A falta de notícias e a ausência do quotidiano ribeirense levou-me a desfiar a net, onde googlamos Óis atrás de Óis. Desta feita, localizámos um vídeo promocional de venda de apartamentos. São os que ficam junto à pateira e pelo que leio no youtube os interessados em ter informações podem contactar pelo telefone 965063355. quinta-feira, março 31, 2011
Apartamentos à venda em Óis da Ribeira
A falta de notícias e a ausência do quotidiano ribeirense levou-me a desfiar a net, onde googlamos Óis atrás de Óis. Desta feita, localizámos um vídeo promocional de venda de apartamentos. São os que ficam junto à pateira e pelo que leio no youtube os interessados em ter informações podem contactar pelo telefone 965063355. quarta-feira, março 30, 2011
O comício eleitoral de 2009 e o programa da Junta de Freguesia
A net tem destes prodígios e, na falta de actualidade ribeirense, aqui vos deixo esta pérola das eleições autárquicas de 2009. O então recandidato ganhador Fernando Pires dizia ser mais homem de acção que de discursos, razão por que não tinha muito a dizer no comício em que esteve Marques Mendes. Também disse que a sua candidatura não tinha surpresas, que era natural, como o programa que tinha sido distribuído de porta a porta. Ano e meio depois, vem a talho de foice perguntar pela execução do tal programa. Vão ver AQUI, que é porreiro. terça-feira, março 29, 2011
A pateira vista do ar e do lado de Requeixo...
Julgo nunca ter visto a pateira deste ângulo aéreo. Do lado norte, a partir de Requeixo. Ao fundo do lado esquerdo, vê-se o largo do restaurante Pôr do Sol. Em frente, a Estalagem de Fermentelos.Acabei de a ver na net e aparece a identificar uma vista aérea de... Espinhel. Espinhel? Só se for aquela mancha lá ao fundo.
segunda-feira, março 28, 2011
Seminário sobre agricultura sustentável em Águeda
A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição até ao dia 31 de Março, pelo presidente@cm-agueda.pt ou pelo telefone 234610070
domingo, março 27, 2011
Arcor aprovou contas e ganhou na canoagem
sábado, março 26, 2011
Oias da Ribeira e a pateira vistas pelas crianças
Óis da Ribeira é uma pequena e simpática freguesia do Concelho de Águeda. O seu «berço», foram as margens do Rio Águeda. É uma terra com muitos anos de vida. Foi criada por um povo que chegou à Península Ibérica, antes de Cristo, chamado "Celta". Instalaram-se aqui, porque os terrenos eram alagadiços, e por isso, eram muito férteis para a agricultura. sexta-feira, março 25, 2011
Saudemos o novo site da Arcor
A ARCOR tem site novo e nós que algumas vezes aqui mandámos umas bicadas ao desterro a que esteve entregue desde Fevereiro do ano passado, pela anterior direcção, aqui estamos para festejar a sua ressurreição. E dar os parabéns ao novo elenco directivo, presidido pelo dr. João Gomes.Como dos mortos não reza a história, falemos dos vivos e saudemos o aspecto arejado e dinâmico do novo site, desejando, do coração, que não lhe aconteça o mesmo que aconteceu ao outro.
Reparámos entretanto que fechou o blogue da ARCOR, administrado pelo presidente da obra. Ficamos com pena - pois era uma referência da sociedade blogueira local e o espólio da história arcoriana.
Seja como for, nós que somos os decanos destas coisas, saudamos o novo site da Arcor e aconselhamos que o visitem, AQUI.
quinta-feira, março 24, 2011
A estrada de Santo António por asfaltar
quarta-feira, março 23, 2011
A rede de saneamento de Óis da Ribeira vista á lupa...
Li as queixas do sr. presidente da Junta de Freguesia sobre a não conclusão da rede de saneamento. Óis está a menos de metade. E esta parte da população que não tem, que se lixe.Não conheço bem o funcionamento dos investimentos públicos nestas matérias, mas uma certeza eu tenho: não é justo que uma parte da população não tenha a rede. Se a outra já tem. Então, há ribeirenses de primeira e ribeirenses de segunda?
Por outro lado, recordo que até 2005 a Câmara era do PSD, num tempo em que também não houve saneamento em Óis. Quem é culpado, então?
Vou precisar de uma lupa para o(s) encontrar. Penso eu de que! Encontrar o(s) culpado(s) e a própria rede de saneamento em falta.
terça-feira, março 22, 2011
O ribeirense Mílton Soares e Santos e Maria Leonor de Medeiros Teixeira da Rocha celebraram as suas bodas de ouro matrimoniais a 19 de Março, na igreja de Óis da Ribeira.A cerimónia foi presidida pelo Padre António Rego (da TVI) e amigo do Milton desde Angra do Heroismo, onde ambos trabalharam. A Eucaristia, segundo o facebook da Paróquia, tece concelebração do diácono permanente Fernando Reis, cunhado do casal, e participação de numerosos familiares que quase encheram a Igreja de Santo Adrião.
O Coral de Oiã, com alguns familiares do casal, também se asociou e uma neta versejou, para retratar passos da vida do casal.
Milton Soares dos Santos é filho de David Soares dos Santos, que em Janeiro fez 100 anos. Foi director da Associação Comercial de Aveiro e presidente das assembleias gerais da Tuna e da Arcor.
Foto DAQUI.
segunda-feira, março 21, 2011
Escola Funerária de Óis da Ribeira
domingo, março 20, 2011
Arcor está em campanha de angariação de sócios
sábado, março 19, 2011
NÃO QUERO CÁ O CÃO!!!
Anda um cão à solta em Ois da Ribeira, no centro da freguesia, perto da associação - onde todos os dias está quase uma centena de crianças e muitos idosos. Ja não falando de adolescentes que por ali descem do autocarro do instituto e dos adultos que andam por ali na sua vida.sexta-feira, março 18, 2011
O polidesportivo da Arcor há 6 anos e o Dia das Mãe

