sábado, setembro 22, 2012

Já jacintos na pateira

Os jacintos estão a voltar à pateira, aparentemente por falta de limpeza. A foto documenta um espaço “ajardinado” da lagoa no limite das freguesias de Requeixo e Ois da Ribeira.
A limpeza feita pela draga camarária deixou a lagoa reabilitada e, para assim manter,  foi estabelcida uma parceria estabelecida entre a Administração da Região Hodrográfica do Centro (ARHC) e as Juntas de Freguesia de Ois da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo. O objectivo era claro e as autarquias cumpriram o seu papel: controlar a proliferação do jacinto-de-água, através de acções concertadas, tendo como objectivo a melhoria das condições ecológicas e hidrológicas do sistema aquático e a recuperação do espelho de água.
O  mesmo não fez a ARHC, não pagando a sua parte do acordo, e as Juntas de Freguesia deixaram de intervir  e de fazer as acções de limpeza.
O resultado está à vista: os jacntos proliferam nas ágas da lagoa (neste espaço que a foto documenta e em outros) e, conhecendo-se a dua elevada capacidade reprodutora, não admira que tempo pouco falte para que a praga “embeleze” as águas da pateira.

Notícia e foto DAQUI

2 comentários:

Anónimo disse...

A verdade é que os jacintos são embeleza mesmo. É uma pena é constituirem um perigo para as espécies da Pateira. Mas a sua presença é um sinal do nível de poluição dessas águas. Na minha opinião, limpar os jacintos da Pateira, sim é importante, mas é disfarçar o verdadeiro problema. Os jacintos só crescem em ambientes poluídos, com grandes quantidades de metais pesados. Esses metais pesados são o resultado da poluição, um autentico atentado à fauna e flora da Pateira. Esses metais pesados podem acabar com os peixes na Pateira, antes que os próprios jacintos. E a principal contribuição para essa poluição penso que venha do rio Cértima que passa por uma zona indústrial. Acho que esse problema foi até já levantado. Mas têm-se que fazer alguma coisa rapidamente quanto a isso. Tirar os jacintos da Pateira não é a solução, é apenas uma pequena parte. A verdadeira solução passa por se fazer alguma coisa que contribuia para a diminuição drástica da poluição da nossa Pateira. A água está castanha. Se formos aos locais onde a água está mais parada, é mesmo deprimente ver a água tão espessa e com espuma. Isso é que está a matar a Pateira, os jacintos são só um acrescento. Tirar os jacintos não resolve o problema. Eu não sei o que aconteceu por exemplo aos lagostins que eram em enormes quantidades. Hoje não se vê nenhum. A última vez que os vi, foram mortos no lado de Espinhel. Se calhar é mais um sinal do que está a acontecer com a nossa Pateira. Eu sinceramente gostava que a Pateira fosse a prioridade das autarquias. Para mim, é uma das coisas mais importantes que temos e é triste vê-la morrer.

Anónimo disse...

O problema da pateira é que foi bandeira política de alguns e depois esqueceram-na.
Ao nível da Junta de Óis, acham que fez alguns coisa para além do palavreado do costume?
Há anos, falou-se numa associação de freguesias da pateira, mas as coisas não passaram das palavras. Eu desde criança que ouço falar a pateira e a única intervenção que la vi foi a da ceifeira, mas mandaram-na embora.
As Juntas assobiam para o lado e n/ fazem ao nada. Deviam pressionar mas ate nessa historia da Hidráulica foram levadas, assinaram o protocolo e n/ recebem o dinheiro.
É bem feito, que é para abrirem os olhos.