sábado, setembro 30, 2006

QUANTOS SOMOS E ONDE ESTAMOS?


OIS DA RIBEIRA terá 721 residentes - 374 do sexo feminino, 347 do masculino, segundo o Censos de 2001, certamente desactualizado nos dias de hoje, mas... com pequena diferença.
O site da
Paróquia de Óis da Ribeira, com dados cuja data não conseguimos precisar, indica que ribeirenses haverá 91 famílias residentes em Portugal Continental e 37 no estrangeiro.
O desafio que propomos aos nossos leitores e comentadores é apurar, o mais aproximadamente que for possível, quantos ribeirenses estão espalhados pelo mundo, fora d´Óis da Ribeira. O site da Paróquia (ver abaixo) relaciona o número de famílias que estarão ausentes. O que propomos é que localidade a localidade, ou país a país, nos indiquem os nomes de ribeirenses que por lá estarão. Se todos colaborarem, teremos, dentro de algum tempo, uma ideia próxima de quantos somos e onde estamos.
Damos o exemplo de Aveiro, que o site paroquial diz ser cidade de residência de 16 ribeirenses. Ocorre-nos os seguintes: José Augusto Figueiredo (Zeca), Paula Figueiredo, Cristina/Carlos Estima, irmã de Cristina (filha de Paula Figueiredo), engº. Milton Rino/Luísa, engº. José Melo Ferreira (Zé Taipeiro), Maria Estima (viúva de Silvério Reis) e filha, Milton Soares dos Santos, dr. João José Soares/Margarida e dr. Jorge Manuel Soares, Minda Reis e Angelina Morais (filha de Acúrsio), Alberto Baptista (?).

Estarão por Aveiro mais ribeirenses?
Diga-nos em comentário neste post ou para o endereço doisportres@hotmail.com

++++

Agora os dados
do site da Paróquia


37 (?)FAMÍLIAS EMIGRADAS

- 8 nos USA
- 5 na França
- 5 na Venezuela
- 5 no Brasil
- 8 na Alemanha
- 1 na Inglaterra
- 3 na Austrália
- 1 em Macau
- 1 na Suíça

Famílias (91?) de Ribeirenses

deslocadas em Portugal

- Viana do Castelo (4)
-Aveiro (16)
- Porto (5)
- Praia da Barra (4)
- Coimbra (3)
- Lisboa (5)
- Algarve (2)
- Espinhel (13)
- Fermentelos (3)
- Aguada de Cima (2)
- Águeda (4)
- Travassô (14)
- Barrô (1)
- Recardães (3)
- Borralha (2)
- Oiã (3)
- Eirol (4)
- Requeixo (2)
- Bustos (1)


++++

Mandem-nos os vossos contributos, para sabermos quantos somos e onde estamos.

3 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

Excelente ideia, d´Ois Por Três!! Vamos lá saber quantos somos e onde passseamos os ossos.
Assim de repente, lembro-me do dr. Zeca e esposa Cândida, ambos de Óis, que vivem no Porto.Assim como o filho do Manuel Soares. E os irmãos Resende, que estão para Lisboa. No Algarve estão a viúva e o filho do Hernâni.Lembro-me de lá em casa se falar de um irmão do ti Acácio, que estava em Setúbal.
Prometo fazer uma lista dos que me lembro e enviar para o e.mail.

d´OIS POR DOIS disse...

Também acho a ideia excelente. Em Aveiro, juntem-lhe uma das filhas gémeas do sr. Aurélio - que tem uma pastelaria em Esgueira. E mora a família do José Bernardino, da Nilzalina, que já faleceu.
No Porto mora também um filha do sr. Cadinha, que é casada com um bombeiro.
Na Barra moram três irmãos do Danilo e do Leonildo, mas não sei os nomes. Um acho que é Aldírio. Em Valença (?) moram os donos daquela casa encostada ao sr. Manuel Soares

d´OIS POR TRÊS disse...

- JR/OIS: Tomámos nota. O irmão de Acácio GHomes era Amândio, já faleceram ambos.
- UMA RIBEIRENSE: Tomámos nota. A filha de Aurélio é Fernanda Isabel, com o marido, Fernando, também de Òis. Célia Cadinha mora em Vila Nova de Gaia.
- MARIA DÓIS. Tomámos nota. Lando é Orlando Rino, da tal loja, pai de Milton, Cristina e Susana. Irmao de Zola e Ondina.
Tem mais informações?