terça-feira, abril 18, 2006

TRADIÇÃO DO AMENTAR AS ALMAS E LADAÍNHA QUARESMAL EM OIS DA RIBEIRA


Quinta-feira Santa realizou-se o último Amentar das Almas. Uma noite enluarada acompanhou o grupo de ribeirenses (foto) que deu vida a esta tradição e seguiu o percurso comb, que terminou na igreja matriz de Óis da Ribeira.
Sábado Aleluia, pouco faltava para a meia noite, começaram a ouvir-se os últimos cantos da ladaínha, deste a Rua Santo António à igreja. Apesar de se ter realizado apenas na última semana da Quaresma, a afluência dos ribeirenses ficou muito aquém da esperada. Assim, quem sabe?, a realização da ladainha quaresmal poderá não se voltar a realizar - ficar apenas na memória.
- Luís Neves (texto e foto)

7 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

É pá, isto tá a pegar-se... mas também acho que AM é muito contra, até parece que em Óis não há nada de bom. O que faz falta é esta malta animar-se e aliciar os mais novos, ou não é?

d´OIS POR TRÊS disse...

Sr. AM: do meu exemplo, posso eu falar e não me envergonho, mas não sei do seu, pois não o conheço. De todo o modo, o assunto é sério e deve ser discutido a sério, ok?

d´OIS POR DOIS disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
d´OIS POR DOIS disse...

Acho que devíamos era aplaudor estes homens. E porque não irem as mulheres participar nestas iniciativas? Acho que não devem ficar sí na cozinha e na igreja.

Luís Neves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luís Neves disse...

Boas... my turn to speak.. ;)
A verdade é nua e crua: os jovens de cá simplesmente já nem pensam nestas ditas tradições. Com um mundo agora cheio de noites e com tanta coisa que não requer responsabilidade, para que arranjar compromissos?! Eu a "brincar" até já me meti em coisas a mais.. quando dou conta já tenho agenda preenchida.. eheh..
Ouvi um dia uma frase que passo a escrever: "se soubesses quanto custa mandar, logo escolherias obeceder"..
Quando a politiquices, abstenho-me.. políticos já há muitos..
Tenho dito.. ;)

d´OIS POR DOIS disse...

A malta nova agora quer e borga, buates, copos e outras coisas que bem vale a pena falar. Poucos são os que escapam, infelizmente é assim.
Era preciso que a igreja os atraísse mas que os devem fazer andam a fazer outras coisas.