A falta de notícias leva-nos a basculhar e, mesmo sem querer, dei com estas (e mais) fotos da forma como o polidesportivo da Arcor era utilizado há 6 anos, no diia 30 de Abril, a comemorar o Dia da Mãe. Quem for AQUI, encontra mais - no primeiro site da associação, acho eu. E repare-se na alegria das mães e das filhas.quinta-feira, março 17, 2011
«Brilho da Noite" na pateira de Óis da Ribeira
O dia não deu para «caçar» notícias de Óis. Demos a volta pelos espaços habituais e nem cheiro. Nem o hebdomanário mais antigo do país, do ribeirense do lado da igreja e do presidente da Junta, publicou algo sobre a santa terrinha. Ou nada apareceu no site do jornal.Os nossos arquivos, todavia, aqui estão no seu esplendor, com este instantâneo e brilhante «Brilho da Noite», de Guilherme Limas, que pescámos AQUI.
Cliquem na imagem, para a ampliar.
quarta-feira, março 16, 2011
As medidas para líquidos e secos no concelho de Óis da Ribeira
A riqueza da net é isto: andamos pro aquia navegar e de repene descobrimos coisas de Óis que nem imaginamos. É o caso de uma tabela de medidas para líquidos e secos do extinto concelho que já foi a nossa freguesia.O para mim mais surpreendente que tenha sido o Sistema Google a localizar estes "Mappas das Medidas do Novo Systema Legal comparadas com as antigas nos diversos Concelhos do Reino e Ilhas" que, afinal, foi editado pela Imprensa Nacional Casa do Moeda em 1868. O concelho de Óis da Ribeira tinha sido extinto em 1834, para dar origem, com outros, ao de Águeda actual.
O amigo blogueiro que se inspire, cultive e divirta a ver as... medidas.
Tirado DAQUI.
terça-feira, março 15, 2011
Monumento à Tuna Musical de Óis da Ribeira
Muitas vezes, passamos tantas vezes num sítio e não damos pelo que nos rodeia. É o caso do Monumento à Tuna, que está no jardim entre a capela mortuária e o cemitério novo. Há quase 10 anos que lá está e se calhar nem tantas vezes demos por ele.É simples, sóbrio, elegante, airoso, dignifica o pequeno ajardinado e prestiga a Tuna e Óis da Ribeira. Até é pena que não reparemos nele.
segunda-feira, março 14, 2011
Automatização dos sinos da torre da Igreja
Leio no site do Padre Júlio que a Comissão para os Assuntos Económicos (Fabriqueira) vai reunir hoje para analisar a posibilidade de avançar para a compra de um sistema de automatização dos sinos da igreja. Por mim concordo. Ainda no último funeral soube que, lamentavelmente, não foi tocada a primeira chamada na hora marcada, mas só meia-hora depois, porque não apareceu o sineiro.A automatização é já muito vulgar por todo o país, pelo que não vejo razão para que Óis da Ribeira não avance com esta solução. Custa dinheiro? Pois custará. Mas é para isso que se podem puxar os cordões à bolsa.
domingo, março 13, 2011
Os padres e os seminaristas de Óis da Ribeira


A minha volta pela net de Óis fez-me encontrar o convite do Seminário de Santa Joana Princesa, de Aveiro, para que os jovens lá passem um ou dois dias, a 2 ou 3 de Abril. Quem sabe que vocações se poderão descobrir?! O convite suscitou-me uma curiosidade: quantos padres houve em Óis?
Recentemente, lembro-me da ordenação de um, o padre Carlos Reis (foto a cores), que já não exerce. E sei que, no século XX, apenas terá havido um, o padre José Bernardino (foto a preto e branco), que não conheci e sei que chegou a monsenhor. E não terão havido mais? Perguntei lá para casa e pouco mais soube. Ouvi falar de vários seminaristas e, com grande surpresa minha, seminaristas relativamente recentes.
Um deles é o actual presidente da assembleia geral da Arcor, Diamantino Correia. Sabiam? Eu não sabia, nem fazia a menor ideia. E sabem quem foi companheiro dele nas camaratas do seminário? Pois, foi Dinis Alves , filho do José Eurico. E foi também um filho de João Bicho, de que não sei o nome mas em altura diferente.
Já fechava a minha boca de espanto, quando me diz a minha mãe que quem também foi seminarista foi Dinis Santos, o bate-chapas. E sabem de quem ele é tio? Vejam lá, é do (ex-padre) Carlos, que agora é funcionário da Câmara.
sábado, março 12, 2011
O Rali das Sextas-Feiras em Óis da Ribeira
Leiam:
(...) e tal como tínhamos prometido, proporcionou-se uma Etapa especial e cheia de surpresas! Começou logo pelo local: nunca antes tínhamos ido a Ois da Ribeira (Águeda) e o local onde comemorámos a Etapa 250 – a pastelaria/pizzaria Pau de Canela D’Ois – revelou-se um espaço moderno, com atendimento simpático e com um pão com chouriço muito apetecível. Faltaram os rissóis de leitão, mas pronto…
E vão ver mais AQUI.
sexta-feira, março 11, 2011
As tradições que se perdem em Óis da Ribeira

A tradição já não é o que era, é bem verdade, e em Óis da Ribeira também não. As tradições foram-se perdendo.
Uma delas, de que muito gostava eu, era a da ladaínha que se cantava nas noites da quaresma, desde a rua de Santo António até à igreja, onde no adro se continuava a cantar e todos nós, os mais pequenitos, esperávamos que os adultos nos autorizassem a ir à torre, para tocar o sino. Era um momento mágico, com a gente tocar o sino pequeno, enquanto os adultos viravam o grande.
Tinha a ideia que se continuava a cantar todos os anos e ainda não foi há muitos que por mais de uma vez passei pela procissão. Mas soube agora que a há alguns que não se faz e também não se faz este ano.
A foto mostra um grupo dos antigos animadores da ladaínha, nas neste caso concreto do Amentar das Almas de 2006, tirada do site de Luís Neves.
Mas porque é que a actual geração de Óis deixa morrer estas tradições é que eu não entendo.
quinta-feira, março 10, 2011
A Arcor vai disputar a Taça Nacional de Maratonas de Canoagem

quarta-feira, março 09, 2011
O agente do CENSOS 2011 EM ÓIS DA RIBEIRA
terça-feira, março 08, 2011
O CENSOS 2011 também em Óis da Ribeira

A operação é da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE) e tem como objectivo recolher informação sobre quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos e é um valioso instrumento de diagnóstico, planeamento e intervenção, facilitando a definição de objectivos e prioridades de actuação a nível local e nacional e o planeamento regional e urbano com vista à implementação de políticas de desenvolvimento que de facto venham ao encontro das necessidades da população.
segunda-feira, março 07, 2011
Óis, há 791 anos, tinha 28 casais! Talvez 200 pessoas!
A evolução populacional de Óis da Ribeira conheceu os números de que aqui se falou anteontem. Ocasionalmente, descobrimos ontem a Revista do Instituto de Arqueologia da faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Volume 39, que, na página 233, nos fala de há... 791 anos.E sabem os amigos e nterrâneos ribeirenses que era a nossa terra uma das maiores de Riba d´Águeda, região quecorresponderá, mais ou menos às freguesias que hoje ladeiam o rio do mesmo nome? Tinha 28 casais. Lê-se na revista. Seriam uns 200 moradores, para menos. Calculamos nós. E aqui deixamos cópia da página da revista.
domingo, março 06, 2011
Os antigos confessionários da Igreja de Óis da Ribeira
sábado, março 05, 2011
População de Óis da Ribeira está a diminuir

sexta-feira, março 04, 2011
Blogueiros do d´Ois Por Três acreditam na nova direcção da Arcor
Seis de sete votantes, o que corresponde a 85%, assim responderam. Apenas um (15%), considerou que devemos esperar. Quer isto dizer que, entre quem votou, a esmagadora maioria está do lado da nova direcção e nela confia. O que é um sinal muito afirmativo e de confiança. Nós também estamos e saudamos e incentivamos o grupo de trabalho constituído, com o natural e convicto desejo que realize um bom trabalho, um trabalho positivo e dinamizador das potencialidades da instituição - a nível social, cultural e desportivo.
quinta-feira, março 03, 2011
Cinco títulos Regionais de canoagem para a ARCOR
quarta-feira, março 02, 2011
Vandalismo no parque de lazer da pateira
Texto e foto DAQUI.
terça-feira, março 01, 2011
A pateira na lista da Convenção de Ramsar
