terça-feira, novembro 19, 2013

A Tuna refundada em 1990...



A Tuna Musical  foi “refundada” em 1990, quando participou numa festa religiosa, acompanhando o coral da igreja.
Nuno Reis, agora músico profissional em Lisboa, escreveu sobre isso, há uns 3 anos, e  dizia  lembrar-se muito bem de o grupo “ter feito uma arruada pelas ruas da freguesia, uma romagem ao cemitério e uma missa em homenagem aos tunos desaparecidos e nomeadamente ao maestro Óscar de Matos”.
A 18 de Março de 1990, é certo que alguns dos tunos participaram num cortejo de oferendas a favor das obras da igreja - que rendeu qualquer coisa como 1 500 contos - 7500 euros. Ainda nesse ano, a 24 de Junho, asseguraram a recepção ao Governador Civil de Aveiro - em vista de oficial e de trabalho a Ois da Ribeira, nomeadamente executando o Hino da Maria da Fonte - frente à antiga sede da Junta.
O dia, para além da visita do Governador Civil, Gilberto Madail, e de todos os delegados distritais de entidades governamentais, envolvia uma homenagem a Eurico Tavares, antigo tuno - que não apareceu. Foi o dia da visita aos terrenos onde se viria a construir a actual sede da Junta de Freguesia e o Centro Social da ARCOR.
A foto mostra alguns elementos da Tuna e do grupo coral da Igreja, na actuação de 4 de Março de 1990. Em cima, da esquerda para a direita, Hortélio Costa, Aires Carvalho (com a bandeira, já falecido), Manuel Fernando (de bigode), José Pinheiro, Fernanda Costa (com a bandeira), Marianela Estima, Elisabete Prazeres, Dulce Viegas, Maria José Santos e Margarida Reis. Na segunda fila, António Ricardo, Hélder Santos, Alípio Framegas, Alípio Silva (falecido), Hostilino Matos, Agostinho Tavares, José Maria Gomes, Lurdes Pires, Rosa Maria, Deolinda Santos (sentada ao lado de José Maria, falecida), Elisa Martins, Alice Santos (falecida), Óscar Matos (neto), Élio Framegas (falecido) e Fernando Reis (que cedeu as duas fotos). Sentados, Margarida Reis, José Amadeu e Edmundo Reis (falecido).
Texto e foto DAQUI, com a devida vénia.

Sem comentários: