quinta-feira, setembro 24, 2020

Hugo Costa ambiciona ser campeão da Europa e do Mundo e atleta olímpico!

 
O paracanoísta Hugo Costa, da ARCOR, bicampeão nacional de KL 200 metros

Hugo Costa: mais uma medalha
coma  camisola da ARCOR


O paracanoísta Hugo Miguel Costa, da ARCOR, bi-campeão nacional de em título, de KL 200 metros, afirmou ao d´Óis Por Três que, depois destes títulos, a sua grande ambição é «ser campeão da Europa e do Mundo e poder ir aos Jogos Paralímpico». Mas, frisou, «um passo de cada vez!»

Natural de Coimbra, onde nasceu a 16 de Março de 2000, mas residente em Águeda, Hugo Costa frequenta o curso profissional de informática e sistemas e não tem os dois membros inferiores, de nascença. Iniciou-se na canoagem por influência do treinador João Brinco, quando estudava no Instituto Duarte Lemos (IDL), na Trofa.

«Comecei a dar os primeiros passos no desporto escolar, no Instituto Duarte Lemos e em 2017, e onde de imediato o meu treinador João Brinco me contagiou para esta prática magnífica», disse Hugo Costa, que até então não tinha experiência de qualquer modalidade desportiva.

- d´ÓpT: Que razões o atraíam para a canoagem?
- HC: Sou uma pessoa bastante competitiva, adorei o ambiente e percebi que o desporto me fazia muito bem, não só fisicamente como psicologicamente
- d´ÓpT: Que emoções recorda da primeira vez que pagaiou uma canoa?
- HC: A primeira emoção foi a de que não seria um desafio fácil. Mas também não gosto de coisas fáceis e fui à luta.
- d´ÓpT: Quem era o seu treinador e em que clube?
- HC: O meu treinador sempre foi o João Brinco e desde já lhe queria agradecer por tudo! O clube sempre foi a ARCOR.
- d´ÓpT: Quantas vezes, e em que variantes, foi campeão regional e nacional?
- HC: No total, tenho 14 medalhas, sendo 4 de ouro e de campeão regional, 4 de prata de vice-campeão nacional e 6 de ouro de campeão nacional.
- d´ÓpT: De qual título tem melhores emoções? O que mais gostou?
- HC: Gosto de todas, porque todas tem uma história diferente e um sabor diferente.
- d´ÓpT: Tem algum apoio específico da associação, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal, da federação ou qualquer outra instituição?
- HC: Sim, tenho da Camara Municipal de Águeda. É um apoio financeiro que depende das facturas de despesas que apresentar e que estas sejam elegíveis, porque estou na bolsa de atletas individuais, e que paga também ao treinador, para eu conseguir ter treinos bidiários, todos os dias.
- d´ÓpT: E de empresas patrocinadoras?
- HC: De momento, nenhuma empresa.
- d´ÓpT: Que tipo de apoios mais precisa?
- HC: Somente de instalações adequadas as minhas deficiências. 
- d´ÓpT: Sente-se bem apoiado pela ARCOR Canoagem?
- HC: Sim.
- d´ÓpT: São apoios suficientes?
- HC: Preciso de mais apoios financeiros, para poder estagiar antecipadamente nos locais em que vão ser realizadas provas internacionais,
 afim de me adaptar às condições que encontrarei em comptição.
Hugo Costa é bi-campeáo
nacional de paracanoagem
e atleta da ARCOR

A Europa e o Mundo,
os Jogos Para-olímpicos!


 

Os êxitos desportivo de Hugo Costa  refletiram já reconhecimentos diversos da sociedade civil. 
«Tenho orgulho enorme nesses prémios», disse ao d´Óis Por Três, ressublinhando a ambição de ser campeão da Europa e do Mundo e de participar nos Jogos Paraolímpicos
- d´ÓpT: Que prémios já recebeu, enquanto canoísta?
HC: Além dos vários diplomas e medalhas de campeão nacional, já recebi o Prémio Especial do Júri do «Jornal da Bairrada», de Oliveira do Bairro, na sua 7ª. Gala do Desporto, e também fui referenciado em desporto pela revista «Litoral Magazine», de Aveiro. 
- d´ÓpT: Qual deles mais o sensibilizou?
- HC: Todos eles. Porque, para mim, é um orgulho enorme ser reconhecido, o que também me dá mais e muita motivação para «voar» mais longe 
- d´ÓpT: 
Qual é o seu maior sonho, enquanto paracanoísta, depois de ser já bi-campeão nacional?
HC: O meu sonho maior é ser campeão da Europa e do Mundo e poder ir aos Jogos Paralímpicos. Mas tenho consciência de que tenho muito trabalho pela frente e de ter de dar um passo de cada vez.
- d´ÓpT: E enquanto pessoa?
- HC: Desde que seja feliz, está tudo bem.
- d´ÓpT: Alguma questão que queira abordar?
- HC: Queria desde já agradecer por me «escolherem» e que é um prazer enorme falar um pouco de mim e da minha experiência como atleta internacional ! Obrigado do fundo do coração ! Muita saúde e um abraço.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque será que arcor não promove publicamente os seus atletas, como faz o dopt?!

Será porque afinal de contas, não é a instituição que pagas as contas?!

Mas será que um determinado clã se instalou na arcor, para se servir e através da mesma financiar os seus gostos e paralelamente promover os seus dotes?!