sexta-feira, novembro 30, 2012

Chegamos ao mês de Natal...



O mês de Novembro chega hoje ao fim. É o mês de saudade dos nossos familiares e amigos que já partiram, e que, logo no dia 1, nos junta na igreja e nos cemitérios, para os evocar e,  muitos de nós, na única vez que nos vimos durante o ano inteiro.
Amanhã, começa Dezembro, o mês de Natal, de partilha, de prendas e doçarias, de presépios e sonhos para o novo ano. Estamos, pois, já em tempo de Natal, tempo que vai frio e chuvoso. Porém, aquecem os corações e aumentam as esperanças de que o futuro próximo seja melhor. Isto é: que o ano de 2013 (e 13 até é número de azar!!!...) seja bem melhor que este 2012 que está a acabar e não deixa grandes recordações. Bem pelo contrário.
O Natal de Ois da Ribeira, recordo-o principalmente das prendas e da construção do presépio, que nos animava nas férias da época e que nos levava a ir ver a cabana do Menino Jesus à Igreja. E os leilões que se faziam no adro, no final das missas, com bolos, chouriços e pés de porco, frutas, rabanadas, filhoses e bilharacos. Era giro! Agora, que eu saiba, já não há nada disso! O Natal, como o país, também já está diferente e não é para melhor.

Sem comentários: