quinta-feira, novembro 29, 2012

Manutenção do percurso pedestre "da Pateira ao Águeda"


O primeiro percurso pedestre de Águeda, o "da Pateira ao Águeda”, foi inaugurado a 22 de Novembro de 2008, já lá vão quatro anos. Foi a um sábado e, nessa amanhã, cerca de duas centenas de participantes tiveram a primazia de calcorrear o trilho em ambos os sentidos, podendo ver e sentir a imensa variedade de elementos naturais e paisagísticos que o compõem, num enquadramento de enorme tranquilidade e beleza. 
Os caminheiros, escrevia o d´Óis Por Três, podiam (e podem) seguir por caminhos florestais e tradicionais, ora nas margens da Pateira ora afastando-se dela,  ao encontro de elementos tão distintos como a Lagoa Férrea, o embarcadouro do Cértima, a Fonte de Valbom, o Observatório da Pateira ou a Várzea do Águeda, por onde bosques de castanheiros, carvalhos e loureiros rivalizam com a flora junto à margem, onde sobressaem grandes manchas de caniços. Entre patos-reais, galinhas d’água ou garças, com um pouco de sorte é possível avistar ainda o majestoso tartaranhão-dos-paúis ou o fugaz guarda-rios.
Isto era há cico anos. Na nossa últoma passagem pelo trilho, notaram-se troços com ar de abandonados (nao sei se esta palavra é a mais certa) e ficámos com pena. O mesmo nos disseram no sabado dois casais que encontrámos na pateira e que vinham de fazer parte do percurso. Se calhar, digo eu, é preciso fazer alguma manutenção.

1 comentário:

José Américo disse...

Parece-me que foi em 22 de Novembro de 2008...não foi?