domingo, abril 16, 2006

PÁSCOA EM OIS DA RIBEIRA É À 2ª. FEIRA


A Visita Pascal de Ois da Ribeira desde há mais de meio século que é à... 2ª. feira. Do que quisemos saber, ninguém nos soube responder: porquê à 2ª. feira? Tempo houve, ouvi de meus avós, em que era à 2ª. feira por ser a mais pequena das duas paróquias: Travassô e Ois. Que o padre era o mesmo e não tinha tempo ao domingo. Era então todo o domingo para Travassô e 2ª. feira de tarde para Ois. Mas isso era... antigamente. E agora?
Agora, o padre já não faz a visita pascal vão lá anos e continua a ser à 2ª. feira. Então os leigos não podiam fazer a visita no domingo de Páscoa? O padre Júlio e a comissão fabriqueira não podiam pensar nisso? Já viram que muitos ribeirenses não podem estar á 2ª. feira em casa, porque estão a trabalhar? E que muitos outros residentes fora, não podem (v)ir porque nos locais onde residem as práticas não são as mesmas?
Amanhã, 2ª. feira, então lá teremos... Páscoa em Ois. A partir das 14 horas? Para quem puder estar e para quem abrir a porta.
2X3: Foto do site do P. Júlio (visita pascal de 2004)

3 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

Sou de opinião que a visita pascal deveria ser ao domingo e com o padre. Ou então em vez da visita porta a porta, que se fizesse uma festa do tipo da comunidade e agora nem há o problema se chover porque podia-se ir para a Arcor.

d´OIS POR TRÊS disse...

Ora aqui está como o sr. AM pode ser civilizado e colaborante.
Eu aqui também concordo consigo, sem dúvidas.

d´OIS POR DOIS disse...

Concordo com a páscoa ao domingo. Voto nessa.