domingo, abril 09, 2006

RECADO AOS FUMADORES


Falar de vícios, de dependências, é chover no molhado.
Quando se fica adicto de qualquer substância, o corpo exige-nos mais do que a nossa própria vontade. Só o tratamento médico, uma alimentação saudável e a adopção de uma postura mais harmoniosa com a existência, pode levar à superação da dependência e da dor.
Os fumadores são inimigos figadais do Serviço Nacional de Saúde, no qual o Estado português utiliza grande parte dos dinheiros públicos; precisamos de ter uma população mais saudável, e, para isso, era bom que erradicassemos parte das doenças contraídas pelo tabaco e que pesam imenso nos gastos médicos, medicamentosos e de internamento nos nossos hospitais, a cargo e por conta do SNS.
Todos sabem, mas não dizem, que os malefícios do tabaco, começarem por ser apontados nos States, onde fumar é quase um pecado... Sabem, mas não dizem, que a OMS recomenda a luta contra o tabagismo. Sabem, mas não admitem, que a União Europeia pretende acabar com o tabagismo, porque é um perigo para a saúde pública, para os fumadores e para os fumadores passivos... E cá por Óis?

1 comentário:

d´OIS POR TRÊS disse...

Por cá é o que gente sabe, nos sítios que todos sabem mas onde ninguém actua. Nem a Gê Éne Érre.