matrimoniais do casal Margarida Soares dos Reis e Santos e Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida. 
Alguns dos atletas quem, há 9
anos, abandonaram a ARCOR


2 - Ano de 2011,
há 9 anos !
Canoístas da ARCOR
passaram para Requeixo!

A Secção de Canoagem da ARCOR ficou sem 9 atletas, dissidentes, há precisamente 9 anos.
Abandonaram o clube, para o Centro Cultural da Taipa e logo depois, em Outubro, foi criado o Clube Náutico de Requeixo, que, afinal (e agora já extinto) se viria a chamar Pateira Clube de Canoagem de Requeixo!
O treinador António José Gonçalves saiu e com ele um grupo de atletas da formação da ARCOR: Cíntia Espinhal (infantil), Sara Soares, Rafael Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Luís Santos (cadetes), Amílcar Pina, Manuel Tavares (juniores) e Miguel Tavares e Inês Espinhal (seniores). Outros, estiveram para sair. Pouco depois, saiu Arménio José.
«Não concordei com as imposições da direcção e fiquei do lado dos atletas», disse António José Gonçalves, que tinha dois filhos (Rafael e Gabriel), na ARCOR, já transitados do GICA. 
A direcção da ARCOR era presidida por João Gomes e Sérgio Almeida era o vice-presidente e responsável pela Secção de Canoagem, na altura se mostrando surpreendido com a deserção.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em OdR é cultivada esta cultura altamente contagiosa da deserção e traição ao próximo. É como o outro perguntava, querem mais prova? Aqui estão elas!

Anónimo disse...

Na vila de ois de vez enquanto aparecem alguns pássaros muito promissores que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.