domingo, julho 16, 2006

PROFESSORES FAZEM PROVAS DO 12º. ANO COM ERROS


Professores que se encontram a leccionar, integraram as equipas dos exames do 12º ano em Física e Química, e fizeram um péssimo trabalho.
A Sociedade Portuguesa de Química e da Associação de Professores de Matemática (APM), denunciou a existência de «incorrecções nos enunciados, alguma confusão na formulação das perguntas e desajustamento entre o tempo estipulado para a realização da prova e o efectivamente necessário», bem como «falhas nos critérios de avaliação». Dos alunos que estão a pedir a reapreciação das provas, está a confirmar-se que a grande maioria tem razão. Alguns professores não conseguiram mesmo fazer a prova satisfatóriamente.
A CONFAP protestou e a ministra da Educação decidiu que os alunos de Física e Química vão poder repetir os exames, com uma oportunidade para a melhoria de notas.
A FENPROF tenta desviar a atenção do mau trabalho das equipas de exame, acusando o Ministério de se ter precipitado na repetição das provas que fizeram aumentar para o dobro os níveis de reprovação relativamente ao ano anterior. Julga a FENPROF que seria melhor os alunos ficarem prejudicados a aceitar que um grupo de professores fez um mau trabalho.
É difícil ao comum dos mortais entender como uma equipa de professores (escolhidos...) faz uma prova com erros grosseiros, demasiadamente extensa para o tempo de execucução, não se dando ao trabalho de testar a sua exequibilidade junto de outros professores. Será que a ministra não deveria abrir um processo de averiguações para excluir a hipótese de má fé ou erro grosseiro, e para evitar que no futuro situações destas aconteçam?

Sem comentários: